-->

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Prefeito de Russas e mais 25 na mira da justiça


Resultado de imagem para Fotos de Weber AraujoPrefeito de Russas e de outras 25 cidades do Ceará estão na mira da Justiça. Os gestores respondem a diversos processos por irregularidades com a máquina pública. Os mais comuns são improbidade administrativa, calúnia e crime de responsabilidade.


Raimundo Weber de Araújo, prefeito do município do Vale do Jaguaribe, coleciona processos que datam desde o ano de 2012. Alguns sofreram arquivamento parcial, outros foram encerrados por julgamento ou seguem na segunda instância. O gestor responde por por nepotismo e supostos atos de improbidade administrativa. Os dados foram levantados com base em informações públicas do Diário de Justiça do Estado do Ceará.

Além de Russas, outros 25 municípios do Estado são administrados por gestores que respondem a processos na no Tribunal da Justiça do Ceará. São eles: Acarape, Acopiara, Aiuaba, Ararendá, Assaré, Banabuiú, Beberibe, Canindé, Cariré, Carnaubal, Cedro, Ibiapina, Iracema, Maracanaú, Novo Oriente, Paracuru, Pentecoste, Pereiro, Quiterianópolis, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Sobral, Tururu e Viçosa do Ceará.

O cargo de gestor público garante que as ações tramitem na segunda instância e em segredo de Justiça. Na segunda instância o processo passa a ser examinado por desembargadores e carece de uma decisão colegiada, ou seja, realizada por um grupo de juízes. Enquanto a ação corre na Justiça, o gestor continua administrando o município.

Blog; Erivando Lima / Folha cearense