-->

terça-feira, 22 de abril de 2014

Motorista bêbado mata dois e fere seis no Distrito Federal

O que era para ser festa e comemoração virou um momento de luto. No dia em que completou 36 anos, Iraci Paulo dos Santos recebeu a notícia da morte da filha Cássia dos Santos Moreira, 13 anos. As duas são vítimas de um atropelamento que atingiu oito pessoas na DF-005, no domingo, entre o Lago Norte e o Paranoá. Todas estavam no acostamento quando foram atingidas por um Hyundai Azera durante uma ultrapassagem proibida. Além de Cássia, que morreu no Hospital de Base do DF, ontem, pela manhã, Ivone de Sousa Reis, 32 anos, não sobreviveu. Os demais feridos seguem hospitalizados. O motorista acusado como o responsável pela tragédia está detido.
O grupo de familiares voltava de uma chácara, no Trecho 3 da DF-005, próximo ao Piscinão do Lago Norte. Eles passaram a tarde em um churrasco e decidiram voltar para casa, no Itapoã, a fim de organizar os preparativos para o aniversário de Iraci. “Eu estava lá na chácara e fiquei por lá. Eles voltaram mais cedo”, conta o irmão de Iraci, Clejocir Paulo dos Santos, 38 anos. Ela e a filha eram muito unidas, de acordo com ele. “Elas se gostavam muito. Não se largavam, estavam sempre juntas.”
A adolescente chegou ao Hospital de Base do DF transportada pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros. Ela e Ivone foram esmagadas pelo Azera, dirigido pelo técnico em informática Marcelo Luiz de Barros, 41 anos. Barros seguia em alta velocidade e cortava os demais veículos, segundo o relato de testemunhas. Na altura do MI 6, o condutor teria tentado ultrapassar um carro pelo acostamento. Lá, estavam as oito vítimas, do lado de fora de um Vectra, parado por pane mecânica. Ivone e Cássia se encontravam atrás do automóvel (leia Como foi). O acidente aconteceu por volta das 20h.
As outras seis pessoas, incluindo o motorista do Vectra, Wonderson Silva de Araújo, 38 anos, estavam à frente do carro. Com o impacto da batida, eles foram arremessados para o alto. A descrição de uma testemunha sobre a cena é de que “viu corpos subindo e, depois, caindo no chão”. Cássia, Iraci, Wonderson e Davi, de 5 anos — sobrinho de Iraci —, receberam atendimento no HBDF. As demais vítimas, no Hospital Regional do Paranoá. Essas três foram liberadas. O condutor do Vectra teve diversas fraturas na perna e passou por uma cirurgia. Davi está internado na UTI. Iraci continua hospitalizada com dores nas costas.
O responsável pelo atropelamento ficou no local e quase foi linchado. Policiais militares evitaram o ataque. O técnico em informática não se feriu e se recusou a fazer o teste de bafômetro, mas foi preso em flagrante. No Instituto de Medicina Legal (IML), a perícia atestou a embriaguez de Marcelo. No Azera, foram encontradas duas caixas de cerveja. O homem deve ser indiciado por duplo homicídio e lesões corporais, de acordo com o delegado adjunto da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), Ricardo Viana. “A Polícia Judiciária entendeu que se deve tipificar o crime como homicídio, afastando o Código de Trânsito e aplicando a modalidade de dolo eventual do Código Penal Brasileiro. Ele foi autuado por um homicídio simples doloso e lesões corporais”, detalhou Viana.
Marcelo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Especializada (DPE). “Com o falecimento da adolescente, hoje (ontem), essa tipificação vai ser alterada para duplo homicídio. Também foi utilizado o concurso formal de crime, ou seja, uma só ação provocou vários resultados”, acrescentou o delegado.
A tragédia assustou quem esteve, horas antes, com a família. “Eu fui lá para a chácara e voltei para casa. Por volta da 1h30, ligaram-me para me avisar. É uma tristeza sem-fim”, contou a dona de casa Janete Rego dos Santos, 32 anos, cunhada de Wonderson.
Outros acidentes
Por volta das 19h20 de ontem, um homem morreu atropelado próximo ao viaduto da Candangolândia. A Polícia Militar informou que a vítima estava sem documentos. Testemunhas disseram que o motorista de um Gol ou de um Golf vermelho foi o responsável pelo acidente. Ele fugiu do local sem prestar socorro.
Mais acidentes graves foram registrados na semana santa. Em Águas Claras, um adolescente foi arremessado para fora do carro quando o veículo em que estava colidiu com outro no cruzamento da Rua 36 Sul com a Avenida Araucárias. Foi levado com traumatismo craniano ao Hospital Regional de Ceilândia. Na madrugada de sexta-feira, três homens ficaram feridos na 403 Norte.

Fonte: Correio Braziliense 

Postado por Erica Samia