-->

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Greve dos bancários completa 1 mês; 432 agências paradas

Os bancários completam hoje 30 dias de greve no Ceará e ainda não há previsão de quando as atividades serão retomadas. Diante de dificuldades enfrentadas por clientes, o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) encaminhou, em 15 de setembro, oito recomendações à Associação de Bancos do Ceará (Abance) e à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). O diretor jurídico da Abance, Lúcio Paiva, disse que elas estão sendo cumpridas "na medida do possível".

O representante da entidade defende que, para não deixar de atender os clientes em situações consideradas como essenciais, há "gerentes que estão fazendo as vezes de caixa".

As recomendações do Procon incluem a manutenção dos terminais eletrônicos para operações, dentre outras. A respeito da espera de mais de duas horas por idosos em filas de caixas eletrônicos da Capital, noticiada ontem pelo Diário do Nordeste, Lúcio Paiva disse que o problema deve ter se normalizado a partir de ontem, já que o maior fluxo de clientes é registrado no primeiro dia do mês.

Manifestação

Os bancários do Ceará distribuíram bananas ontem, em manifestação contra os bancos em frente à Caixa Econômica Federal na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.

Ontem, 432 das 562 agências do Ceará permaneceram fechadas, representando uma adesão de 76,8% no Estado. A categoria também fará mobilizações hoje, no Centro Administrativo do BNB, no Passaré, e amanhã, na Praça do Carmo. Está agendada uma reunião para organizar as ações da greve na segunda-feira, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE). O fim da greve depende de nova negociação entre a Fenaban, braço sindical da Febraban, e o Comando Nacional dos Bancários, ainda sem data para acontecer.

Diário do Nordeste