-->

sábado, 27 de junho de 2015

'Sistema prisional do Ceará é uma vergonha', diz Deputado Moses Rodrigues


“O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo e o Estado a terceira maior do país. O sistema prisional do Ceará é uma vergonha!”. A afirmação foi feita pelo deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) após a divulgação do relatório do Ministério da Justiça que aponta que o país fica atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia no ranking da população carcerária.

De acordo com o estudo, o número de presos cresceu mais de 160%, dez vezes mais que o aumento da população. No Ceará, os números são alarmantes. Na análise de Moses Rodrigues, a falta de estrutura do sistema prisional é um reflexo da ausência de políticas públicas. “A quantidade de presos no Estado é duas vezes maior que o número de vagas. Mais de 24 mil detentos ocupam espaço adequado a 11 mil pessoas. O déficit no número de vagas já era conhecido desde que o Conselho Nacional de Justiça classificou o sistema carcerário do Ceará como o pior do país. Hoje, estamos diante da mesma crise, agora com novos números”, destacou Moses Rodrigues.

O país possui uma carência de 244 mil vagas no sistema penitenciário. Atualmente, o Estado de Pernambuco enfrenta a pior superlotação de presídios, seguido do Amazonas. 


Ceará News 7