-->

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Transposição do São Francisco pode ser concluída até meados de 2016


As obras de transposição do rio São Francisco tem mais de 70% das obras executadas e pode ser concluída antes do novo prazo de entrega. A avaliação é do deputado Rômulo Gouveia, do PSD da Paraíba, relator da comissão externa da Câmara que acompanha as obras.
A transposição começou em 2007, com previsão de entrega para 2012. Depois de atrasos sucessivos, o novo prazo de conclusão, previsto pelo Ministério da Integração Nacional, é o fim do próximo ano. No entanto, Rômulo Gouveia acredita que esse prazo pode ser antecipado em alguns meses, o que já ajudaria 105 municípios nordestinos a enfrentar melhor o próximo ciclo de estiagem. O otimismo do deputado também se deve ao atual andamento das obras e ao fato de os recursos financeiros destinados à transposição não terem sofrido cortes no mais recente ajuste anunciado pelo governo federal:
"A grande vantagem dessa obra é que, além de estar com 70% de sua execução, o Ministério da Integração foi o único que a presidente Dilma não contingenciou recursos. Como relator e fiscalizando a obra, eu tenho acompanhado o desembolso dos pagamentos. A obra é feita em dois turnos, mas há trechos em que se chega ao terceiro turno. A previsão de entrega é para o fim do próximo ano, mas o nosso desejo é que fosse já em meados do próximo ano, quando devemos enfrentar outro ciclo de seca e ainda tem todo um processo de engenharia.", ressaltou.

Com informações da Agência Câmara