-->

terça-feira, 5 de agosto de 2014

SOBRE O CAMPUS DA UFC - AULA INAUGURAL EM 4 DE AGOSTO DE 2014

As más notícias fazem parte do trabalho da imprensa e disso não podemos fugir. Mas muitas vezes é só o que todos nós, cidadãos brasileiros, recebemos, e isso nos entristece. Quando temos a notícia de que o tão esperado Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas terá sua aula inaugural, precisamos reconhecer nisso um ganho de auto-estima que nos venha a servir de antídoto para tudo que de ruim temos visto e ouvido falar, afinal trata-se de uma das maiores vitórias do povo desta terra, uma terra que no próximo 6 de agosto completará nada menos que 213 anos de emancipação, como anuncia a Semana do Município (veja o link:http://russas.ce.gov.br/semur2014/.
Conquista do povo de Russas junto ao Governo Federal, o campus da UFC representa a realização de um sonho mesmo, um sonho acalentado durante décadas. Da parte do povo, o que foi de suma importância para que o objetivo fosse alcançado, ressaltamos a união, o esforço, a garra, a vontade, a organização e a firme crença de que seria possível conseguir. Da parte das mais diferentes lideranças políticas, destacamos o fato de que questões pessoais/partidárias foram deixadas de lado e o que importou foi ser russano, ter orgulho disso e compreender o momento ímpar, singular; enxergar a porta que se abria naquele momento. Da parte do Governo Federal, é imprescindível reconhecer sua política de expansão do ensino superior Brasil afora, fato que pode ser pesquisado e comprovado no site do Ministério da Educação e em outros espaços oficiais. Destaque especial merece a juventude russana (consciente e politizada) que se uniu e foi pras ruas, pras redes sociais e mobilizou dezenas, centenas de pessoas em torno da questão. E não nos esqueçamos da Casa dos Amigos de Russas e, em especial, do professor russano Lindberg Gonçalves, duas forças essenciais na luta.




O campus da UFC é uma conquista de Russas para o Vale do Jaguaribe. O município começa então a ter um outro rumo a partir do próximo dia 4 de agosto, quando ocorrerá a aula inaugural (veja o link: Novo campus de Russas terá aula inaugural no dia 4 de agosto. Não que todos os problemas de Russas desparecerão num passe de mágica ou em questão de anos, não entendamos assim. O entendimento deve ser no sentido de que, com este campus, múltiplas oportunidades se abrirão para milhares de jovens e para todos os que se interessarem em estudar e/ou participar de empreendimentos outros que certamente tal campus haverá de nos proporcionar.
Russanos, jaguaribanos e pessoas de outras regiões do Ceará (e até de fora, caso possam), sintam-se convidadas para a aula inaugural (veja este link: http://goo.gl/CY433P).
E que tenhamos outras boas notícias para que possamos gozar de uma realidade melhor. O ser humano, grávido de futuro, é um ser de esperança e fé. Carece, pois, de reconhecer nos empreendimentos que objetivam ações e vivências relativas ao conhecimento o grande e seguro lastro de dias melhores.
Parabéns, Russas!
Parabéns, Vale do Jaguaribe!
* Sobre Webston Moura, acesse a página Colaboradores neste blog.
POSTADO POR ERIVANDO LIMA REPORTE.