-->

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

HOJE COMEMORA-SE ANIVERSÁRIO DE 189 ANOS DO NASCIMENTO DE LINO DEODATO RODRIGUES DE CARVALHO OU SIMPLISMENTE DOM LINO

O Blog Erivando Lima traz um pouco da história dessa pessoa que deu nome a uma das ruas mais conhecidas de Russas.

DOM LINO DEODATO RODRIGUES DE CARVALHO ou simplismente Dom Lino, Foi um sacerdote católico e nono bispo de São Paulo. Era filho de Joaquim José Rodrigues de Carvalho e de Alexandrina Rodrigues de Carvalho. Nascido em São Bernardo das Russas,CE, no dia 23/09/1826, Viveu 67 anos, onde veio a falecer em Aparecida,SP, no dia 19/08/1984.


Estudos
Seus pais eram professores e com eles teve os primeiros estudos. Em 1848 partiu para Olinda, sede do bispado, onde ingressou no seminário, numa época de reformas empreendidas principalmente por Dom João da Purificação Marques Perdigão (Ordem de Santo Agostinho), bispo de Olinda, e por Dom Romualdo Antônio Seixas, arcebispo da Bahia. Este espírito reformador marcou muito a personalidade do seminarista Lino.

Presbiterado
Foi ordenado pelo próprio Dom João da Purificação Marques Perdigão. Após a ordenação, foi nomeado pároco de Russas, onde também lecionou. Foi secretário do bispo do Ceará e deputado provincial pelo Partido Conservador em 1856.

Episcopado
Tendo sido indicado bispo de São Paulo por Dom Pedro II, imperador do Brasil, a 21 de maio de 1871, aos 44 anos, e foi confirmado, por breve do Papa Pio IX, em 28 de julho de 1872.

Foi sagrado bispo em São Paulo no dia 9 de março de 1873, sendo sagrante principal Dom Luís Antônio dos Santos, então bispo do Ceará e depois arcebispo da Bahia.

Tendo a saúde debilitada, solicitou a Roma um bispo auxiliar, no que foi atendido em 26 de agosto de 1892, com a nomeação de Dom Arcoverde. Dom Lino foi bispo de São Paulo até 19 de agosto de 1894, quando veio a falecer, em Aparecida, aos sessenta e sete anos, durante uma Visita Pastoral.

Atividade e Contribuições
Dom Lino Deodato de Carvalho tomou posse em 6 de janeiro de 1873, por seu procurador o cônego Dr. Joaquim Manuel Gonçalves de Andrade, assumindo pessoalmente a 29 de junho do mesmo ano.

Ele foi o último bispo de São Paulo indicado pelo imperador, porto que foi durante o seu governo que foi proclamada a República do Brasil, havendo a conseqüente separação entre a Igreja e o Estado.

Reformou a diocese, começando pelo seminário, trocando a direção, que até então era dos Frades Capuchinhos de Sabóia, e passando-a ao padre João Evangelista Braga.

Em 1888 convocou um Sínodo diocesano, insistiu na necessidade da boaformação do clero celibatário, na fidelidade doutrinária e na submissão total ao Romano Pontífice.

Exigiu dos párocos a residência, de fato, em suas paróquias. Fomentou a catequese e criou trinta e oito novas paróquias. Instituiu a província do Paraná, com vigários gerais forenses sediados em Curitiba.

Dom Lino sediou, em São Paulo a Conferência do Episcopado Brasileiro de 1890.

Em 28 de novembro de 1893, Dom Lino criou a paróquia de Aparecida, retirada do território de Guaratinguetá, e também concedeu à sua matriz o título de Santuário Episcopal.

Com a imigração italiana, Dom Lino procurou seguir as orientações do Papa Leão XIII para o trato dos imigrantes. Dom Lino recebeu muitos padres estrangeiros, sendo que a maioria dos seculares eram italianos. Também recebeu o clero religioso, destacando-se os Salesianos e Escalabrinianos. Porém, nenhum dos padres italianos foram admitidos no seminário.

Empreendeu, com diligência, suas Vistas Pastorais, tendo atenção extrema paracom os Livros do Tombo. Escreveu vinte e uma Cartas Pastorais e inúmerascartas circulares. Soube conduzir a igreja de São Paulo na difícil transição do Império para a República. Teve sucesso na sua reforma da diocese, conseguindo aproximá-la do modelo romano desejado e mudando a mentalidade do clero.

Ordenações Episcopais

Dom Lino foi o principal sagrante dos seguintes bispos:

Dom Antônio Cândido de Alvarenga
Dom José Pereira da Silva Barros
Dom Joaquim José Vieira
Dom Manuel dos Santos Pereira


Recantodasletras.com.br