-->

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

MPCE realiza palestras do PROPOA em Morada Nova e Limoeiro do Norte



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), realiza nesta semana mais duas reuniões do Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (PROPOA). Na quinta-feira (18/10), o encontro acontecerá em Morada Nova, e na sexta (19/10), em Limoeiro do Norte.

A importância sanitária de produtos de origem animal, a legislação, a responsabilidade do produtor e do consumidor, o novo regulamento de Inspeção Industrial Sanitária e o Selo de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal serão temas tratados durante os encontros.

As duas palestras serão proferidas pelo integrante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Maria dos Santos Filho, doutor em Medicina Veterinária e mestre em Ciência dos Alimentos. A equipe do Decon também estará presente para orientar consumidores e fornecedores sobre a importância do consumo saudável dos produtos de origem animal e os riscos de consumir um produto inadequado.


“Toda a população está convidada para participar desses eventos, nos quais iremos tirar todas as dúvidas referentes a esse tipo de consumo e também daremos orientação no sentido de saber reconhecer se aquele produto que a população está consumindo é entregue, distribuído e comercializado da forma mais correta possível”, explica o diretor de fiscalização do Decon, Pedro Ian Sarmento.
Com viés educativo, o PROPOA foi lançado em 4 de setembro deste ano e tem como objetivo orientar os consumidores, produtores e comerciantes sobre a segurança dos alimentos de origem animal e a correta procedência e identificação dos produtos, visando à integridade da saúde da população e a diminuição da incidência de produtos de origem animal clandestinos no Ceará.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (Seapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adragri) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE).
Áudio 1 – Pedro Ian Sarmento – diretor de fiscalização do Decon – sobre finalidade do Propoa
Áudio 2 – Pedro Ian Sarmento – diretor de fiscalização do Decon – sobre funcionamento do projeto
Áudio 3 – Pedro Ian Sarmento – diretor de fiscalização do Decon – sobre data e local das palestras

SERVIÇO

Reunião do PROPOA em Limoeiro do Norte
Data: 19 de outubro de 2018 (sexta-feira)

Hora: a partir das 9 horas

Local: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). Endereço: Av. Dom Aureliano Matos, nº 2060 – Bairro João XXIII, Limoeiro do Norte – CE.

ELEIÇÕES 2018 - UM SHOW DE DEMOCRACIA


O comentário do Aquino

Uma vitória acachapante da DEMOCRACIA BRASILEIRA que calou a boca de muitos que pessimistas e que agiram sem ponderar as consequências de suas manifestações, por vezes radicais e extremistas até. As críticas improcedentes, não só locais como também da parte de alguns jornais de outros países, queriam ver o caos instalado. Deram-se mal! Agora, unidos, olhemos para frente visando melhores perspectivas para TODOS, indistintamente!

Doravante, que o nosso Presidente, que é de todos, assuma seus compromissos de campanha ou se lhe exigiremos o cumprimento criterioso no que tiver ao nosso alcance. Que nossas instituições como o Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Conta e demais instituições tenham seus poderes fiscalizatórios assegurados, nisto confiamos. Nossa Imprensa, que isenta e livre como pressupomos e imperioso que se faz, continue vigilante para que tenhamos um processo democrático e livre de CORRUPÇÃO - nosso mal maior e que já atacado, basta que vejamos os que estão presos cumprindo suas penas merecidas. Cada município deverá ter seus órgãos representativos dos munícipes ocupados em elencar suas prioridades nas áreas de Saúde, Educação, Segurança, em especial e que os administradores deem a preferência cabida na execução das proposições apresentadas.

Restará também a cada um de nós cidadãos brasileiros, onde quer que atuemos, fiscalizar e denunciar aqueles que transgredem já que essa atitude, imprescindível, redundará em benefícios para toda nossa Sociedade. É a nossa Pátria que tem que se superar e contando com o nosso abnegado apoio e até mesmo relativo sacrifício. Ou atuamos conjuntamente, em estrita consonância com as intenções superiores e constitucionais ou teremos nossos destinos desvirtuados à falta de nossa particular diligência visando o bem COLETIVO. Atentem para que foi relevante, convém destacar, o depuro feito no Senado e Câmaras. Que NOVAS mentes atentem para nosso povo com maior esmero e carinho!

Parabéns povo brasileiro, parabéns Brasil e que sejamos um exemplo para as demais nações que padecem de sofrimentos atrozes, no mundo inteiro, à falta de desvelos, maior parte dos que as administram.

Não existem derrotados, todos terão novas oportunidades, é a Democracia!

VIVA BRASIL! PARABÉNS AOS BRASILEIROS!!!


José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO


Russas CE 18 10 2018

ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
CONSULTOR DE VENDAS
COZINHEIRO DE RESTAURANTE
COZINHEIRO INDUSTRIAL
OPERADOR DE CAIXA
REPOSITOR DE MERCADORIAS
VENDEDOR PORTA A PORTA
SINE/IDT de RUSSAS - Rua Cel. Araújo Lima, 1458A Centro.   Atendimento - 07:30 às 14:00   
Blog; Erivando Lima

Quixadá CE plantão policial 18 10 2018


SOLONÓPOLE ACIDENTE DE TRÂNSITO (CAPOTAMENTO)

Hoje 18/10/2018, por volta das 07 h 30 min, fomos informados via 190, sobre um acidente de trânsito, ocorrido na CE 371, próximo ao Distrito de Pasta. De imediato foi acionada a composição da Vtr 9192. Que fizeram deslocamento ao local e constataram a veracidade dos fatos. O veículo envolvido foi um Fiat/Tem pra, 1993, de cor vermelha. O condutor do veículo trata-se do senhor José, residente em Fortaleza-CE. O qual informou que seguia em direção à cidade de Orós, quando ao desviar de um buraco na via, perdeu o controle do veículo, vindo a capotar saindo do lado contrário da rodovia, o mesmo estava na companhia de sua esposa e que não sofreram nenhuma lesão. No local havia uma equipe do SAMU.




QUIXADÁ INTERVENÇÃO POLICIAL

Hoje por volta das 09 h 45 min, a equipe do Raio 01, visualizou saindo do mutirão do bairro Campo Velho, um veículo Fiat Chonos, de cor vermelha, os policiais tentaram abordar o veículo que estava em atitude suspeita, porém os ocupantes se evadiram em direção a Av. Jesus Maria e José, e tomaram rumo a BR 122 que liga a cidade de Quixadá a Ibaretama, quando na entrada da localidade de Timbaúba, zona rural de Quixadá, com apoio da composição do Raio A15, conseguiram interceptar o veículo, sendo que neste deslocamento, os dois ocupantes do automóvel efetuaram vários disparos contra os policiais, que revidaram a injusta agressão, os dois indivíduos foram baleados, sendo ambos socorridos pela VTR A15 ao Hospital Euasio Barroso, onde vieram a óbito, até o presente momento apenas um deles foi identificado, sendo o ex presidiário F. T. S. P, residente em Quixadá, com eles foram apreendidas duas armas de fogo: 1ª uma pistola da marca Taurus, Cal. 9 mm, oxidada com numeração raspada e 2ª um revólver da marca Taurus, Cal. 38, oxidado, com capacidade para seis tiros, com seis munições deflagradas. Os corpos foram recolhidos pelo rabecão ao IML da cidade de Quixeramobim, e o material apreendido foi conduzido a DRPC, onde foi apresentado a autoridade competente, que adotou as medidas legais.

MPCE desarticula quadrilha que cometeu golpes em idosos para financiar campanha de prefeito


A investigação verificou que a organização criminosa subtraiu ao menos R$ 300 mil das vítimas

A Operação Caixa 2, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) nesta quinta-feira (18), desarticulou uma quadrilha que cometeu golpes em idosos para financiar a campanha do prefeito de Pentecoste, João Bosco Pessoa Tabosa, eleito em 2016. A primeira dama, o presidente da Câmara de Vereadores e funcionários do Banco do Brasil foram afastados dos seus cargos por decisões judiciais.

A investigação verificou que a organização criminosa subtraiu ao menos R$ 300 mil de idosos. Segundo o promotor de Justiça de Pentecoste, Jairo Pereira Pequeno Neto, o grupo criminoso era chefiado pelo prefeito do Município; pela primeira dama, Maria Clemilda Pinho de Souza; pelo vereador e presidente da Câmara, Pedro Hermano Pinho Cardoso, que também é sobrinho de João Bosco; e pela ouvidora municipal e cunhada do prefeito, Maria Clara Rodrigues Pinho.

Abaixo da família, na estrutura da quadrilha, vinham dois funcionários do Banco do Brasil, Igor de Castro e Silva Marinho e José Elierto Correia, e o casal Maria da Conceição Domingos Sousa e Moisés da Silva Gomes. O grupo é acusado de realizar uma série de estelionatos em idosos do Município, a partir de empréstimos e adiantamentos de 13º salários sem autorização das vítimas.

“As irmãs Clara Pinho e Clemilda Pinho eram as articuladoras da associação criminosa, tendo sido elas as responsáveis por contratar Maria Conceição e sugerir-lhe a aplicação dos golpes; Maria Conceição e Moisés ficaram responsáveis por ganharem a confiança dos idosos, contrair os empréstimos, efetuar os saques e entregar os valores às autoridades; Igor de Castro e José Elierto, responsáveis por alterar as biometrias dos idosos, bem como alterar a margem de contratação de empréstimos e saques nos caixas eletrônicos dos clientes do Banco do Brasil; e João Bosco e Pedro Cardoso, foram os principais beneficiados do esquema, uma vez que todo o dinheiro angariado era destinado as suas campanhas eleitorais”, resume o promotor Jairo Pequeno Neto.

O juiz Caio Lima Barroso determinou o afastamento da primeira dama, do presidente da Câmara e da ouvidora municipal dos cargos por 180 dias, bem como impediu que eles se aproximassem de quaisquer órgãos públicos nesse período. Os dois bancários foram afastados por 60 dias. O prefeito João Bosco teve os bens sequestrados e os oito investigados tiveram o sigilo bancário quebrado, por determinação judicial.
A Promotoria de Justiça de Pentecoste e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com apoio da Polícia Civil, também cumpriram dois mandados de busca e apreensão, na Câmara dos Vereadores e na residência de Clara Pinho e Pedro Cardoso. Documentos e mídias foram apreendidos para investigação.

Funcionária 'fantasma' concede colaboração premiada

A operação evidenciou ainda um esquema de funcionários fantasmas na Câmara Municipal de Pentecoste, isto é, pessoas que nunca trabalharam no órgão legislativo estavam na folha de pagamento recebendo salário. Conforme o representante do MPCE, uma dessas pessoas "fantasmas” era Maria da Conceição que ganhava esse valor como forma de contraprestação pelos serviços prestados na campanha eleitoral do presidente da Câmara. “Pedro continuou a repassar o pagamento para Conceição mesmo depois que esta teve a sua prisão preventiva decretada, com o objetivo de evitar que a estelionatária fosse presa e citasse o seu nome no esquema”, declara o promotor.

Maria da Conceição foi a primeira do esquema criminoso a ser presa e, com a colaboração premiada dela, o órgão ministerial teve acesso a fotos e vídeos que demonstraram a participação das autoridades municipais e serviram como base para concessão das medidas judiciais autorizadas pela Justiça.

Red; DN

Quixadá CE plantão policial 9º BPM


QUIXADÁ ROUBO E RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA 

Hoje dia 18/10/2018, por volta de 00 h 45 min, o COPOM foi informado pela própria vítima, do roubo de uma motocicleta. A vítima o Sr. B. DE S. M., Solteiro, natural de Lavras da Mangabeira, Comerciante, residente na Rua Rodrigues Júnior, centro Quixadá-CE, próximo ao Banco do Brasil, o mesmo informou que trafegava na motocicleta HONDA/CG 150  da empresa SUPER GÁS BRAZ, de cor branca, com adesivos de cor Laranja, de placa, PMT5201, Ano/Mod. 2015, inscrição de Fortaleza, Quando foi abordado por dois indivíduos, morenos, magros, com uma pistola aparentemente de brinquedo, próximo do cruzamento da Rua José Alencar com a Rua Clarindo de Queiroz, Centro, Quixadá-CE. Os indivíduos tomaram a citada motocicleta, um relógio marca Invicto, a carteira contendo seus documentos e a quantia de R$ 530,00 (quinhentos e trinta reais) em dinheiro. Foi acionado a composição da CP 9321, que foi ao local colheu as informações em seguida diligenciaram e através de uma ligação anônima conseguiram localizar e recuperar a motocicleta que estava jogada em uma vala no Loteamento Renato Carneiro, em seguida a motocicleta foi conduzida para a DRPC de Quixadá.



QUIXERAMOBIM CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – LEI MARIA DA PENHA 

Ontem dia 17/10/2018 (quarta-feira) por volta das 21 h 30 min, o permanente do PPM de Quixeramobim-CE, foi informado via 190 acerca de um Crime de Violência Doméstica que estava ocorrendo na Rua Antônio Bernardo de Almeida, bairro Monteiro de Morais, Quixeramobim-CE, onde um indivíduo agredia verbalmente sua genitora, bem como a ameaçava, de imediato, a composição da CP 9331, foi acionada e encaminhada ao local da ocorrência.  Ao chegar no referido local, foi constatado a veracidade da queixa, bem como foram localizadas e identificadas a vítima e acusado; A vítima foi identificada pelo nome de M. de L. P. da S., viúva, aposentada, natural de Quixeramobim-CE, residente no mesmo endereço acima citado. O acusado foi identificado pelo nome de F. M. R. da S.,solteiro, natural de Quixeramobim-CE, residente na Rua Dom Hélio Campos, bairro Monteiro de Morais, Quixeramobim-CE. Foi efetuado a prisão do acusado e em seguida, conduzido juntamente com a vítima à Delegacia Regional de Polícia Civil, situada na cidade de Quixadá-CE, onde foram apresentados e entregues à Autoridade Policial de plantão da referida DRPC de Quixadá.



ARACATI-CE PRISÃO POR DESCUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL
Por volta das 13 h do dia 17 de Outubro de 2018, a composição da viatura CP 1772; foi solicitada via 190, a comparecer ao Fórum de Fortim, para prender KALINA BARROS BRAGA, ela, submetida à prisão domiciliar, descumpriu tal decisão judicial, fato que motivou o Juiz de Direito da Comarca de Fortim, SILMAR LIMA CARVALHO, a revogar o benefício outrora concedido e mandar recolher tal infratora à Cadeia Pública de Fortim. 





FORTIM-CE ACIDENTE DE POLICIAL MILITAR TRAJETO CASA-TRABALHO

Ontem dia 17/10/2018 por volta das 6 h, a 2.ª Cia/1.º BPM foi informada que o SD PM, estava saindo do Pontal do Maceió, na cidade de Fortim-Ce, para o serviço na sede em Aracati, em seu veículo Hyundai, modelo HB20, cor vermelha, placas PNL 0411,  envolveu-se em um a acidente de trânsito, após a entrada da comunidade da Barra, ainda na cidade de Fortim. 
Segundo o SD PM , nesse horário, estava ocorrendo uma forte chuva e, ao tentar ultrapassar um Ônibus escolar, o motorista do mesmo realizou uma manobra brusca, impedindo a ultrapassagem. diante da situação, para não colidir com o ônibus, o militar conduziu seu veículo para o acostamento e veio a perder o controle do mesmo, culminando com derrapagem e choque com uma placa de trânsito. Foi acionada a viatura de Fortim CP 1772 composta pelos policiais militares. O SD foi socorrido ao hospital local sem lesões físicas, onde foi expedido um atestado de um dia de repouso. Segundo o próprio militar só houve dano material em seu veículo.




ICAPUÍ-CE TCO POR AUXILIAR A SUBTRAIR-SE À AÇÃO DE AUTORIDADE PÚBLICA
Ontem  dia 17/10/2018 às 10 h 30 min, foi recebido uma denuncia que o foragido da justiça Xandi e Daniel "bostinha", pessoas de alta periculosidade se encontrava escondido nos matos na praia de redonda. Foi acionada a equipe RAIO, BPTUR e policiamento do efeito Icapuí POG, ao fazer o cerco  as composições foram recebidas à bala, que os indivíduos empreenderam fuga, que a pessoa de Janderson da Costa Silva, na praia de redonda estava no meio dos denunciados e o mesmo veio de encontro aos policiais com finalidade de atrapalhar a perseguição, e que foi detido e conduzido a autoridade policial, onde feito Tco 477-37/2018 baseado no ART 348 da lei 2848 favorecimento pessoal. 




JAGUARIBE-CE ROUBO A PESSOA

Dia 16/10/2018, por volta das 11 h 20 min, a composição da RP-1513, foi acionada via COPOM, que um indivíduo teria adentrado em uma residência e teria furtado um celular, o mesmo estaria tentando vender o objeto, em uma bar conhecido por “BAR DO MOCÓ” localizado na Travessa Savino Barreira, de pronto a composição se deslocou até o local mencionado, onde encontraram o acusado como também a vítima que acionara a polícia. Foi identificado o infrator como sendo ERNANDES FREITAS BASTOS, solteiro,  natural de Icó - CE, residente e domiciliado no Sítio Maniçoba, Zona Rural de Jaguaribe o mesmo estava de posse de um Celular BLU a vítima o senhor RAFAEL DA SILVA SOARES, pintor, casado, natural de Jaguaribe-CE, residente e domiciliado à Rua Padre João Bandeira, centro, Jaguaribe-CE, reconheceu o celular como seu pertence, os mesmos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil para serem feitos os procedimentos cabíveis. Sendo lavrado contra o infrator.




ALTO SANTO-CE PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMESTICA (LEI MARIA DA PENHA)

Ontem dia 17/10/2018 (quarta-feira), por volta das 13 h 40 min, fomos informados via 190 que a senhora EGINA MARIA MACIEL MACHADO, residente no sítio Batoque, zona rural de Alto Santo/CE, foi agredida por seu irmão, GILBERTO MACIEL MACHADO. A vítima relatou que foi agredida fisicamente com um chute nas nádegas, injuriada e ameaçada de morte pelo acusado. A viatura 1274, composta pelos policiais militares, se deslocou até o local que fica na zona rural, Sítio Batoque, alto Santo-CE, diligenciou, localizou e prendeu o agressor, onde foi conduzido até a delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.





LIMOEIRO DO NORTE-CE ROUBO DE MOTOCICLETA BIZ E CELULARES

Ontem dia 17/10/2018 (quarta-feira), por volta das 19 h 30 min recebemos a informação via 190 de que estava havendo uma sequência de roubos na localidade sítio Cabeça Preta em Limoeiro do Norte-CE, de imediato a RP 1104 composta pelos policiais, foi até a comunidade com o intuito de localizar e prender os acusados. Em contato com as vítimas foi informado que realmente havia acontecido essa série de roubos e os acusados estavam em uma motocicleta com queixa de roubo de placa HWM 4118, Titan 125 de cor verde, ano de fabricação 1999/2000, um dos acusados estava usando uma blusa vermelha e capacete vermelho, cor da pele morena com o corpo magro, o outro as vítimas só informaram que era moreno e magro, também foi informado que os acusados estavam armados, provavelmente com uma espingarda 12, os acusados no final das ações delituosas roubaram uma motocicleta Biz 125 de cor branca, placa OSF 0620, ano 2014 e abandonaram a motocicleta que estavam fazendo os roubos, fugindo com a motocicleta Biz. Os policiais localizaram apenas a motocicleta Titan verde de placa HWM 4118 usada pelos acusados e conduziram até a delegacia de Limoeiro do Norte-CE.