-->

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Votação sobre afastamento de Aécio Neves é adiada pelo Senado



O Senado decidiu nesta terça-feira (3) em votação no plenário, recuar e adiou para o dia 17 de outubro a votação que poderia barrar o afastamento e o recolhimento noturno do senador Aécio Neves (PSDB-MG). As sanções ao senador foram impostas pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O adiamento foi aprovado por 50 votos a 21.

A decisão por postergar a votação evitou o acirramento de uma crise institucional entre os poderes e ocorreu mesmo após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negar liminar da defesa de Aécio para suspender as restrições ao tucano. Um parecer favorável ao recurso evitaria a votação no Senado.

Porém, diante do impasse sobre a legalidade do afastamento do mandato por decisão judicial, a maioria dos senadores entendeu que seria melhor aguardar a manifestação do STF sobre uma ação que defende a necessidade de aval do Congresso para a aplicação de medidas cautelares contra parlamentares. O julgamento, que pode beneficiar Aécio, está agendado para o dia 11.

Também pesou para a decisão a incerteza sobre uma votação favorável a Aécio no plenário. Na avaliação de aliados do tucano o clima no Senado ficou menos favorável em relação à semana passada.

Mudança de discurso

Muitos senadores que antes saíram em defesa do enfrentamento com o Supremo sob o argumento da independência entre Poderes viram que o discurso poderia ser interpretado como uma desculpa para salvar o colega, investigado em nove inquéritos.

O PT, por exemplo, que na semana passada divulgou uma nota na qual defendeu a derrubada da decisão contra o tucano, mudou o tom nesta terça-feira e pregou o adiamento. "Se a gente tomar uma decisão antes de o Supremo se posicionar, essa decisão só vai valer para o Aécio", afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE). Gleisi Hoffamnn, presidente do PT, repetiu que "o que a 1ª Turma do STF fez não é correto". "Quero o Aécio penalizado; mas dentro do devido processo legal", comentou.

Costa disse que o partido estava tomando posição em cima de uma tese, não do caso específico de Aécio. "Não há posicionamento do partido em cima de quem está em julgamento, mas em cima de uma tese. Hoje a atribuição de punir parlamentares é do Congresso, mas se as pessoas não entenderam (a posição do PT), paciência."

Acordo

O adiamento foi costurado pelo próprio presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que também recuou do tom beligerante de ontem, quando defendeu a votação em nome da prerrogativa do Legislativo de decidir se aceita as medidas contra o tucano. Hoje, porém, se esquivou de reuniões em que seria pressionado a colocar a questão em votação no plenário. Após a negativa de Fachin sobre o recurso da defesa, reuniu alguns senadores para informar que tentaria adiar.

"Estamos dando a oportunidade para que a Suprema corte revise por meio do pleno uma decisão por meio de sua turma. Ou o Senado poderá lançar mão de suas prerrogativas para equilibrar freios e contrapesos do nosso sistema democrático", disse Eunício.

Independência do Senado

Antes mesmo da decisão, porém, alguns senadores já protestavam. Entre eles, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que na semana passada articulou a reação mais enfática de senadores contra o Supremo.

"Essa Casa tem obrigação de passar a limpo. Espero que essa Casa se dê ao respeito", disse o peemedebista, que deixou o hospital em Boa Vista após dois dias internado com o quadro de diverticulite para ir ao Senado. Após o discurso e antes mesmo da votação, viajou a São Paulo, onde deve ser internado ainda hoje no Hospital Sírio-Libanês.

Em seu discurso no plenário, que disse "contaminado pela infecção", Jucá voltou a atacar o ex-procurador-geral Rodrigo Janot, que abriu as investigações contra Aécio e contra ele próprio. "O que se fez e o que está se fazendo, até pouco tempo, era um atentado a este País. Era um golpe, tentando acabar com a classe política, os partidos, o governo, numa loucura, num sonho ensandecido: ter o terceiro mandato de procurador-geral e ser presidente da República. Esse era o projeto. Ridículo quando falamos assim."

Outro investigado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também defendeu o enfrentamento com o Supremo. "Se o Senado se submeter a isso, eu acho que o mais recomendável para a Mesa Diretora era pegar a chave do Senado Federal e fazer como fizeram na ditadura militar e entregar ao Supremo Tribunal Federal, com todo o respeito", disse o ex-presidente da Casa.

Por outro lado, mesmo entre partidos aliados do PSDB, como o DEM o discurso foi pela "prudência". "É o momento de entendermos que nós precisamos saber o que realmente pensa o pleno do Supremo Tribunal Federal, e não apenas a maioria de uma Turma", disse o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO).

É triste mais é verdade
 
 Red; DN


Polícia prende líderes do tráfico de drogas em comunidades de Fortaleza



Dois anos após o início da Operação Occasus, deflagrada em setembro de 2015, para investigar o tráfico de drogas em comunidades do bairro Messejana, em Fortaleza, a Polícia Civil conseguiu desarticular duas quadrilhas que comandavam o repasse dos entorpecentes no Parque Santa Rosa e no Conjunto Pôr do Sol. O desfecho da ação aconteceu na última semana, quando a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) conseguiu localizar os líderes dos grupos, apreender armas e bloquear bens adquiridos por meio de lavagem de dinheiro.

Preso na fase final da operação, Lucas Mendes Ferreira era considerado a principal liderança do Parque Santa Rosa e tinha “influência nacional”, conforme a titular da Especializada, Patrícia Bezerra, uma vez que o traficante pretendia expandir o comércio de entorpecentes para outras regiões do país. Ao lado dele, Francisco das Chagas Veras, conhecido como ‘Bidão’, gerenciava o tráfico na área e já havia sido detido. Um segundo “gerente” já foi identificado, mas segue foragido. Honny Walter Abreu Costa também foi preso suspeito de “guardar e fazer a correria da droga”.

Da comunidade Pôr do Sol, a Polícia capturou Tony Carlos Viana, que emitia os comandos sobre o repasse de drogas, além de Karla França Souza, esposa dele e encarregada de lavar o dinheiro da organização. Segundo Patrícia Bezerra, foram presos ainda Juslene Batista Sobral, o “principal gerente e responsável pela logística de distribuição da droga e recolhimento de dinheiro”, além de Maxsuel Benício Bezerra, o ‘Pascoal’, que tinha a mesma função. Gledilson Lopes da Silva, Samuel da Silva, Marcos Emerson Batista da Silva e Rafael Lopes da Silva, armazenavam a droga.

Além de prender os principais integrantes das quadrilhas, a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas conseguiu ainda, mediante autorização judicial, bloquear bens das quadrilhas. Vários relógios foram apreendidos, totalizando o valor aproximado de R$ 200 mil e um drone (avião não tripulado) avaliado em R$10 mil. “Ontem, de madrugada, apreendemos também quatro veículos e as equipes estão nas ruas em busca de outros. A gente tem um micro-ônibus, uma Amarok e dois palios. Um deles estava no nome de uma instituição religiosa”, aponta o delegado adjunto da DCTD, Lucas Aragão.

Ainda de acordo com Patrícia Bezerra, no início da operação, as duas comunidades eram rivais porque disputavam o mesmo território do tráfico de ilícitos. “Elas competiam pelo espaço do tráfico, muitos homicídios aconteciam naquela área por conta dessa rivalidade. E num momento posterior, as duas lideranças optaram por fazer um acordo de cavalheiros, demarcar o território e cessar com a rivalidade que existia entre eles”, explicou a delegada.

   Red; DN

Professora faz pronunciamento na câmara e revela coisas absurdas na educação de Russas CE


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e atividades ao ar livre

Durante a manifestação hoje 3, pela manhã que aconteceu na câmara dos vereadores no município de Russas, quando um grupo de aproximadamente 100 professores cobravam dos  parlamentares o apoio com relação o projeto de lei de reajuste da categoria que, o prefeito mandou para a câmara com bastante atraso e, com um descumprimento da lei que determina um reajuste de 7,64 º, e, o gestor só mandou (5 º por cento ), e ainda excluindo o reajuste para os aposentados. Os vereadores atenderam a solicitação da categoria e não foi colocado em votação. Durante a seção um grupo de professores foram até a secretaria de educação tentar marcar com o secretario e o prefeito Weber Araujo, uma conversa mais foram avisados que o gestor estaria viajando e assim que chegar vamos tentar marcar a reunião.
A imagem pode conter: 29 pessoas, pessoas sentadas
Durante a seção a professora Lucia Silva, declarou que o prefeito faz festa com o suor dos professores, pois as escolas que foram nota 10, graças os profissionais de sala de aula que compram o material para trabalhar ex; papel, apagador, pinot, etc. e, o prefeito passa uma imagem de que estar investindo na educação coisa que para os professores que vivem o dia a dia não é assim a realidade é outra completamente diferente.
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé
Blog Erivando Lima

Idoso reage a assalto e mata suspeito em Ipueiras


Um homem de 66 anos reagiu a um assalto, tomou a arma do suspeito e o matou na noite desta segunda-feira, 2, na localidade de Lagoa do Arroz, na zona rural do município de Ipueiras.

De acordo com a Polícia Civil, o idoso estava sentado na calçada de sua residência, quando dois homens encapuzados o abordaram e anunciaram o assalto. O homem entrou em luta corporal com um dos suspeitos, que estava com uma arma conhecida como garruncha, tomou o artefato e o acertou com um tiro no peito. O assaltante morreu no local e o comparsa fugiu.

A Polícia Militar esteve no local. O assaltante morto foi identificado, tinha 27 anos e residia em um distrito de Ipueiras.

Redação O POVO Online


Operação de Inteligência prende pistoleiro que matou em série no Vale do Jaguaribe



Matador foi localizado no bairro Álvaro Weyne numa operação de agentes da Inteligência da SSPDS e do Serviço Reservado do Batalhão de Choque (BPChoque). Contra ele havia mandados de prisão

    
Francisco Gerlean da Silva, o "Gerlim", usava documentos falsos

Uma operação sigilosa realizada por policiais da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Coin) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) resultou na prisão, em Fortaleza, de um bandido apontado como autor de um “rosário” de crimes na região do Vale do Jaguaribe. Contra ele havia, ao menos, dois mandados de prisão preventiva por conta de uma matança que ocorreu nos Municípios de Limoeiro e Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Jaguaretama.

O pistoleiro tem o nome verdadeiro de Francisco Gerlean da Silva, o “Gerlim”, como é conhecido, mas estava usando documentos falsificados com o nome de João Carlos da Silva. Um trabalho de investigação sigilosa acabou por descobrir que, após praticar uma sequência de assassinatos nas cidades jaguaribanas, o bandido veio se esconder em Fortaleza.

No último fim de semana, a Inteligência e patrulhas do Batalhão de Choque chegaram ao endereço onde o matador estava escondido, na Rua São Bernardo,no bairro Álvaro Weyne, na zona Oeste da cidade. Com o local cercado, o bandido não teve chances de fuga e foi encaminhado ao plantão do 34º DP (Centro), onde foi autuado em flagrante por uso de documento falso.

Segundo a Polícia, entre os crimes praticados por “Gerlim” estão a de comerciantes daquela cidade.  Entre eles, o que vitimou o comerciante Antônio Marcos Maia da Silva e seu filho, Dione Carneiro da Silva, ambos mortos em Limoeiro do Norte no intervalo de 17 dias, em agosto de 2014.

Veja seguir, a relação de crimes dos quais o bandido preso é suspeito:

1 – (1º de agosto de 2014) – O comerciante Dione Carneiro da Silva é assassinado por pistoleiro na comunidade Vila Gangorra, na zona rural de Limoeiro do Norte.

2 – (18 de agosto de 2014) – Antônio Marcos Maia da Silva, comerciante, dono de um ponto de venda de açaí, é morto por pistoleiros em seu estabelecimento comercial. Ele era pai de Dione Carneiro da Silva, assassinado 17 dias antes, no Sítio Gangorra.

3 – (24 de outubro de 2014) –   Comerciante José Gidevan da Silva, 47 anos, é morto por pistoleiros em em seu ponto comercial, na cidade de Limoeiro do Norte.

4 – (1º de fevereiro de 2016) – Comerciante Marcelo Gregório da Rocha, 32 anos, dono de uma loja de celulares e acessórios, é fuzilado dentro do seu ponto comercial por dois pistoleiros.

5 – (6 de março de 2017) – José Welter Nogueira, comerciante, morto a tiros por pistoleiros em seu ponto comercial, venda de açaí, na Rua Sabino Roberto, na cidade de Limoeiro do Norte.

6 – (1º de setembro de 2017) – Comerciante José Ivanildo Assis Maia, 30 anos, é morto a tiros no Ponto do Açaí, na Praça da Rodoviária de Limoeiro do Norte.

Fonte Ceara News

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE/CE ACHADO DE CADÁVER


Ontem dia 02/10/2017 (segunda) por volta das 9h, no Sitio São Bento, próximo a Lagoa Marí, zona rural deste município, foi encontrada já sem vida, o corpo, doSr. MANOEL FERREIRA NETO, 69 anos,Viúvo , natural de São João do Jaguaribe-CE, residente no Sitio Mocós, de acordo com familiares ele teria saído de casa no dia 30/09/1017 (sábado) pela manhã e não retornando para o almoço, informaram também que o mesmo tinha problemas de saúde, e o corpo não apresentava sinais de violência, os policiais Militares da CP-1154, foram ao local e tomando todas as providências cabíveis.

Blog Erivando Lima

QUIXERÉ/CE ROUBO À PESSOA


Ontem dia 02/10/2017 (segunda feira) por volta das 14:20 min. Fomos informados pela a senhora MARIA LENICE DA SILVA OLIVEIRA,  natural de Pacajus CE, residente no sitio Ilha S/N,  solteira, agricultora, por telefone de emergência (190), que quando transitava pela rua Manuel Gonçalves, centro desta urbe, foi abordada por dois indivíduos ambos em uma motocicleta azul, um trajando camisa azul e outro de camisa listrada, que anunciaram um assalto momento em que a vítima jogou sua moto ao solo e tentou correr sendo alcançada e dela subtraíram um celular Lg K10,  em seguida empreendendo fuga em direção a localidade de boqueirão, diante deste ocorridos os componentes da VTR 1174: começaram a diligenciar no intuito de localizar e efetuar a prisão dos indivíduos até o momento sem êxito.

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE PRISÃO POR POSSE DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE ENTORPECENTE


Ontem dia 02/10 por volta das 11h, às equipes Raio 012 e 013 após receber denúncia anônima que na comunidade de jardim de São José, distrito de Russas, em uma residência  estava havendo prática de tráfico de entorpecentes, depois de localizada a referida residência a composição foi autorizada a adentrar na mesma por VALDEAN LOPES DE LIMA, que se identificou como morador da residência, 37 anos, natural de Russas-CE,  Durante as buscas foi encontrado enterrado no quintal da casa um revólver cal.38  (não municiado), 9,6 gramas de crack e 160 reais em espécie. O acusado informou que o revólver pertencia a FELIPE IVO DE LIMA, 25 ANOS, natural de Russas-CE,  O mesmo foi localizado após diligências da equipe Raio, sendo que logo em seguida confessou ser o proprietário do revólver. Ambos foram conduzidos a DPC de Jaguaruana para os devidos procedimentos legais pela autoridade policial.

Blog Erivando Lima