-->

terça-feira, 17 de maio de 2016

Mais de 900 mil doses de vacinação contra gripe já foram aplicadas no Ceará

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS ( Foto: Rui Nóbrega/ Diário do Nordeste )

Atualmente, 919.572 pessoas já foram vacinadas contra a gripe em todo o Estado. O Ceará possui um público-alvo de 1.776.416 pessoas que devem receber a dose de prevenção. Com os dados, o Estado fica com um índice de 51,8% do desejado.

Se comparado com o restante do Nordeste, o Ceará apresenta números melhores apenas que o Piauí (46,7%) e o Maranhão (51,7%). Um Balanço do Ministério da Saúde mostra que, até o momento, mais de 35,4 milhões de pessoas foram vacinadas no País. O número representa 71% da população prioritária, formado por 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é imunizar, no mínimo, 80% desse público, até esta sexta-feira (20), quando se encerra a campanha.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. Na última sexta-feira (13), o Ministério da Saúde finalizou o envio de doses da vacina contra a influenza aos estados. No total, foram disponibilizadas 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha.

Diário do Nordeste