-->

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Quadrilha rouba banco e faz clientes reféns


Um bando armado com um fuzil, uma escopeta, pistolas e revólveres realizou um assalto em uma agência do Banco do Brasil no município de Novo Oriente (distante 398Km da Capital) e fizeram os clientes da instituição de reféns durante cerca de 40 minutos, conforme informações da 1ºCia do 7º BPM (Crateús). Até o momento, ninguém foi preso ou identificado, mas estão sendo feitas diligências a procura dos suspeitos.

Segundo informações da PM, dois homens ficaram do lado de fora da agência efetuando disparos para inibir a aproximação da Polícia. O restante do bando, formado por cerca de dez pessoas, estava dividida em dois automóveis, que seriam um Fiat Pálio e um Celta. Eles conseguiram chegar ao banco e renderam funcionários e reféns.


Os bandidos conseguiram levar o dinheiro que estava nos caixas da agência e tentaram abrir o caixa-forte, mas não conseguiram. "A maior parte do dinheiro estava no cofre. Eles fizeram algumas tentativas, mas não conseguiram abrir e fugiram. O banco confirmou que o dinheiro dos caixas foi levado pelos bandidos, mas disse que ainda está contabilizando quanto" afirmou o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho.

Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos usaram reféns como 'escudo' para chegarem até os carros, para afastar qualquer possibilidade de tiroteio com a Polícia. Segundo Vilarinho, o bando fugiu pela BR-020, em direção ao Estado do Piauí.

Já na rodovia, os reféns foram liberados. O Pálio e o Celta usados pela quadrilha foram abandonados e incendiados. O suspeitos continuaram a fuga em uma caminhoneta Hilux, de cor prata que não teve as placas anotadas.

"Eles atearam fogo nos carros para tentar fechar a rodovia e fugir com mais tranquilidade. Este é um procedimento padrão nestes assaltos a banco, para eliminar pistas" disse o delegado.

Raphael Vilarinho afirmou que os criminosos que participaram do assalto estavam encapuzados e ainda não foram identificados. Porém, o banco tinha circuito interno de segurança e as imagens podem ajudar na elucidação do fato. As imagens estão sendo analisadas por policiais da DRF que estão na Cidade apurando o caso.

Quadrilha interestadual

O delegado da DRF disse acreditar que a quadrilha que agiu em Novo Oriente, ontem, seja interestadual e tenha ramificações no Piauí. "Já entramos em contato com a Polícia do Piauí para ajudar nesta captura. A possibilidade que esta quadrilha atue assaltando nos dois Estados é muito alta", afirmou.

Vilarinho ressaltou que as armas utilizadas pela quadrilha são de alto poder de fogo e que isto atesta um certo nível de organização. "Eles tinham um fuzil, armas longas. Estavam preparadas para aquela ação".

O delegado disse que o os culpados pelo roubo, praticado na modalidade Novo Cangaço, que tem por fim aterrorizar as cidade, serão presos. "Estamos nos esforçando muito para dar uma resposta rápida a estes criminosos que querem amedrontar a sociedade com o 'Novo Cangaço'. Vamos continuar trabalhando para prendermos todos, como vem acontecendo na maioria dos ataques no Estado".


Ana Lídia Coutinho
Diário do Nordeste