-->

quarta-feira, 9 de março de 2016

12 mil pessoas esperam por cirurgia de catarata em Fortaleza, diz MPF


Segundo o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), 12 mil pacientes aguardam por cirurgia de catarata em Fortaleza. Já os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontam 6 mil pessoas na fila por considerar apenas pacientes que residem na Capital. Os números foram divulgados em reunião realizada na sede do MPF na manhã de ontem, que contou também com representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e de hospitais públicos, privados e filantrópicos e outras instituições ligadas à Saúde.

Profissionais da área reclamam dos baixos valores repassados para a realização dessas cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é complementado por algumas prefeituras. “As pessoas estão ficando cegas por falta de cirurgia. Essa reunião foi organizada para que o Município de Fortaleza apresente um cronograma em juízo para cobrir esse tipo de tratamento adequadamente”, criticou o procurador Oscar Costa Filho.

Conforme o presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), Newton Andrade Junior, há 15 anos não há reajuste nos repasses do SUS.

Segundo documento apresentado pela SMS, para tentar reduzir o problema, em setembro de 2015 foi feito um chamamento público em que, inicialmente, apenas três hospitais filantrópicos se prontificaram a realizar 40 cirurgias por mês cada.

Saiba mais

Hospitais habilitados para realizar cirurgia de catarata em Fortaleza:

Estatais

Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC

Hospital Geral de Fortaleza – Sesa

Filantrópicos

Santa Casa de Misericórdia

Instituto dos Cegos

Instituto Clarear

Funcipe

O Povo Online