-->

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

MEC divulga lista de instituições de ensino que implantarão cursos de Medicina; nenhuma no Ceará

Ilustrativa/google
O Ministério da Educação (MEC) publicou nessa terça-feira (27) portaria que divulga os municípios e instituições de educação superior selecionados para implantar cursos de Medicina em diferentes municípios do país.

Ao todo, serão abertas até 2.355 vagas para a formação de médicos, distribuídas em 37 cidades de 10 estados. A lista com as cidades e as mantenedoras de ensino selecionadas pode ser consultada no Diário Oficial da União.

São 27 instituições em São Paulo, 10 em Minas Gerais, oito na Bahia, sete no Paraná, quatro no Rio Grande do Sul, três em Rondônia, duas em Pernambuco, duas no Rio de Janeiro, duas no Espírito Santo e uma em Santa Catarina. Há cidades com mais de uma instituição.

A iniciativa faz parte do Programa Mais Médicos, lançado em 2013, e tem o objetivo de levar cursos de medicina para locais com maior carência de médicos. O edital, cujo resultado foi publicado nesta terça-feira, é de 2014. De acordo com o MEC, o edital chegou a ser suspenso em outubro de 2015, por decisão do Tribunal de Contas da União, e retomado este ano.


As mantenedoras que tiveram as propostas selecionadas devem se apresentar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) até 11 de outubro para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso. Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser feito entre três e 18 meses.

Diário do Nordeste