-->

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mulher dá à luz dentro de casa com ajuda de manicure: 'É uma vitória'



Grávida de nove meses, a dona de casa Edicássia Oliveira, de 23 anos, não teve tempo de ir a um hospital para dar à luz no último dia 6 de junho, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. A solução foi pedir a um de seus quatro filhos para chamar a vizinha, a manicure Marciana Alves do Nascimento, para ajudar a fazer o parto em casa. “Nascer em casa e ficar bem assim realmente é uma vitória, para mim e para ela”, afirma a mãe.
A menina nasceu com 45 centímetros e 2,8 kg. Encaminhadas à Maternidade Augusto Barros, elas ficaram hospitalizadas e receberam alta médica no sábado (7).
Edicássia e o marido, o servente de pedreiro Elias Vieira, não esperavam que a menina nascesse por agora, tanto que eles ainda não tinham escolhido o nome do bebê. Devido à situação, Edicássia está pensando em registrar a filha como Vitória.
Emoção
A vizinha que ajudou o bebê a vir ao mundo nunca tinha sequer assistido a um parto. Ao acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, um socorrista a orientou a não cortar o cordão umbilical até que a equipe médica chegasse à residência.
“Fiquei com medo, sem saber o que fazer, pegava a neném e ela sem chorar, a voltava para cama com medo de machucar. A menina estava ficando roxa. Então, a outra vizinha chegou, a pegou com um pano e eu bati nas costinhas dela e ela chorou. Daí, fiquei feliz”, se recorda a manicure.
A manicure ficou muito emocionada por fazer o parto. “À noite eu nem consegui dormir porque hora que ia cochilar via a imagem da neném nascendo e não consegui dormir no dia. Foi inesquecível”, afirma Marciana.
g1