-->

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Mais 6 açudes estão prestes a sangrar no Ceará

Atualmente o Estado possui 7 reservatórios com 100% de sua capacidade atingida

mais-6-acudes-estao-prestes-sangrar-no-ceara
Junto aos 7 açudes com capacidade máxima, o Ceará tem atualmente outros 6 próximos ao volume de 100%. Com um aporte hídrico nesta quarta-feira (5), os reservatórios Jenipapo, Tucunduba, Gameleira, Quandú, Gavião e Itapebussu estão com mais de 90% de sua capacidade e podem sangrar caso as chuvas se mantenham constantes.

O açude mais próximo de sangrar é o Itapebussu, localizado em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Ele está com 97,57% do seu volume do total, o que representa melhor marca de agosto de 2011, época em que ele sangrou pela última vez.

As chuvas em Maranguape, principalmente em março colaboraram para o aumento do volume do açude Itapebussu. De acordo com dados da  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 61,5% acima da média histórica da cidade.

Além do Itapebussu, outro importante reservatório com mais de 90% da sua capacidade máxima é o Gavião, responsável pelo abastecimento de Fortaleza. No fim de março ele já havia atingido marca semelhante, mas, devido à sua vazão, perdeu volume.


AÇUDES DO CEARÁ COM 90% DE SUA CAPACIDADE MÁXIMA
Create column charts

Situação hídrica

Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), distribuídos em 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 2,11 bilhões m³ (11,34%).

No ano de 2017 já foi registrado um aporte total de 976,88 milhões m³. Os açudes que estão sangrando atualmente são: Acaraú Mirim, da bacia do Acaraú, Caldeirões, da bacia do Alto Jaguaribe, Itaúna, da bacia do Coreaú, Valério, da bacia do Alto Jaguaribe, Maranguapinho, das bacias Metropolitanas, e São Pedro Timbaúba, da bacia do Litoral e Cahuipe, das bacias Metropolitanas. Já sangraram.

Chuvas diárias

Entre as 7h desta quarta-feira (5) e as 7h desta quinta, choveu em mais de 90 cidades, com destaques para Viçosa do Ceará (66mm) e Várzea Alegre (43,8mm).

Blog Erivando Lima