Agentes da Polícia Federal cumpriram na manhã desta quinta-feira (26) quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Eleitoral, com o objetivo de apurar crimes eleitorais no Ceará. Entre os delitos, a disseminação de notícias falsas, as “fakes news”.
Três mandados foram determinados pelo Justiça Eleitoral de Cascavel, a pedido do Ministério Público Eleitoral, sendo dois cumpridos na capital cearense e o terceiro na zona rural de Cascavel, visando colher provas de que um grupo de pessoas estaria promovendo a disseminação de notícias falsas difamatórias, popularmente conhecidas como “fake news”, contra um candidato a prefeito, por meio de aplicativo de mensagens instantâneas.
O quarto mandado foi expedido por Juiz Eleitoral de Fortaleza, para apurar possível delito de compra de voto e corrupção eleitoral, que teria ocorrido nas proximidades de uma seção eleitoral, no dia das eleições do primeiro turno, no dia 15 último.
Foram apreendidos documentos, celulares e computadores, que serão analisados com vistas à comprovação da ocorrência dos delitos e das participações dos envolvidos.
(Blog do Fernando Ribeiro)