-->

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Conta de energia pode ficar mais cara a partir de sábado

O reajuste será definido amanhã. Caso aprovado, o aumento já entrará em vigor a partir do próximo sábado, 22, afetando mais de 3,4 milhões de unidades consumidoras

16:40 | 17/04/20170FacebookTwitterGoogle+
Uma reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidirá amanhã, 18, sober o reajuste tarifário das contas de luz. Os custos serão atualizados com base no Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M.

Aprovado, o aumento já entrará em vigor a partir do próximo sábado, 22, afetando, somente no Ceará, mais de 3,4 milhões de unidades consumidoras em todos os 184 municípios, atendidos pela Enel.

O cálculo do reajuste será levado em conta pela aquisição e transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

Em 2016, os consumidores de alta tensão, onde estão incluídas as grandes indústrias, tiveram um reajuste de 11,51% em seu valor. O aumento médio estipulado pela agência foi de 12,97%, tendo chegado a 13,64% para clientes residenciais convencionais e de baixa renda.

A Aneel deve considerar no reajuste o impacto da indenização devida pelo governo federal às concessionárias de transmissão de energia. A agência chegou a informar, em janeiro, que poderá haver um impacto positivo médio entre 8% e 9% nos processos tarifários das distribuidoras em 2017, em decorrência dessa indenização.

Redação O POVO Online