-->

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mercadinho foi assaltado em Limoeiro


No dia 29/04 (Terça-feira), por volta de 11h40min, na Rua Dr Gaspar de Oliveira, Nº 1100, no Bairro Bom Nome, o Mercadinho “o Carlinhos” foi assaltado.

Segundo informações 02(dois) indivíduos de capacete, armados com revólver, em uma motocicleta HONDA/FAN 150 de cor vinho, placa não anotada, adentraram em seu estabelecimento comercial e subtraíram uma quantia em dinheiro (não informada).

Créditos ao Blog do Tom Gurgel

Quatro homens reencontram parentes após 8 anos mantidos como escravos no RJ




Mantidos em condições subumanas e similares ao trabalho escravo, quatro homens reencontraram os parentes após oito anos de reclusão em uma fazenda em São Fidélis, no norte fluminense, onde não recebiam salário para servir aos patrões. Neste fim de semana, uma das vítimas fugiu do local e denunciou o caso à Polícia, que resgatou as vítimas e prendeu em flagrante os três suspeitos de cometer o crime.
— É uma alegria danada, dá até vontade de chorar. Tem muito tempo que não vejo meu pai — disse uma das vítimas.
Quando a polícia chegou ao local, no sábado (26), os agentes encontraram as vítimas deitadas no chão. Os quatro homens viviam em um quarto com duas camas, sem janela, fiação elétrica exposta, sem porta no banheiro, onde havia um sanitário quebrado. Neste ambiente, eles viviam enclausurados durante doze horas por dia. Além disso, as vítimas relatam que sofriam agressões do segurança da fazenda.
— Quando a gente não fazia um serviço que ele queria, ele mandava o capataz bater na gente – destaca Romário Mota.
O delegado que investiga o caso decretou prisão preventiva ao dono da fazenda, ao filho dele e ao capataz, por manter os trabalhadores em condições similares a escravidão. O proprietário do imóvel responde inquérito por receptação e ameaça. Os advogados dos suspeitos pediram habeas corpus para os fazendeiros, que podem ser soltos a qualquer momento.
Portal R7

Condenado agoniza antes de morrer após falha em injeção letal nos EUA


Um condenado à morte por injeção letal agonizou por mais de 30 minutos devido a complicações durante a execução da pena em Oklahoma, nos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (29). Segundo as autoridades penitenciárias, o corpo do homem teve rejeição à substância aplicada e ele morreu devido a um ataque cardíaco. A falha fez as autoridades adiarem a execução de um segundo detento, prevista para ocorrer em seguida.

Segundo o jornal local "The Oklahoman", Clayton Lockett, de 38 anos e condenado à morte pelo assassinato de uma jovem de 19 anos em 1999, se contorceu e teve convulsões quando recebeu a injeção, que continha uma combinação de substâncias que nunca havia sido utilizada em Oklahoma, antes de morrer.

O diretor de prisões, Robert Patton, ordenou a suspensão da execução de Clayton Lockett cerca de três minutos após a aplicação da injeção. Era a primeira vez que o medicamento midazolam era utilizado como parte de uma injeção – que continha três substâncias – em Oklahoma. A execução de Lockett cumpria um inédito protocolo de injeção letal, incluindo três produtos: um sedativo, um anestésico e uma dose letal de cloreto de potássio.


O diretor de prisões, Robert Patton, ordenou a suspensão da execução de Clayton Lockett cerca de três minutos após a aplicação da injeção. Era a primeira vez que o medicamento midazolam era utilizado como parte de uma injeção – que continha três substâncias – em Oklahoma. A execução de Lockett cumpria um inédito protocolo de injeção letal, incluindo três produtos: um sedativo, um anestésico e uma dose letal de cloreto de potássio.

Em março, os advogados de Lockett haviam conseguido o adiamento de sua execução por falta de anestésico para a aplicação da injeção intravenosa, mas o estado obteve a substância e decidiu mudar o procedimento de execução.

Diante do ocorrido, o diretor decidiu adiar, por 14 dias, a execução de Charles Warner, prevista para ocorrer na mesma norte, segundo informou Jerry Massie, porta-voz das prisões de Oklahoma, à agência de notícias France Presse. Warner recebeu a pena capital em 1997 pelo estupro e assassinato da filha de onze meses de sua companheira.

Esta seria a primeira execução dupla nos Estados Unidos no século XXI, já que a última vez em que a pena capital foi aplicada em dois condenados no mesmo dia foi em 9 de agosto de 2000, no Texas. Além disso, essa seria a primeira execução dupla no estado de Oklahoma desde 1937.

Nos últimos meses, aconteceram vários episódios de complicações na aplicação da pena de morte nos Estados Unidos. A maioria dos 32 estados onde a pena capital está em vigor no país estão tendo problemas para conseguir as substâncias com as quais são feitas as injeções letais convencionais. Com isso, alguns estados estão testando fórmulas alternativas e outros, inclusive, determinaram o uso obrigatório da cadeira elétrica se não houver medicamentos disponíveis.

Oklahoma mudou a lei que regulamenta a aplicação da pena de morte no final de março e permitiu o uso de cinco diferentes combinações de substâncias na injeção letal, após os problemas que ocorreram em suas primeiras execuções do ano.

No início de abril, o estado informou aos advogados dos condenados que utilizaria uma injeção letal com o anestésico midazolam, o paralisante brometo de pancurônio e cloreto de potássio, que interrompe o ritmo cardíaco.


Lockett e Warner processaram o estado por não terem recebido informações sobre onde o estado tinha adquirido os medicamentos, nem evidências de que estes remédios fossem seguros. A Suprema Corte de Oklahoma suspendeu então as execuções de ambos os réus, mas acabou cancelando sua decisão.

Fonte: G1


Tribunal Superior Eleitoral nega liminar a prefeito cassado de Itaitinga

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Otávio Noronha, indeferiu nesta terça-feira (28) o pedido de liminar, formulado em mandado de segurança, impetrado pelo prefeito cassado de Itaitinga Abel Cercelino (PPL), contra Acórdão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, responsável por retirar o mandato.
Com essa decisão, o novo prefeito Nilson de Lima (PROS) e o vice, Auricélio Leite (PT), continuam no cargo. O prefeito cassado é acusado de captação irregular de recursos na campanha eleitoral de 2012.
De acordo com a ação, na época foram distribuídas camisas e "sapos" padronizados, violando a Lei 9.504/1997, que estabelece as normas para as eleições.

Fonte: Ceará News 7


A JBS, dona da marca Friboi, confirmou nesta terça-feira (29) ter identificado um bovino com suspeita de estar contamidado com uma variante atípica da doença da vaca louca em uma unidade da empresa em Mato Grosso. O animal foi sacrificado antes do abate, e por isso não chegou ao consumidor final.

Caso se confirme, será o segundo caso da doença a ser registrado no Brasil. O anterior ocorreu em 2012 no Paraná.

A nota da JBS à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) esclarece que o caso é o mesmo que havia sido reportado pelo Ministério da Agricultura na semana passada. 

"A rígida fiscalização sanitária e a capacidade técnica da equipe impediu que o produto chegasse ao consumidor final, garantindo um total controle sanitário e alimentar", informa o documento entregue à CVM.

Os testes iniciais com o bovino, que tinha 12 anos de idade, indicaram a presença de marcação priônica – um indício da vaca louca. Amostras do animal foram, então, enviados um laboratório de Weybridge, na Inglaterra, para confirmação da suspeita.


Os resultados dos exames que devem confirmar ou descartar a suspeita devem ser conhecidos até o fim da semana, segundo uma fonte do setor. 

Às 17h54, as ações ordinárias da JBS recuavam 1,4%.

Suspeita coloca produto brasileiro na berlinda

A suspeita coloca a carne brasileira na mira dos compradores internacionais, que são um importante mercado consumidor do produto nacional. No primeiro trimestre deste ano, foram 382 mil toneladas de produtos negociados, totalizando receitas de US$ 1,652 bilhão nos primeiros três meses deste ano.

A confirmação da suspeita de um caso de vaca louca pela JBS causa agitação nesta terça-feira (29) na Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec). A entidade já vinha passando por uma semana de discussões depois que o Ministério da Agricultura reconheceu a possibilidade de existência de um animal contaminado em Mato Grosso. 

O presidente da JBS Mercosul, Miguel Gularte, afirmou, por meio do texto entregue à CVM, que o caso não deve representar impacto nas exportações ou no consumo de carne pelo mercado interno. 

A doença da vaca louca, chamada encefalopatia espongiforme bovina (EEB), é causada por uma proteína chamada príon, que pode ser transmitida a bovinos e caprinos quando alimentados com ração de farinha contendo carne e ossos de animais contaminados. Além de causar a morte dos animais, a EEB pode infectar seres humanos.


Procurados, o Ministério da Agricultura e a JBS não comentaram as informações.

Fonte: Economia - iG


Acidente deixa 12 estudantes mortos e quatro feridos no interior do MA



Doze pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente acontecido no início da noite desta terça-feira (29), na MA-303, entre Bacuri e Apicum-Açu, cidades localizadas no litoral norte do Maranhão.

Segundo testemunhas, por volta das 18h30, um caminhão transportando pedras se chocou de frente com uma caminhonete que levava estudantes do município de Bacuripara o povoado Madragoa. A Polícia Militar confirmou ainda que, com o impacto, o veículo com os alunos caiu em uma ribanceira, o que dificultaria o resgate das vítimas.

De acordo com a prefeitura da cidade de Bacuri, cerca de 30 estudantes estavam no veículo. Alguns dos feridos foram levados para o hospital municipal daquela cidade. E outras vítimas foram transferidas para o hospital da cidade de Cururupu.

A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) confirmou ao G1 que equipes da Secretaria de Saúde (SES), do Samu, além de outras cidades próximas já estão em Bacuri para auxiliar no atendimento aos feridos.

Em nota de pesar, a governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que está garantido apoio imediato e envio de equipes da SES e Secretaria de Educação (Seduc) para o local. “Ficamos todos muito tristes com essa tragédia, que abala não só as famílias de Bacuri, mas de todo o Maranhão”, afirmou.

Ainda segundo a nota, o governo determinou que fossem tomadas todas as providências, incluindo assistência social e psicológica às famílias das vítimas.

Fonte: G1 MA


Jogador Zico estará nesta quarta-feira no Cariri Garden Shopping





O Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers, receberá nesta quarta-feira, 30 de abril de 2014, às 16horas, vários ídolos e ex-jogadores famosos do futebol brasileiro. Entre eles: o meia Zico, ídolo nacional e considerado o maior futebolista brasileiro desde Pelé,  e ainda Flávio Conceição, Rolando Angelim, Amaral, entre outros.

Todos participam do jogo de despedida oficial do zagueiro Ronaldo Angelim nos gramados, que acontece também nesta quarta-feira. O ex-zagueiro irá participar de uma partida que está sendo chamada de “Jogo dos Famosos”, que tem o patrocínio do Cariri Garden Shopping. Além disso, o público que tiver interesse em conferir a partida de perto poderá adquirir os ingressos para o jogo na loja Hering do centro de compras. 

Serviço
JOGADOR ZICO ESTARÁ NESTA QUARTA-FEIRA NO CARIRI GARDEN SHOPPING


Data: 30 de abril de 2014 
Horário: 16horas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Morre aos 93 anos ex-presidente do Supremo Aldir Passarinho



O ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Aldir Passarinho morreu nesta terça-feira (29), aos 93 anos, em Brasília.

Ele estava internado em um hospital da capital federal, onde realizou na última quinta-feira umacirurgia de emergência, após ter o intestino perfurado durante uma diálise (processo de filtragem do sangue). O magistrado ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva, mas não resistiu.

Segundo familiares, o corpo deve ser velado no Supremo, mas, até o início da tarde, ainda não havia informações sobre o sepultamento.

Nascido no Piauí em 21 de abril de 1921, Aldir Passarinho era bacharel em direito. Teve diversos cargos no Executivo federal, como subchefe para Assuntos da Administração Geral, em 1964, até ingressar na magistratura, em 1967.

Passarinho foi nomeado em agosto de 1974 para o Tribunal Federal de Recursos, que depois mudou de nome para Superior Tribunal de Justiça (STJ). No tribunal de recursos, ficou até 1982, quando foi nomeado para o Supremo.

Ele assumiu a presidência do STF por dois meses, em 1991, quando deixou o cargo em razão daaposentadoria compulsória, ao completar 70 anos. O ministro também integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho da Justiça Federal.

Aldir Passarinho era pai do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Aldir Passarinho Júnior.

Fonte: G1 

Menino de dois anos fica 50 dias com bateria dentro do nariz

Um menino de dois anos de idade ficou por 50 dias com uma bateria de brinquedo dentro do nariz em Goiânia (GO). O material do objeto metálico vazou e causou lesões no septo nasal da criança.

Segundo o pai de Henrique, o corretor de imóveis Dihosley Silva Santos, 28, o produto químico da bateria, que era pequena e redonda, causou a perfuração total do septo nasal.

Ainda de acordo com o pai, o otorrinolaringologista que removeu a bateria disse que a reconstrução do septo de Henrique só será possível quando ele completar 16 anos. Até lá, provavelmente a criança enfrentará problemas de respiração, rinite e mau cheiro na cavidade nasal.

Incidente

As queixas de Henrique começaram em fevereiro. Ele apresentava febre, coriza no nariz e respirava apenas pela boca.

A criança foi submetida a cinco atendimentos mas nenhum dos médicos constatou a presençado objeto no nariz. A avaliação dada pelos profisisonais que atendiam o garoto era de sinusite, resfriado, virose e anemia.

O pai informou que nenhum médico examinou o nariz da criança ou pediu um raio-X, que poderia identificar o objeto metálico. "Minha mulher chegou a pedir o raio-X, mas o médico disse: "Não, mãe, porque ele é muito pequeno"", afirma o pai de Henrique.

O caso só foi descoberto no começo de abril. No dia 1º daquele mês, Henrique brincava em um pula-pula. Ele caiu na própria lona do brinquedo e chorou de dor. No dia seguinte, a professora da creche viu no nariz um material metálico. "Acho que, com o impacto do pula-pula, a bateria desceu e ficou visível", disse.

A criança foi então levada, pela sexta vez, ao mesmo pronto-socorro. Desta vez, foi marcada cirurgia no dia seguinte para remoção da bateria.

Processo

A família do garoto pretende processar a Unimed de Goiânia, sob o argumento que o menino foi atendido seis vezes no pronto-socorro infantil do convênio sem que o objeto tivesse sido identificado pela equipe médica.

Questionada, a Unimed Goiânia não informou se abriu algum procedimento para identificar possíveis erros no atendimento. Em nota, disse apenas que "está atenta ao fato ocorrido" com a criança e que "está tomando as providências cabíveis".

A família diz não saber como o garoto introduziu a bateria no nariz.

Prevenção

Aspirar ou engolir moedas, baterias e objetos plásticos não é uma situação rara entre crianças pequenas, segundo o médico Alessandro Danesi, pediatra da equipe do Hospital Sírio-Libanês.

No caso de pilhas e baterias, o perigo é que esses objetos contêm material radioativo, que podem ser absorvidos pelo organismo, lesionar mucosas ou cartilagens e provocar infecções graves.

Prevenir este tipo de incidente, diz o pediatra, deve ser prioridade para os pais assim que o bebê começa a engatinhar.
"Precisa colocar redes e travas em casa, evitar objetos pequenos espalhados no chão e tomarcuidado com produtos de limpeza, porque podem lesionar o trato digestivo".

Outro ponto é observar sinais na criança doente (secreções, por exemplo) e valorizar o que o paciente, mesmo pequeno, está informando --como se ele aponta ou cutuca o nariz. "Não é possível voltar várias vezes ao pronto-socorro com a criança mostrando a mesma queixa e que não seja nada".

Fonte: Diário do Nordeste  



A um dia fim do prazo, um em cada cinco contribuintes ainda não enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a Receita Federal, cerca de 21,7 milhões de contribuintes entregaram o documento até as 17h de hoje (29), o que equivale a 80,4% dos 27 milhões de declarações esperadas neste ano.
Apenas nas últimas 24 horas, 2,6 milhões de contribuintes acertaram as contas com o Fisco. O envio vai até as 23h59min59s da próxima quarta-feira (30). Quem perder o prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
Está obrigado a declarar quem recebeu R$ 25.661,70 em rendimentos tributáveis no ano passado, o que dá R$ 1.974,28 por mês incluído o décimo terceiro salário. Também deve declarar quem recebeu mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte ou obteve ganhos de capital e ganhos em operações na bolsa de valores.
O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários começou em 6 de março, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.
Agência BrasilROBERTO MOREIRA

Policia descobre sitio que servia de esconderijo para motos e carros roubados em Russas



Hoje, terça-feira dia 29 de abril de 2014, no período da tarde a policia militar de Russas através do POG e FTA sob o comando do tenente Veiga que receberam informações anônimas da população, e logo em seguida a policia fez diligencia na área do distrito de Bonhiu, mas precisamente na comunidade de Lagoa da Barra a policia localizou em uma residência no local vários produtos de roubo. Entre eles: Uma espingarda calibre 36 com vários cartuchos deflagrados, mais munições, um animal (Peba), um cachorro (Que servia para ajudar o grupo na hora de roubar ovelhas) três passarinhos em gaiolas, dois tanques de moto, uma carcaça, duas motocicletas, uma paralama de motocicleta, duas placas de automóveis roubados, um saco de 60 litros cheio de capas para celular e mais três registros de veículos e outros objetos. Esses objetos foram encontrados com Francisco Iran de Freitas (Conhecido por Sasa) de 26 anos, natural de Russas. Os policiais conduziram o mesmo até a DRPC para lavrar o flagrante.







Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama



Marco Civil da Internet: O Brasil na vanguarda

Na última semana, sancionei a lei que estabeleceu o Marco Civil da Internet. Esta é uma lei extremamente importante para a sociedade brasileira, porque estabelece os direitos e as responsabilidades, tanto dos usuários quanto dos provedores de internet. Com ela, o Brasil tem, a partir de agora, um instrumento efetivo para garantir a liberdade de expressão, o respeito à privacidade das pessoas e das empresas, e também, o respeito aos direitos humanos na internet. O conceito básico desta lei é que a internet não tem donos, ela pertence a todos. O Brasil, aliás, está na vanguarda dessa legislação, que consolida a internet como um espaço livre e democrático, o que é essencial para a participação social, para a inovação e, principalmente, para o exercício da cidadania.

Foi também muito importante ter sancionado a lei durante o evento chamado de Net Mundial, o Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, que contou com a participação de representantes de governos, do setor privado, de organizações sociais e cientistas de quase uma centena de países. A repercussão foi excelente. O Marco Civil brasileiro foi saudado como um exemplo para o mundo, um instrumento importantíssimo para aperfeiçoar e democratizar a governança global da internet, para construir consensos e torná-la cada vez mais aberta, multissetorial, multilateral, democrática e transparente. Esses são objetivos com que o mundo tem de se preocupar imediatamente face aos inaceitáveis e condenáveis episódios recentes de monitoramento e espionagem na rede.
O Marco Civil da Internet garante a privacidade dos internautas, o que significa que os dados dos usuários da internet colhidos aqui no Brasil estarão protegidos, não importa onde estejam armazenados. Com isso, a partir de agora, qualquer cidadão que tiver seus dados utilizados e divulgados sem sua expressa autorização pode recorrer à Justiça para exigir a proteção de seus direitos.
Além disso, o Marco Civil garante que qualquer pessoa poderá se expressar livremente nos chamados espaços virtuais, o que é importante para o processo de amadurecimento de qualquer democracia e, em particular, da nossa. Mais que isso, ele leva para o ambiente virtual a mesma regra que vale para qualquer espaço público: as pessoas são responsáveis pelo que dizem e fazem. Com isso, cria-se um equilíbrio entre as garantias constitucionais de proteção da liberdade de expressão e de proteção da intimidade, da honra e da imagem das pessoas. Se alguém se sentir caluniado no meio virtual pode recorrer à Justiça e, como a repercussão de qualquer questão na internet é muito rápida, a lei prevê um procedimento simplificado para a tomada de decisão por meio de juizados especiais.
O Marco Civil também traz uma regra específica para a retirada de imagens não autorizadas contendo, por exemplo, cenas de pedofilia e cenas de nudez. Nesse caso, a pessoa que tiver sua intimidade indevidamente exposta poderá solicitar diretamente ao responsável pelo site a imediata retirada das imagens do ar. Se o responsável não o fizer, responderá civil e criminalmente junto com o autor da postagem.
A neutralidade da rede é outro ponto consagrado pelo Marco Civil. É uma grande conquista que nós, depois de um amplo debate, conseguimos tornar consensual. O princípio da neutralidade estabelece que o provedor tem que oferecer a internet sem limitar os serviços que possam ser acessados pelos usuários. O provedor tem que garantir acesso amplo, geral e irrestrito a todos os sites, a todos os serviços, sem discriminação, dentro da velocidade que foi contratada. Todos devem poder trocar informações com todos na internet, sem bloqueio, sem interferência, sem censura.
O poder de escolher o que quer acessar na internet é do usuário, seja ele rico, pobre ou mediano, e não da empresa que está vendendo a conexão. Por isso, defendemos a neutralidade da rede. E conseguimos esta vitória, que é do Brasil e dos brasileiros. Faço questão de ressaltar o trabalho dos deputados e senadores que nos ajudaram a tornar o Marco Civil da Internet uma realidade.
Vale enfatizar aqui que o Marco Civil é mais uma importante resposta à crescente demanda de participação da sociedade na política. É um instrumento para ampliar o acesso à rede, garantir a liberdade de expressão, o respeito aos direitos humanos, a diversidade cultural, étnica, religiosa. Isto é fundamental para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. A internet deve estar sempre a serviço da sociedade, da democracia, da inclusão social, da paz e da liberdade. Internautas, Hi-five!
 Créditos ao Blog Roberto Moreira

Palácio do Planalto vai apoiar Eunício para o governo do Ceará

Numa reunião que começou na segunda-feira e terminou na madrugada desta terça-feira no Palácio do Planalto, foi realizado o primeiro encontro para definir o nome do candidato ao governo do Ceará em 2014 que terá o apoio de Lula, Dilma e do PT cearense.
Estavam na reunião a presidente Dilma, o ministro Aloizio Mercadante, Cid e Ciro. A conversa foi franca e aberta, segundo me contou um petista que recebeu o relato da reunião. Dilma teria solicitado aos irmãos Cid e Ciro uma compreensão para que apoiem um novo projeto no Ceará que terá Eunício como candidato ao governo.
Na negociação, a chapa terá ampla participação do PROS com direito a indicar o candidato ao Senado e participação nas gestões federal e estadual. Cid e Ciro deixaram o encontro prometendo respostas e avaliações de cenários.
O projeto de Cid e Ciro passa por Sobral e seus nomes são Leônidas, Izolda e Zezinho Albuquerque.
Roberto Moreira.

Lula é o Lula



O repórter do programa CQC da Band foi à Salamanca, na Espanha, registrar a entrega do título de professor Honoris causa ao ex-presidente Lula.
O repórter fez duas perguntas: 1- É mais difícil ganhar a Copa ou a eleição? Lula respondeu – Vamos trabalhar para ganhar a Copa e a eleição. 2 – O senhor acha mesmo que o Brasil ganha a Copa? Resposta genial do Lula – O Brasil é um país solidário, não quer ganhar todas as Copas.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Dilma propôs a Cid e Ciro vagas no senado e na vice governadoria na chapa encabeçada por Eunício

avaliação no Palácio do Planalto é que cresceram as chances do governador Cid Gomes aceitarapoiar a candidatura de Eunício ao governo do Ceará. Cid pediu prazo - mas não rejeitou de bate pronto - à presidente Dilma para respondê-la se aceita o seu pedido de apoiar a candidatura do senador Eunício Oliveira.

Durante encontro de Cid Gomes, Dilma e o secretário de saúde Ciro Gomes, tendo como testemunho o ministro da Casa Civil Aluízio Mercadante, a presidente da República apresentou sua proposta: Cid indica um candidato à vice ou Senado. Ela escolhe o primeiro suplente de senador e Eunício é o candidato dos dois ao Governo do Ceará.

Surpreendeu Cid o apelo de Dilma para que ele refletisse sobre sua solicitação de não rachar sua base no Ceará. A presidente afirmou que é fundamental para sua reeleição contar com sua ajuda nesse processo. O governador do Ceará prometeu pensar sobre o apelo presidencial.


Créditos Roberto Roberto Moreira.

Presidente Dilma otimista com apoio de Cid a Eunício



avaliação no Palácio do Planalto é que cresceram as chances do governador Cid Gomes aceitarapoiar a candidatura de Eunício ao governo do Ceará. Cid pediu prazo - mas não rejeitou de bate pronto - à presidente Dilma para respondê-la se aceita o seu pedido de apoiar a candidatura do senador Eunício Oliveira.

Durante encontro de Cid Gomes, Dilma e o secretário de saúde Ciro Gomes, tendo como testemunho o ministro da Casa Civil Aluízio Mercadante, a presidente da República apresentou sua proposta: Cid indica um candidato à vice ou Senado. Ela escolhe o primeiro suplente de senador e Eunício é o candidato dos dois ao Governo do Ceará.

Surpreendeu Cid o apelo de Dilma para que ele refletisse sobre sua solicitação de não rachar sua base no Ceará. A presidente afirmou que é fundamental para sua reeleição contar com sua ajuda nesse processo. O governador do Ceará prometeu pensar sobre o apelo presidencial.

Ceará News.

Conselho Nacional de Justiça




O Ministério Público Federal no Espírito Santo conseguiu na Justiça obrigar a União a implantar protocolo clínico e viabilizar imediatamente no Sistema Único de Saúde (SUS) o acesso a análogos de insulina de longa e curta duração aos portadores de diabetes Mellitus tipo 1, instável ou de difícil controle. 

Tiroteio no Sítio Marquinho em Limoeiro



Ontem, dia 29/04, por volta de 21h30min, na Localidade de  Sítio Marquinho, dois rapazes em uma moto Honda Bros e outro em uma Honda Pop 100 efetuaram vários disparos.

A polícia foi acionada, quando chegou ao local, encontrou cerca de 16 cápsulas no chão, foram realizadas diligências, mas sem êxito.
blog do tom

Prazo do IR termina amanhã; veja 10 bobagens que contribuintes declaram Contribuintes informam gastos com material escolar e até com amante. Informações incorretas podem levar contribuinte à malha fina.

Na tentativa de receber mais restituição, pagar menos Imposto de Renda ou mesmo por falta de conhecimento, os contribuintes acabam declarando algumas “bobagens”, que não são aceitas pelaReceita Federal. O G1 reuniu em uma lista dez tipos de dados que os contribuintes informam em vão, com a ajuda de Rogério Kita, sócio-diretor da PKF NK e Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

Ao cometer um erro no preenchimento da declaração de Imposto de Renda, o contribuinte poderá ser obrigado a pagar uma multa de até 75% sobre o valor devido, mais juros. Porém, quem deliberadamente sonega o IR, correrá o risco de ter de pagar uma multa maior, mais pesada e, dependendo da situação, ainda pode ser processado na esfera criminal e ser preso", explica Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon-SP.
1) Gastos com saúde: O contribuinte inventa gastos com saúde que podem ser dedutíveis ou declararam sem ter comprovantes. Para despesas médicas, não há limite de dedução. De acordo com a Receita Federal, só são aceitos como prova de despesas cópias de cheques usados no pagamento ou extrato bancário.

2) Despesas com animais: Há contribuintes que tentam declarar os gastos que tiveram com animais de estimação como se fossem seus dependentes, o que é não é aceito pela Receita Federal. "Poderá ser lançado os gastos com os pets apenas para justificar gastos, não havendo nenhuma hipótese de utilizar os valores gastos para poder deduzir o imposto pago ou aumentar o valor do imposto retido", reforça Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon-SP.
3) Valores errados por falta de atenção: O contribuinte lança valores de, por exemplo, rendimentos tributáveis, imposto retido, na ficha de rendimentos tributáveis diferentes daqueles relacionados nos informes de rendimento. Se os dados estiverem diferentes, é possível que a declaração caia na malha fina.
4) Dependente que não é dependente: Há casos de contribuintes que, de propósito ou por falta de conhecimento, declaram como dependentes pessoas de fora da família ou mesmo tios, sobrinhos, primos, por exemplo. Sem a devida tutela judicial, a Receita Federal não aceita esse tipo de declaração. Podem ser dependentes os companheiros, filhos até 21 anos (ou 24 anos, se estiverem cursando a universidade). Também podem ser incluídos os menores de idade de quem se tenha guarda judicial.

5) Material escolar: O material escolar não constitui dedução legal e, por falta de previsão legal, não se enquadra como "despesas com instrução". Nas despesas com educação (ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, o que engloba graduação e pós-graduação), o limite individual de dedução é de até R$ 3.230,46 na declaração de IR deste ano.

6) Benfeitorias não realizadas de fato: Muitos contribuintes aumentam o valor dos "bens imóveis" declarados, informando benfeitorias que não foram realizadas para diminuir o imposto sobre o ganho de capital em uma futura venda. "Um erro comum que muitos acham que podem ser declarado, por exemplo, é a valorização monetária de um imóvel. O contribuinte acha que pode valorizar seu bem em função do aumento de preço do mercado, mas esta pratica não se aplica aos bens constantes na declaração", explica Rogério Kita, sócio-diretor da PKF NK.
7) Amante como dependente: O contribuinte insiste em declarar a pessoa de sua relação extraconjugal como dependente, alegando que era ele quem pagava todas as despesas dela. "A amante só pode ser considerada dependente se também for considerada parceira, ou seja, tiver uma união de mais de três anos e o contribuinte tiver algum gasto dedutível com ela", reforça Rogério Kita, sócio-diretor da PKF NK.
8) Despesas com aulas de idiomas: As despesas com aulas de inglês ou outras línguas não são dedutíveis. As instituições que prestam esse tipo de serviço informam a natureza dos serviços à Receita Federal, que realiza o cruzamento das informações de forma eletrônica. São consideradas despesas com educação os gastos com ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, o que engloba graduação e pós-graduação.
9) Um mesmo filho nas declarações de pais separados: Há casos de pais e mães que insistem que os filhos têm que aparecer como dependentes nas duas declarações. Diante dessa situação, o ex-marido e a ex-mulher devem entrar em um acordo para deduzir gastos com dependentes na declaração de um ou de outro. A Receita não permite que um único dependente apareça em duas declarações distintas.
10) Despesas maiores que a renda: É comum casos de contribuintes que aumentam as despesas na declaração para também aumentar o valor da restituição. "A Receita poderá entender que há alguma espécie de erro ou até mesmo sonegação para ter despesas maiores que a receita", diz Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon-SP.
G1

Apenas 14,1% da população está interessada nas próximas eleições

pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (29) mostra que apenas 14,1% da população brasileira está interessada na eleição para presidente da República.

De acordo com o levantamento, o número é menor do que o registrado na última pesquisa, realizada em fevereiro deste ano.


Veja o gráfico abaixo:

Créditos Ceará News.


Cuidados com a gripe devem ser mantidos durante período de chuva



Quanto mais cedo receberem a vacina maiores são as chances de proteção contra a influenza no período das chuvas daquelas pessoas integrantes dos grupos populacionais prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada no dia 22 de abril.


Isso porque, em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas, embora em idosos os níveis de anticorpos possam ser menores. Os níveis declinam com o tempo e se apresentam aproximadamente duas vezes menores após seis meses da vacinação. No Ceará, a meta é vacinar 80% do público-alvo de 1.995.760 pessoas.
 
A maior incidência de infecções respiratórias nos períodos chuvosos é causada pela tendência à aglomeração das pessoas em lugares com janelas e portas fechadas para se proteger. Nesses ambientes mal ventilados, a proximidade das pessoas facilita a transmissão de vírus e bactérias. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou através das mãos ou objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). 


Os vírus influenza estão presentes nas secreções respiratórias eliminadas por pessoas infectadas. A transmissão é muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados. De acordo com o Ministério da Saúde, estudo recente evidenciou que os vírus podem sobreviver por meses em superfícies lisas não porosas. A sobrevida é maior em baixas temperaturas e condições de alta umidade.


A vacinação anual é recomendada para proteção contra a influenza, sendo recomendada para os grupos alvos definidos pelo Ministério da Saúde, mesmo que já tenham recebido a vacina na temporada anterior, pois se observa queda progressiva na quantidade de anticorpos protetores.

Ceará News.