-->

terça-feira, 30 de junho de 2015

Dilma e Obama reforçam compromisso na ampliação do comércio bilateral


A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comprometeram-se em aprimorar esforços para ampliar o comércio e o investimento, bem como aumentar a competitividade e a diversidade das duas economias. O compromisso consta do comunicado conjunto dos dois presidentes, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o comunicado, os líderes ressaltaram o momento de aceleração da economia norte-americana, principal destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados, e os fortes vínculos que unem os dois países, "oferecendo importantes oportunidades para ampliação das correntes bilaterais de comércio e de investimento". Segundo o documento, os presidentes ressaltaram os recentes avanços nas áreas de facilitação de comércio e avaliação de conformidade e destacaram a importância de compartilhamento de melhores práticas público-privadas para o avanço do comércio.

"Os governos acordaram realizar reuniões, pessoalmente ou por meio de videoconferência, para o intercâmbio de experiências e de melhores práticas à medida em que cada país desenvolve e operacionaliza seus respectivos portais únicos de comércio exterior. Esse processo terá início antes do fim de 2015", diz o comunicado.

Também foi reforçado o compromisso dos dois países com a ampliação das oportunidades de investimento em obras de infraestrutura nos dois países. A presidente Dilma lembrou o lançamento do novo pacote de concessões para investimento no setor de infraestrutura no Brasil, o que abre oportunidades de US$ 64 bilhões para empresas norte-americanas ao longo de vários anos.

Agricultura

O comunicado destaca ainda que os presidentes saudaram a crescente parceria entre os dois países na área da agricultura. "Brasil e Estados Unidos comprometeram-se a trabalhar conjuntamente para desenvolver procedimentos eficientes e novas tecnologias para fazer frente à crescente demanda por alimentos seguros e sustentáveis, e, ao mesmo tempo, enfrentar a mudança do clima", diz o documento.

O Ministério da Agricultura brasileiro e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos também estão comprometidos a trabalhar de maneira colaborativa para fortalecer a relação entre os dois países. "A parceria reflete o empenho mútuo na superação de divergências, bem como o contínuo compromisso com a busca da eliminação de barreiras ao comércio bilateral agrícola." Dentro desse compromisso, Dilma e Obama comemoraram a abertura do comércio de carne bovina in natura entre os dois países. A presidente Dilma mostrou satisfação com a publicação da "final rule" norte-americana. Por outro lado, o governo brasileiro está tomando providências para expandir o acesso da carne norte-americana no futuro próximo, diz o comunicado.

O Povo Online