-->

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Prefeitura de Russas assina pactuação com programas Mais Infância e Mais Paic

 

(Da esq. para dir.) Jucineide Fernandes – Coord da CREDE 10; Neíse Coelho – Sec. de Educação; Sávio Gurgel, Prefeito de Russas; Adryna Santiago, Primeira-dama; e Emília Gomes – Cecom; Foto: Ascom/Rodrigo Torres

 

O prefeito Sávio Gurgel assinou, na tarde de ontem (22), três termos de compromisso com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 10. Com isso, o município fortalece as ações de educação de crianças e jovens do município.

Foram assinados três termos de compromisso, um deles foi a repactuação do Programa Mais Infância. O Programa é coordenado pela Primeira-dama do Estado, Onélia Santana e são ações voltadas para a primeira infância. Outro programa é o Mais Paic, que é programa de formação de professores, acompanhamento pedagógico com material estruturado da educação infantil até o nono ano. “É o nosso principal programa do regime de colaboração entre o Estado e os municípios, as redes de ensino municipais”, ressaltou a Orientadora da Célula de Cooperação com os Municípios (CECOM), da CREDE 10, Emília Gomes.

Outro Programa contemplado no termo de compromisso é o InteliGENTES, que ele trabalha as competências sócio-emocionais nos aluno do 6º ao 9º ano. “É um programa piloto em parceria com o Instituto Aliança, que vai trabalhar essas habilidades de 6º ao 9º ano de uma escola do município como piloto e a ideia é que depois isso se expanda para os demais alunos dessa etapa” complementou a Emília.

O Programa InteliGENTES é uma iniciativa do Governo do Ceará que está iniciando em 2021 como um projeto piloto. Serão 70 municípios contemplados em todo o Ceará e na CREDE 10, serão cinco municípios.

Para o prefeito Sávio Gurgel, é fundamental firmar parcerias com o Governo do Ceará para ampliar o atendimento das crianças e jovens do município. “É isso que buscamos, caminhar junto do Governo do Estado para implantar de forma mais eficaz as políticas públicas para nossas crianças e jovens. É uma das prioridades da nossa gestão proporcionar uma educação de qualidade”, afirmou.

Também foi assinado o termo de compromisso com o programa do transporte escolar, em que o Estado repassa o recurso para que o município também transporte os alunos da rede estadual, como forma de colaboração entre as duas esferas, Estado e Município.