-->

terça-feira, 10 de junho de 2014

Ex-governador Marcello Alencar morre no Rio, informam deputados



O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, de 88 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (10), como informou o Bom Dia Rio. Segundo informações do deputado federal Otávio Leite (PSDB), Marcello Alencar morreu em casa, por volta das 4h20, por complicações de saúde causadas por três AVCs. Ele morava em São Conrado, Zona Sul do Rio.
Alencar foi advogado de presos políticos e está entre os oito parlamentares que perderam o mandato entre 1966 e 1969, após o AI5 (Ato Inconstitucional Número 5), que suspendeu garantias constitucionais durante a ditadura militar. Em cerimônias em 2012, ele recebeu simbolicamente o mandato de volta no Senado e na Câmara. 


Marcello Alencar governou o Rio de 1995 a 1999. Ele também foi senador pelo antigo estado da Guanabara e prefeito do Rio em duas ocasiões. O ex-governador também foi presidente do PSDB do Rio por duas vezes; o primeiro mandato de 1993 a 1995, e o segundo de 2001 até 2005.

A morte foi confirmada pelo deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e presidente estadual do partido, em sua conta no Facebook. "É com pesar que informo a morte do ex-prefeito do Rio e ex-governador Marcello Alencar, aos 88 anos, na madrugada desta terça-feira. Tinha Marcello Alencar como um honrado e respeitado homem público, além de grande líder. Meus pêsames à família e aos muitos amigos que deixa", escreveu o parlamentar.

Posteriormente, em entrevista ao G1, Luiz Paulo lembrou que Alencar era presidente de honra do PSDB, e que mesmo adoentado, sem poder se locomover, se mantinha lúcido e atuante nas decisões políticias do partido.

"Ele foi uma referência política muito importante, em especiale intensamente para mim, que fui seu vice-governador e secretário de obras, quando ele foi prefeito. Sempre o visitava para conversar e ele gostava de se manter atualizados sobre as questões políticas", disse Luiz Paulo.

O velório de Alencar, segundo Luiz Paulo, está marcado para às 9h de quarta-feira (11), no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Fonte: G1