-->

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Chuvas registradas em apenas dez municípios 21.04.2014




Quixadá. Foram registradas chuvas em apenas dez municípios cearenses, segundo a Funceme). A maior delas, em Araripe, foi de 11,6mm. Na última sexta-feira, a Fundação registrou precipitações em 64 municípios. A maior delas, de 60mm, ocorreu em Viçosa do Ceará. No sábado, 19, choveu em 45 cidades, sendo a maior precipitação em Ganja, com 31,6mm, contrariando as previsões para o feriadão.
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva durante a quadra chuvosa no Ceará, continua atuando no Estado, todavia, os ventos de leste, mais de sudeste para noroeste, não estão deixando as nuvens se aproximarem do Interior.
"Outro sistema meteorológico que pode atuar no Ceará é chamado brisa marítima, onde as nuvens se formam principalmente no período da tarde, e podem atingir até 300Km para dentro do continente, provocando as precipitações", explicou a meteorologista Cláudia Rickes.
Esses fatores também alteraram as previsões de chuvas para o período do feriadão. Cláudia Rickes esclareceu que o quadro meteorológico do fim de semana foi elaborado ainda na quarta-feira, 16, portanto, bem antecedente ao ideal, de no máximo três dias, para o apontamento de analises meteorológicas mais precisas dos sistemas atuantes no Ceará, esclareceu.
A respeito dos dados relativos a este domingo, Rickes apontou a possibilidade de ter ocorrido mais chuvas no Estado. O baixo número divulgado poderia estar relacionado a dificuldade de coleta dos dados dos pluviômetros. Segundo ela, as informações são fornecidas por observadores voluntários, na maioria servidores de entidades públicas, como a Ematerce e Secretarias das Prefeituras. Muitos devem ter aproveitado o feriado prolongado para viajar.
Senador Pompeu
Essa situação está ocorrendo em Senador Pompeu. Na última quarta-feira, 16, choveu aproximadamente 50mm na cidade, mas nenhum registro foi apontado pela Funceme. O radialista Walter Lima, da Patu AM, foi quem passou a informação para o Diário do Nordeste. Segundo ele, durante toda a semana choveu no município, principalmente no período da manhã. Apesar de poucas, a chuva no meio da semana alagou algumas ruas e avenidas do Centro.
A situação mais preocupante ocorreu nas ruas das escolas da antiga Cenec e na rua da Escola Cônego. "A Rua da Nova Brasília foi uma das mais afetadas, onde os moradores aguardam saneamento básico e calçamento há mais de 17 anos", completou o radialista. Para esta segunda-feira, 21, a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no Centro-norte, principalmente no fim do dia. Nas demais regiões, haverá céu parcialmente nublado a claro. Para amanhã o predomínio será de céu entre parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea, mais uma vez em virtude da atuação da ZCIT.
A última previsão climática para o Ceará, divulgada pela Funceme abrange os dois últimos meses da quadra chuvosa e o primeiro mês da pós-estação (junho). Os primeiros meses do ano apresentaram déficit de precipitação. Em janeiro choveu somente 46,7, em fevereiro foram registrados 92,9mm e já em março houve precipitações de apenas 122,9mm.
Créditos ao Diário do Nordeste.Postagem Irleide Fama.