-->

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Vale do Jaguaribe terá hospital


Fortaleza. O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) terá suas obras autorizadas hoje, em evento que acontece em Limoeiro do Norte, na Praça da Catedral, às 16h, com a presença do governador Camilo Santana. O investimento será de R$ 121,73 milhões e a obra tem prazo previsto de 24 meses. O hospital será construído na BR-116, no entroncamento entre os municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova.

A unidade terá 297 leitos (dos quais 170 de internação geral, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, 20 de UCI neonatal e 67 leitos de apoio) e contará com 20 especialidades médicas e seis salas de centro cirúrgico.

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe vai dar cobertura à população de 532,3 mil habitantes dos 20 municípios da 5ª Macrorregião de Saúde do Ceará - Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Potiretama, Pereiro, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas.

O Ceará é pioneiro no processo de regionalização da Saúde, que começou a ser consolidado há mais de 18 anos. Em nível nacional, o processo de descentralização da saúde, que transferiu para estados e municípios um conjunto de recursos para a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), foi consolidado a partir de 2001.

Atualmente, o Ceará conta com três hospitais regionais, o que permite que a população do Interior receba assistência hospitalar de alta complexidade mais perto de casa, sem necessidade de vir para a Capital. O Hospital Regional do Cariri (HRC) foi inaugurado em 2011, em Juazeiro do Norte. O Hospital Regional Norte, em Sobral, está em funcionamento desde 2013, e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), encontra-se em processo de implantação. De janeiro a outubro de 2017, os hospitais regionais realizaram cerca de 15 mil cirurgias.

Assistência

A rede de assistência à saúde no Ceará conta com 19 policlínicas em funcionamento. Elas atendem as cinco macrorregiões de saúde do Estado (Fortaleza, Sobral, Sertão Central, Litoral Leste/ Jaguaribe e Cariri). Três estão em construção: Crato, Canindé e Maracanaú. As 19 policlínicas regionais ficam em Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá.

   
Blog Erivando Lima