-->

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Funceme registra chuvas em 35 municípios do Ceará; População comemora chuva em Russas


Russas. Após semanas de calor, as chuvas da pré-estação chegaram com mais intensidade à Região Jaguaribana, durante toda a manhã de ontem. Segundo previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), por toda a madrugada e início da manhã de hoje, haverá nebulosidade variável com possibilidade de pancadas em todo o Litoral Leste do Estado.
A Funceme registrou também, chuva em pelo menos 35 municípios. As precipitações se concentraram em uma faixa do litoral Norte do Estado. O maior registro pluviométrico ocorreu em Cascavel (47mm), seguido de Pacajus (26mm), Aquiraz (24mm), Ibiapina (23,5mm) e Meruoca (23mm). Há previsão de continuidade do quadro para os próximos três dias em todas as regiões do Estado.

As precipitações registradas ontem são referentes ao período das 19 horas do domingo, 27, às 7 horas da manhã da segunda-feira. No fim da tarde de ontem, o radar meteorológico da Funceme apontava chuva em faixa da região central estendendo-se de Crateús até o Vale do Jaguaribe, no entorno dos municípios de Tabuleiro do Norte e Russas. Esses dados, entretanto, somente vão aparecer na tábua pluviométrica de hoje.

Comemoração

Em Russas, no Vale do Jaguaribe, houve comemoração. Após semanas de calor, as precipitações apareceram para "refrescar o tempo", de acordo com a dona de casa Célia Silva. "Aproveitei pra juntar um pouco de água nuns baldes pra ajudar na luta da casa", conta ela. O município passa por racionamento desde meados de novembro. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o abastecimento da zona urbana deverá ser normalizado após a segunda quinzena do próximo mês de Janeiro. Apesar de ser considerado um fenômeno típico de pré-estação, desde ontem, que está ocorrendo uma novidade, segundo a Funceme, que é a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que costuma atuar a partir de fevereiro. "No momento, verificamos dois sistemas atuando no Ceará, provocando chuvas, o Vórtice Ciclônico e a Zona de Convergência", explicou o meteorologista da Funceme, David Ferran. "Para os próximos dias, a expectativa é de mais pancada em todas as regiões do Estado".

David Ferran esclareceu que não é comum a presença da ZCIT, uma espécie de cinturão de nuvens que se forma próximo à Linha do Equador. "Observamos por imagens de satélite que as nuvens que formam a atual Zona de Convergência não são muito extensas e, por isso, o sistema pode se dispersar rapidamente", explicou.

O meteorologista da Funceme esclareceu que o El Niño, fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, atinge o pico em dezembro, daí a sua denominação, que se relaciona com o período do Natal, de nascimento do Menino Jesus.

Os meteorologistas não sabem explicar o porquê da atuação nesses dias da ZCIT, mas para o sertanejo é uma alegria a chegada do inverno nesse período do ano. "É o anúncio de um uma boa quadra", disse o agricultor, Miguel Lima, na localidade de Peixe Gordo, zona rural de Tabuleiro do Norte.

Mais informações:

Funceme

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota

Telefone: (85) 3101.1088


Colaboradora Ellen Freitas
Diário do Nordeste