-->

sábado, 19 de março de 2016

Governo anuncia investimentos de até R$ 179 milhões no Ceará

As ações de prevenção, conforme o Governo, visam possibilitar o abastecimento de água, mesmo após o longo período de estiagem

O dia de São José, o santo padroeiro do Ceará e patrono da Igreja Católica, é comemorado neste sábado, 19. Após cinco anos de chuvas abaixo da média, a efeméride ainda enche o povo de esperança por um ano bom de chuvas, especialmente a sertanejos e agricultores, dependentes de boas safras. 

A data também foi escolhida pelo Governo do Estado para anunciar investimentos em segurança hídrica: cerca de R$ 179 milhões para todo o Ceará.

Dentre as ações de convivência com o semiárido, estão 172 cartas de crédito voltadas para a implantação de sistemas de abastecimento d´água em 65 municípios. A medida estima atender cerca de 15.320 famílias. 

Na tentativa de atenuar a crise hídrica, 96 municípios cearenses ainda deverão ser atendidos com projetos produtivos, módulos sanitários, assistência técnica e sistemas de abastecimento. Instalações de cisternas, projetos de abastecimento e transferência de água, liberação de recursos e logística na distribuição de cereais estão entre as ações.  

Tais medidas, conforme o Governo, procuram possibilitar o abastecimento de água, mesmo após o longo período de estiagem.

As ações de convivência com a seca foram apresentadas pelo governador Camilo Santana neste sábado, em sua passagem pelas cidades de Ibaretama, Quixadá e Mauriti.

Plano

O Plano Estadual de Convivência com a Seca foi anunciado em fevereiro de 2015 e prevê medidas emergenciais, estruturantes e complementares em cinco eixos de atuação: segurança hídrica, segurança alimentar, sustentabilidade econômica, conhecimento e inovação. As ações emergenciais buscam diminuir os efeitos da seca em curto, médio e longo prazos.


O POVO Online