-->

terça-feira, 6 de março de 2018

Governadores do NE apoiam instalação de Centro Regional de Inteligência da PF no Ceará



A proposta de criação de um Centro Regional de Inteligência da Polícia Federal do Nordeste, com sede no Ceará, ganhou apoio dos governadores da região durante encontro em Teresina, no Piauí, nesta terça-feira (6). O evento teve o objetivo de discutir questões relacionadas à Segurança Pública e amadurecer estratégias de atuação conjunta entre os estados para diminuir os índices de violência na Região e no País.

Defendida por Camilo Santana, a proposta de criação do Centro teve apoio dos demais governadores devido à localização geográfica estratégica do território cearense.

“Se a gente conseguir a criação desses centros regionais, iremos fortalecer muito a nossa luta contra o crime organizado e ajudaria na construção de políticas mais firmes nos estados e nacionalmente” afirmou Camilo.

Ele também argumentou em favor da criação de um Sistema Único de Segurança para o País, envolvendo esforços de todas as autoridades estaduais e nacionais, com apelo especial ao Judiciário, para que se revejam e fortaleçam as leis.

Propostas

Ainda no encontro, os governadores assinaram documentos de compromisso para levar ao Governo Federal propostas de curto, médio e longo prazos. Dentre as sugestões aprovadas por todos os estados do Nordeste estão: a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública, a integração do sistema de comunicação entre as Polícias e os Estados, criação do Sistema Único de Segurança Pública e o monitoramento integrado das divisas.

Red; DN