-->

quinta-feira, 12 de junho de 2014

A triste história de Dheymerson, o menino do “Pintinho Piu”


Pra você, um vídeo viral pode significar 30 segundos de risada, um compartilhamento e talvez uma repercussão nas redes sociais. E só. Mas e protagonista do viral, o que aquilo representa? A triste história de Dheymerson, o menino do pintinho piu, diz bem o que um momento repentino de fama na internet pode acarretar.

Em 2011, Dheymerson postou o vídeo dele dublando a música do Pintinho Piu. Foi um viral instantâneo, muita gente compartilhou, ele foi presença carimbada em programas de TV e tudo mais — e também foi ao youPIX Festival 2012.

No final do ano passado, conversamos com Elias, pai do garoto e publicamos uma matéria em janeiro deste ano. Ele tentava guinar a carreira de Dheymerson, lançando um CD com músicas infantis. Na época, ele já falava sobre o esforço feito para fazer com que o sucesso do viral se transformasse em uma renda pra família. “Morávamos em Russas, interior do Ceará e hoje em dia estamos em Fortaleza, capital. Abrimos mão de nossos empregos para investir na carreira de Dheymerson. Também vendemos nossa casa e nosso carro pra poder ajudar”, disse.

Infelizmente, todo o investimento não teve retorno. Segundo uma reportagem da TV Record, a família dele passa por apuros, sendo o que já aconteceu de não terem comida em casa. O investimento total para que o garoto se tornasse um sucesso foi de R$ 40 mil. A família foi à falência, hoje eles vivem numa casa de 20m² (em que Dheymerson dorme em uma rede na cozinha) e procuram começar de novo.

A situação já foi pior para Elias e sua família, mas o caso é a lição de que um viral pode ser muito mais do que um simples vídeo que bomba na internet. Agora é torcer para que o menino consiga o sucesso que tanto quer — mas que, antes de tudo, fique em uma condição financeira digna.