-->

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pedra Branca há 14 anos não registra casos de dengue.


A Frente Parlamentar de Combate ao Mosquito Aedes aegypti visitou, nesta terça-feira (10), o município de Pedra Branca, na microrregião de Senador Pompeu. Há 14 anos sem registrar um caso de dengue, Pedra Branca é hoje exemplo para todo o Brasil de experiência positiva no combate ao agente transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Em Pedra Branca, os deputados estaduais visitaram a Secretaria de Saúde do Município, o escritório da Vigilância Sanitária e o criatório das chamadas “piabas rabo de fogo”, que são utilizadas no combate ao mosquito.

Além dos parlamentares, integram a comitiva: Márcio Henrique Garcia, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde do Estado; Roberta de Paula Oliveira, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores da SESA; e Carlile Lavor, ex-secretário de saúde do Estado;

A Frente Parlamentar de combate ao Aedes é presidida pelo deputado estadual Carlos Matos (PSDB) e tem como relator o deputado, que também é médico, Leonardo Pinheiro (PP). São membros da Frente os parlamentares: José Sarto (PDT), Fernanda Pessoa (PR), Agenor Neto (PMDB), Roberto Mesquita (PSD) e Evandro Leitão (PDT).

Casos

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), no acumulado deste ano já foram confirmados 4.995 casos de dengue. Conforme a última listagem da Sesa, os 10 municípios com maior quantidade de casos são Icó, Tauá, Catarina, Tabuleiro do Norte, Baixio, Pacoti, Umari, Penaforte, Forquilha e Potengi.

Com Informações do 1ºBPM