-->

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pacto da Produção Sustentável será lançado nesta terça em Russas

Nesta terça (1), no Centro Vocacional Tecnológico de Russas (Travessa Pedro Asraújo, s/n, Bairro Ipiranga), haverá o lançamento do Pacto da Produção Sustentável e a apresentação do Projeto Executivo de uma Cerâmica Ambientalmente Sustentável. Ambas as ações fazem parte do projeto “Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas do Baixo Jaguaribe”.

O projeto é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o financiamento da Caixa e a execução da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável – Codes, Semace e do Instituto Euvaldo Lodi. O objetivo do projeto é promover um uso sustentável da lenha na produção de cerâmica.

Outro projeto que também é do MMA e financiado pela Caixa é o do “Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe.” Nele, os agricultores de 17 assentamentos da região obtém as condições de produzir e fornecer a lenha de forma sustentável e legalizada. O projeto tem apoio do Sindcerâmica e Arterussas.

A ideia do Pacto da Produção Sustentável é justamente ser um instrumento para que os dois projetos de complementem. Os assentados fornecendo lenha legalizada e as cerâmicas consumindo essa lenha de forma sustentável. Foram convidados para o evento os ceramistas e os assentados.

O projeto atende 120 indústrias ceramistas em sete municípios da região: Alto Santo, Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte. Tem como objetivo desenvolver e implementar um modelo sustentável de atuação no âmbito de eficiência energética para as indústrias de cerâmica, promovendo a utilização racional dos recursos naturais necessários para operacionalização das cerâmicas, com implementação de práticas ambientalmente corretas, visando a harmonizar a atividade com o meio ambiente.

Informações da Sema