-->

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Sete açudes do Ceará tiveram recarga com chuvas dos últimos dias

Milhã. Em todo o Ceará, as chuvas que banharam o Estado nos últimos três dias resultaram em um aporte de 0,2 milhões de metros cúbicos nos reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O volume médio atual é de apenas 6,89%. O Ceará vivencia uma das piores secas dos últimos cem anos, desde 2012, que resulta em uma grave crise hídrica.

Pequenos açudes deste Município amanheceram cheios com as chuvas dos últimos dias. No Sertão Central e em municípios da região Centro Sul, as precipitações foram suficientes para encher pequenos açudes particulares que há tempos estavam secos.

Segundo os dados da Cogerh, sete açudes receberam aporte de água de anteontem para ontem: Flor do Campo (Novo Oriente); Mamoeiro (Antonina do Norte); Catucinzenta (Aquiraz); Itapebussu (Maranguape); Acarape do Meio (Redenção); Jatobá II (Ipueiras) e Valério (Altaneira).

O maior aporte ocorreu no Flor do Campo, em Novo Oriente, 122.340 m3. Ele acumula apenas 2,7% de sua capacidade. Em seguida, o Mamoeiro, em Antonina do Norte, que obteve um aumento de 16.169 m3 e o Catucinzenta, em Aquiraz, com recarga de 12.840 m3. A Cogerh estima um aporte total de 190 mil m3 em 24h, considerando o volume liberando e o evaporado.

A matéria sobre a situação dos açudes do Ceará nos últimos dias, com as chuvas que banham o Estado desde o último final de semana, é do correspondente Honório Barbosa, da região Sul do Ceará. Leia o texto completo na edição desta terça-feira do jornal Diário do Nordeste >> Sete açudes tiveram aporte nas últimas 24 horas

Jornal Vale em  destaque