-->

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Funceme registra eventos de chuva em todas as regiões cearenses nesta quinta


Recorrência de eventos de chuva nesta quinta se deve à atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, segundo meteorologista

Fortaleza foi surpreendida por uma garoa fina na madrugada e manhã desta quinta-feira, 17. 
Segundo dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para o dia é de tempo nublado com chuvas nos litorais Norte, do Pecém e de Fortaleza, além de nebulosidade variável com chuvas nas demais macrorregiões do Estado.

Conforme explica a meteorologista da Funceme, Ana Letícia, a recorrência de eventos de chuva nesta quinta se deve à atuação de um sistema típico de pré-estação chuvosa: o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura, que atua na região Nordeste do Brasil.

"O VCAN está posicionado na borda, estrategicamente sobre todo Estado e a previsão é que ele ocorra até pelo menos sábado, mas estamos ainda verificando isto", explica a meteorologista.

Ainda de acordo com a Funceme, até às 15h desta quinta, choveu em 29 municípios cearenses. As maiores precitações foram registradas em Palmácia (31,8 mm no Posto Chácara Pedro Henrique e 31 mm no Posto Palmácia), Paraipaba (18 mm), São Gonçalo do Amarante (16,6 mm), Tianguá (15,4 mm), Viçosa do Ceará (14 mm no Posto Manhoso, 13 mm no Posto Lagoa do Carneiro e 13 mm no Posto Lambedouro), Acaraú (13 mm) e Senador Sá (12 mm). Já em Fortaleza, o posto de precipitação do Pici marcou 7,2 mm.

Lígia Costa
ligiacosta@opovo.com.br
O POVO Online