-->

sábado, 12 de dezembro de 2015

Lula é intimado pela Polícia Federal para depor na Operação Zelotes



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá de prestar depoimento à Polícia Federal vinculado à Operação Zelotes. O mandato 6262, expedido dm 3 de dezembro, estabelece que o ex-presidente comparece à sede da PF em Brasília na próxima quinta-feira, 17. As informações são do Estadão. Segundo a assessoria do ex-presidente, Lula não foi notificado oficialmente, mas se coloca à disposição das autoridades.

Lula assinou duas medidas provisórias relacionadas a incentivos fiscais (471/2009 e 512/2010) que estão sob suspeitas de terem sido compradas por esquema de corrupção, envolve nao lobistas e montadoras de veículos que se beneficiariam da prorrogação dos incentivos.

Filho de Lula

O filho mais novo do petista, Luíz Cláudio Lula da Silva, teria recebido R$ 2,5 milhões da consultoria Marcondes & Mautoni, contratada pelas montadoras para fazer lobby pelas MPs. Os sócios da empresa, Mauro e Cristina Marcondes, já foram denunciados e estão presos. 

Na quarta-feira, 9, a Justiça Federal autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal da LFT Marketing Esportivo, empresa de Luís Cláudio e do ex-ministro e ex-chefe de gabinete de Lula Gilberto Carvalho. Os pedidos foram feitos pela Receita Federal e Ministério Público Federal que investigam o suposto envolvimento dos dois no esquema de compra de medidas provisórias.

Perícia da PF detectou que o trabalho que o filho de Lula afirma ter prestado para a consultoria é uma cópia de material produzido na Internet, em especial no site Wikipedia. Luiz Cláudio e Gilberto Carvalho negam envolvimento com o esquema.

O POVO Online