O Guarany de Sobral desistiu de participar da Taça Fares Lopes 2018. Através de nota emitida à Federação Cearense de Futebol, o Cacique do Vale informou que deixava a competição devido ausência de suporte financeiro, o que impossibilitaria o time de custear as despesas das partidas.
Na atual temporada, o clube disputou a segunda divisão do estadual e terminou com o vice-campeonato após empatar a partida de ida com o Barbalha e ser derrotado na volta por 3 a 1, obtendo o acesso para a elite do futebol cearense junto do outro finalista. Pela Fares Lopes, a estreia do time estava prevista para este domingo (2), às 15h30, diante do Iguatu no Estádio do Junco.
Vale ressaltar que a dificuldade do Guarasol em obter receita não é algo recente. Durante a disputada do próprio Campeonato Cearense, o time teve a diretoria toda reformulada e precisou atuar apenas com atletas do futebol cearense e piauiense, não conseguindo negociar com grandes reforços. O clube foi o primeiro do Estado a conquistar um Campeonato Brasileiro, vencendo a Série D de 2010.
Regulamento
A competição, que assegura vaga para a Copa do Brasil do ano que vem, vai contar com sete equipes (Caucaia, Ceará, Ferroviário, Floresta, Fortaleza, Horizonte, Iguatu) e será dividida em três fases. No primeiro momento, os clubes jogarão entre si em partidas de ida, totalizando oito jogos para cada participante.
Ao final, os clubes colocados entre 1º e 4º lugares estarão classificados para a semifinal, disputando também partidas de ida e volta, com mando de campo do segundo jogo para o time com melhor colocação na fase inicial. Por fim, as equipes vencedoras se enfrentarão para definir o campeão, sendo a decisão realizada em dois confrontos.
Vale ressaltar que por terem sido finalistas do Campeonato Cearense deste ano, Ceará e Fortaleza já garantiram vaga na Copa do Brasil 2019. O primeiro jogo do torneio está previsto para o dia 25 deste mês, entre Iguatu e Caucaia. A partida acontece no Estádio Morenão, às 15h30.
Red; DN