-->

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Fortaleza faz as contas de quantos pontos precisa para se classificar antecipadamente pro mata-mata da Série C

A classificação para o mata-mata parece ser questão de tempo. Mas o Fortaleza ainda vai precisar suar a camisa para se garantir, matematicamente, nas quartas de final da Série C. Apesar de ser líder isolado do grupo A, com 27 pontos em 12 jogos, e ostentar uma folga de 10 pontos para o 5° colocado (só passam quatro para a próxima fase), o Tricolor terá que esperar, no mínimo, mais duas rodadas até ter sua passagem de fase sacramentada. 

A diretoria do Fortaleza acredita que, com mais uma vitória, o time sela sua ida para o mata-mata. Mas, para garantir a vaga sem depender de outros resultados, o Leão atualmente precisa de mais seis a oito pontos. Isso porque, segundo as contas do site de estatística em futebol Chance de Gol, apenas com 35 pontos (oito a mais do que o time tem hoje) a classificação é 100% garantida.

Há ainda a possibilidade do time garantir a classificação até se somar apenas mais dois pontos nos seis jogos que lhe restam na primeira fase. Outro cenário, apontado pelo estatístico cearense Thiago Herculano, é que o Fortaleza carimbe a vaga na 14ª rodada, abrindo de 13 a 15 pontos para o 5° colocado, quando só restarão mais 12 pontos em disputa. "Com duas vitórias nas próximas duas rodadas, o Fortaleza praticamente assegura a vaga. E isso deve-se ao fato de vencer dois concorrentes diretos. No caso, ASA e Salgueiro”, pontuou, ressaltando que 8 dos 10 times do grupo estão na briga pelas quatro vagas. Apenas Icasa e Águia de Marabá aparecem sem chances.

O técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca, garante não estar fazendo contas e pensando exclusivamente em preparar o time para fazer boas apresentações. "Tô muito focado no agora. Ainda precisamos somar mais alguns pontos, pois ainda não estamos garantidos matematicamente. Estamos trabalhando muito forte para isso, para garantir logo a vaga. Mas nós pensamos aqui no passo a posso. Depois que estivermos garantidos, vamos pensar no outro campeonato, que é o de 180 minutos", comentou o treinador, fazendo alusão aos dois jogos do mata-mata.

Esportes O Povo