-->

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dezenove presos fogem de cadeias públicas e Delegacia

Dezenove homens fugiram das carceragens de duas cadeias públicas e de uma Delegacia do Estado na madrugada de ontem. As fugas ocorreram nos município de Aquiraz, Morada Nova e no 16º DP (Castelão), em Fortaleza. Até o fechamento desta edição, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.

O primeiro caso ocorreu na Cadeia Pública de Aquiraz. Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por volta das 3 horas, quatro homens que estavam recolhidos na unidade escaparam através de um buraco feito na parede do prédio e que dá acesso a um terreno.

Os fugitivos foram identificados como Antônio Aurineudo Medeiros de Sousa; Everardo dos Santos; Pedro Ítalo Fernandes Vasconcelos; Wesley Alves da Silva. Os detentos, conforme a Sejus, respondem por crimes de roubo, formação de quadrilha, tráfico de drogas e estelionato. A Polícia Militar realizou buscas, mas até o fechamento desta matéria ninguém foi localizado.

Também durante a madrugada três presos escaparam de um dos xadrezes do 16º DP (Castelão). De acordo com o titular da unidade, delegado Wilder Brito, os homens serraram as grades, quebraram a câmera de monitoramento, pularam para a parte externa do prédio e fugiram.

No momento da fuga, apenas um policial civil fazia a segurança da Delegacia. Wilder Brito disse que vai ser investigado como a serra entrou no xadrez. Os nomes dos presos não foram informados pela Polícia.

Interior

Em Morada Nova, a ausência de 12 detentos foi detectada na cadeia pública depois da chamada realizada às 10 horas após o banho de sol. De acordo com a Sejus, uma vistoria foi realizada e um buraco no teto foi encontrado em uma das celas.

Os foragidos são os acusados de homicídio Edvan da Silva; Francisco Iraíldo Santana de Lima;Francisco Wallys de Freitas Ferreira; José Valdinar Santos de Araújo; e José Welliton Martins dos Santos, que também responde por roubo, formação de quadrilha e receptação. Além deles escaparam os detentos Diones Oliveira Bandeira, o 'Bironga';José Breno de Lima Paulo;Marcos José Marinho de Lima;Pedro Henrique Souza Silva;Ronaldo de Oliveira Ribeiro; e Thiago Sousa Maia.

Equipamentos

As fugas ocorreram no mesmo dia que o governo do Estado entregou 300 equipamentos de segurança para as cadeias públicas do Interior. Os aparelhos são oriundos de uma parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) e o governo do Estado, que destinou à Sejus parte do material utilizado na Copa do Mundo, em 2014.

Conforme a Sejus, todas as 130 cadeias do Estado serão beneficiadas. A entrega ocorreu na sede da Pasta. Foram distribuídos 318 equipamentos, sendo 77 portais, 26 raios-x, 69 banquetas eletrônicas e também 146 raquetes eletrônicas.

O material auxiliará os agentes penitenciários na detecção de objetos de metal que estejam com pessoas que entrem nas unidades prisionais. As banquetas, novidade no sistema penitenciário cearense, são capazes de identificar a presença de possíveis metais que tenham sido introduzidos no corpo de visitantes.

Diário do Nordeste