-->

sexta-feira, 28 de março de 2014

Funceme registra chuva em 45 municípios nesta sexta-feira (28)




A Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, entre 9h de quinta (27) e 9h desta sexta (28), chuva em 45 cidades do Estado. A maior precipitação foi medida em Aracati: 55 mm.
Os municípios de Missão Velha, Barbalha, Crato e Fortaleza também somaram um número significativo de chuvas, com 40 mm, 37 mm, 35 mm e 33 mm, respectivamente.
Prognóstico mostra irregularidade até junho
De acordo com o prognóstico da Funceme, a maior probabilidade é de que as chuvas fiquemabaixo da média histórica no trimestre que abrange os meses de abril, maio e junho na maior parte do Ceará, numa área que se estende da Região Central ao Sul do Estado.
Apenas na parte Noroeste, entre o Litoral Norte a Região da Ibiapaba, os modelos sugerem maior probabilidade de chuvas em torno da média histórica. “Nosso esforço é em gerar previsões mais frequentes e informar ao Governo e à sociedade. A maior preocupação é com os níveis dos reservatórios, que apesar de discreta elevação, permanecem críticos”, ressaltou Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.
Conforme o órgão, os dados preocupam, já que os primeiros meses do ano apresentaram déficit de precipitação no Estado. Em janeiro, quando a média histórica é de 98,7 mm, choveu somente 46,7. A média em fevereiro é de 127,1 mm e foram registrados 92,9 mm. O mês de março ainda não terminou, mas a média mensal é de 206,2 mm e houve precipitações de apenas 122,9 mm em 27 dias.
Créditos Diário do Nordeste.