-->

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Apenas 25% dos contribuintes do Ceará já declararam o Imposto de Renda



Faltando menos de um mês para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), apenas 25,9% dos contribuintes do Ceará já acertaram as contas com a Receita Federal. O prazo vai até o dia 30 de abril.

De acordo com o órgão, até as 10h40 desta segunda-feira (7), 155.428 pessoas tinham enviado suas declarações. Quem perder o prazo para enviar a declaração paga uma multa mínima de R$ 165,74.

Até as 17h da última quinta-feira (3), mais de 6,4 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram enviadas à Receita Federal por contribuintes de todo o País. De acordo com o órgão, a maioria das pessoas deixa para a última hora e declara nos últimos 15 dias de prazo.

Como declarar

A declaração pode ser enviada pela Internet, através do Programa Gerador de Declaração, disponível no site da Receita ou pelos aplicativos para iOS e Android.


Segundo a Receita, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.

Emails falsos

Em nota oficial, a Receita afirmou que a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) continua sendo motivo para golpes na Internet. O órgão reforçou o alerta para que contribuintes não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas eletrônicas em nome do órgão.

A Receita Federal reforça o alerta de que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

Fonte: Diário do Nordeste