-->

sábado, 12 de dezembro de 2015

Ceará notifica 80 casos de microcefalia em 2015

O Ceará já contabiliza 80 casos de microcefalia em 2015. Do total, 79 são investigados para saber se há relação com o vírus zika e apenas um foi confirmado até agora, que resultou no óbito de uma criança em Tejuçuoca, na Região Norte.O dado é do boletim de epidemiologia, divulgado nesta sexta-feira (11) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que aponta que as notificações foram registradas em 30 municípios cearenses. O último boletim, do dia 4 de dezembro,mostrava 41 casos da doença.

Dentre os casos registrados, 98,8% (79/80) estão em investigação e um foi confirmado (óbito). 91,2% (73/80) dos casos de microcefalia relacionada ao vírus zika notificados foram em recém-nascidos e 8,8% (7/80) intra-uterina.

Dos 79 casos de microcefalia suspeitos de estarem relacionados ao zika, 31 estão sendo investigados em Fortaleza, 5 em Barbalha e Maracanaú; 3 em Mucambo, Cruz, Juazeiro do Norte; 2 em Aquiraz, Banabuiú, Caucaia, Eusébio, Itapajé; 1 em Barreira, Bela Cruz, Canindé, Capistrano, Crato, Horizonte, Ipaumirim, Ipú, Itaitinga, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Missão Velha, Poranga, Quixeré, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante e Tejuçuoca.

Em relação ao País, o dado mais recente é referente ao dia 5 de dezembro, época em que se somavam 1.761 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika em 14 estados. São eles: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins e Rio de Janeiro

Entre o total de casos, foram notificados 19 óbitos nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe.

Diário do Nordeste