-->

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Artilheiros em alta





Três jogadores que atuam em times cearenses estão na lista dos maiores goleadores do País em 2018

  O  atacante do Fortaleza Gustavo é o principal goleador do País com 22 gols marcados na temporada atual (FOTO: NATINHO RODRIGUES)/// Edson Cariús, do Ferroviário, foi um dos principais responsáveis pelo acesso do Tubarão da Barra para a Série C. Ele já marcou 20 gols no ano (FOTO: KID JÚNIOR)/// O atacante do Ceará Arthur, já vendido ao Palmeiras, marcou 18 vezes em 2018 por três competições diferentes (FOTO: JL ROSA)

No esporte onde todos os olhos se voltam para o balançar das redes, o Estado do Ceará está muito bem representado. Não bastasse apenas um jogador ou clube, a Federação apresenta logo três atacantes no top-5 do ranking de artilheiros do Brasil. O número ainda vem acompanhando de outro detalhe, cada um deles atua pelo Vovô, Fortaleza e Ferroviário, estando então distribuídos pelas Séries A, B e D do Campeonato Brasileiro.

Ocupando a liderança isolada da lista, o centroavante Gustavo, do Leão, já marcou 22 vezes e segue na ponta desde o Campeonato Cearense, onde fez 16 gols. O número 9 de Ceni chegou ao Pici por empréstimo junto ao Corinthians sob forte desconfiança, mas logo afastou as críticas com um hat-trick na estreia do Estadual.

Finalizador nato e forte na bola área, o atacante de 24 anos atuou em 28 jogos pelo Fortaleza, balançando as redes a cada 0,78 partidas ou 80 minutos. Pela Série B do Brasileiro, competição que o Tricolor de Aço permanece líder, Gustavo já é o terceiro maior goleador com seis gols. O desempenho só não é melhor devido uma contusão no antebraço esquerdo que o tirou dos gramados desde o dia 23 de junho. O jogador está em fase final de recuperação.

"Fico muito feliz, que as coisas vêm acontecendo da maneira que eu, minha família e meu empresário estavam pensando que acontecesse e estão se realizando. Agora, estou voltando de contusão e é dar seguimento a esse trabalho maravilhoso, junto com meus companheiros. Está havendo algumas conquistas pessoais, mas é como sempre falo, o foco é o Fortaleza, tentando ajudar dentro de campo, trabalhando quietinho, porque as coisas acontecem na hora certa, no tempo de Deus", disse o centroavante do Tricolor do Pici.

Experiência e gols

Quem também anda dando conta do recado na grande área é o experiente Edson Cariús, de 29 anos. Seja pelo Floresta ou Ferroviário, o que se sabe é que o centroavante é goleador. Ele ocupa a vice-liderança nacional juntamente com Cassiano, do Paysandu/PA, com 20 gols cada.

No começo da temporada, Cariús foi determinante para a chegada do time da Vila Manoel Sátiro nas semifinais do Estadual, quando marcou nove gols na competição. A sequência lhe rendeu um contrato com o Ferroviário para a disputa da Série D e o investimento foi bem recompensado. O centroavante é o grande destaque da equipe, sendo artilheiro da competição ao balançar as redes em 11 oportunidades. Em média, o atacante marca a cada 0,64 partidas ou 85 minutos. No total, ele entrou em campo 30 vezes.

"Eu estou muito feliz pelo momento que estou vivendo no Ferroviário e pela artilharia do campeonato Brasileiro Série D", afirmou Edson Cariús".

Cria da base

Para fechar com chave de ouro está Arthur, joia de 20 anos das categorias de base do Ceará. O jogador, que já está até negociado com o Palmeiras, marcou 18 vezes na temporada por quatro competições diferentes: Copa do Brasil (1), Copa do Nordeste (5), Campeonato Cearense (11) e Série A do Brasileirão (1). O centroavante é o quinto do ranking ao lado de Neilton, do Vitória/BA, apenas um tento atrás de atacante Neto Baiano, do CRB de Alagoas.

No caso do jogador alvinegro, o Estadual teve um peso importante no aproveitamento, sendo responsável por 61% de todos os gols. Em 2018, o atacante entrou em campo 33 vezes até aqui. Na média, Arthur balança as redes a cada 0,54 partidas ou 110 minutos em campo.

"É gratificante está entre os artilheiros do Brasil nessa temporada. É fruto de muito trabalho, dedicação, mas isso tudo com a ajuda de todos os companheiros e a força da nossa torcida. É seguir trabalhando forte para ajudar o Ceará a sair dessa situação e manter o time na elite do futebol nacional. Espero ajudar com mais gols, porém o objetivo é o Ceará sair vencedor nas partidas", declarou o alvinegro Arthur. (Por Alexandre Mota)

   Red; DN