-->

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Reservatórios do Ceará atingem menor nível da década


O nível total dos reservatórios de água do Ceará está calculado hoje em 16,75%. O índice é o menor desta década. Em janeiro, antes das chuvas, o Estado contava com 20,88% de sua capacidade total de armazenamento, segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). A situação é preocupante diante do cenário histórico de diminuição das reservas hídricas nos quatro últimos meses do ano, os chamados “b-r-o-bro”. Em média, desde 2011, as reservas diminuíram 6,6% entre setembro e dezembro.

“Estamos preocupados com o próximo ano. Os prognósticos não são bons. A previsão novamente é de recarga mínima. Enquanto a água superficial vai se exaurindo, nós estamos apelando para as reservas subterrâneas, embora sejam pobres e poucas”, disse Francisco Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos. “A resistência à seca vai depender muito da nossa capacidade de conhecer ainda mais nosso subsolo e da celeridade na construção de poços”.

Poços profundos
Das 12 regiões hidrográficas do Estado, apenas cinco têm hoje mais água do que havia em janeiro, antes da estação chuvosa. Em todo o restante, o percentual acumulado no período de recarga se exauriu e os índices agora estão ainda mais baixos.

Caso a média de redução das reservas se mantenha, até dezembro, o volume de água armazenada no Ceará cairá para 10%. Até lá, a expectativa do governo é perfurar mil poços profundos. Atualmente, esse sistema de reserva subterrânea abastece, de maneira complementar cerca de 40 cidades. São aproximadamente 750 poços perfurados.

Saiba mais

Dicas para evitar o desperdício de água

1. Lave louça com a máquina apenas quando for realmente necessário. Cada lavagem pode gastar 40 litros.

2. Antes de lavar calçada, quintal ou jardim, mantenha o ambiente limpo com a vassoura. Se precisar lavar esses ambientes, utilize baldes e, se for possível armazenar, use água da chuva.

3. Opte pelo balde também na hora de lavar o carro. A utilização de mangueiras pode gastar até 300 litros de água.

4. Identifique e elimine possíveis vazamentos. Para condomínios que rateiam a conta de água, o ideal é a instalação de medidores individuais do consumo.

5. A descarga pode representar até 50% do consumo residencial. Use apenas quando necessário.

O Povo Online