
Um homem foi preso neste domingo (19) ao desembarcar no Aeroporto de Fortaleza com quatro malas contendo 117 aparelhos celulares não declarados à Receita Federal e sem nota fiscal. O passageiro, que é natural do Ceará, tinha acabado de chegar em um voo procedente de Guarulhos, em São Paulo.
De acordo com a Polícia Federal, durante uma fiscalização de rotina, os agentes federais abordagem o cearense no saguão do aeroporto e o convidaram para comparecer até a sala da PF no aeroporto. Após abrir as bagagens, o agente constatou 117 smartphones chineses novos.
O passageiro não tinha nota fiscal dos produtos e, diante das evidências da prática do crime de descaminho, foi dada voz de prisão.
O preso foi conduzido à sede da Superintendência Regional da PF no Ceará, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante e a apreensão da mercadoria pela autoridade policial.
O crime de descaminho é caracterizado pela importação de mercadorias sem o pagamento do devido imposto ao fisco com penas que podem variar de um a quatro anos de prisão.
(Diário do Nordeste)
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)