-->

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Pefoce libera corpos das crianças chinesas mortas em desabamento de loja no Centro de Fortaleza


A Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), liberou agora há pouco os corpos das duas crianças chinesas que morreram em um acidente, na tarde de ontem, no Centro de Fortaleza, quando desabou o teto de uma loja. As crianças, identificadas como Qiu Anxin, 10 anos; e Ankang Qiu, 8 anos, sofreram múltiplas lesões e acabaram morrendo na emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

O desabamento aconteceu no começo da tarde de segunda-feira, na loja de produtos importados situada na Rua Major Facundo, 666, ano quarteirão entre as ruas  Pedro Pereira e Liberato Barroso, ao lado de um cartório. O prédio abriga há quatro anos a loja de produtos  chineses pertencente aos pais das crianças mortas. O teto desabou quando operários trabalham para reformá-lo.

O resgate dos feridos no acidente foi  complexo e demorado. A dona da loja, Pan Xiaoyan; e a filha mais nova, de 5 anos, Sofia Anning, conseguiram sair dos escombros rapidamente e sofreram poucos ferimentos. Já as outras filhas da comerciante ficaram sobre os destroços. Soldados da Unidade de Busca e Salvamento (NBS), do Corpo de Bombeiros Militar, levaram, pelo menos duas horas até conseguir encontrar a última criança, com a ajuda de cães farejadores e uso de equipamentos elétricos para serrar vergalhões e vigas.

O acidente deixou o Centro de Fortaleza com o trânsito ainda mais engarrafado. Viaturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) levaram tempo para conseguir chegar no local do desastre.

Causas
O local do acidente ficou isolado pelos Bombeiros e pela Defesa Civil do Município de Fortaleza durante toda a noite de segunda-feira e madrugada desta terça. Uma equipe da AMC também permaneceu ali. Segundo o Comando dos Bombeiros, ainda há riscos de novos desabamentos no imóvel.

Hoje, a Perícia Forense e a Secção Técnica do Corpo de Bombeiros dão início ao trabalho de levantamento  no local do sinistro para descobrir as suas causas. Também  estará presente uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará (Crea-CE).  

Blog do Fernando Ribeiro

Em apenas quatro dias, 52 assassinatos foram registrados no Ceará


A onda de violência armada que atinge o estado do Ceará fez mais 52 vítimas de assassinatos em apenas quatro dias, ou seja, 96 horas. Entre sexta-feira e a segunda, foram registrados  27 homicídios na Capital, seis na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 19 no Interior.

Somente na segunda-feira (17), a Polícia registrou em Fortaleza cinco homicídios nos bairros Tancredo Neves, Parreão, Presidente Vargas, Parque Santa Maria (Messejana) e no Jardim das Oliveiras. Na RMF, um crime na cidade de Pacajus. E no Interior, um crime de morte na cidade de Jaguaretama e outro na zona rural de Barro, no Cariri.

Um homem usuário de drogas foi fuzilado no pátio de um posto de combustíveis localizado na Avenida José Leon, no bairro Jardim das Oliveiras, por volta de 19h25 de ontem. Segundo apurou a Polícia, Francisco Robson Bezerra da Silva, 26 anos, foi surpreendido por um desconhecido que chegou ali de bicicleta e efetuou, pelo menos, quatro tiros.

O rapaz teve morte instantânea. Segundo seus familiares, ele era usuário de drogas e vinha sofrendo ameaças de traficantes da Vila Cazumba, comunidade próxima do local do crime. Por conta disso, ele decidiu sair de casa e há quatro dias dormia no pátio do posto. A mulher dele esteve no local e confirmou tais informações.

Outros casos
Já na cidade de Pacajus, na RMF (49Km de Fortaleza), mais um crime com características de pistolagem  foi registrado nas últimas horas. O caso aconteceu no começo da noite, na Rua Dedé Gama, no bairro Croatá. O comerciante Antônio Valdécio Lopes da Silva, 33 anos, foi morto, a tiros por desconhecidos.

Já na cidade de Jaguaretama, um ex-presidiário identificado somente por Daniel, foi executado a tiros quando dormia. A casa dele foi invadida pelos criminosos. A Polícia suspeita de um caso de vingança.

Na localidade Sítio Iara, no Município de Barro, no Cariri, outro comerciante, João Luiz dos Santos, foi assassinado com um tiro no abdome.

Já na madrugada desta terça-feira (18), um homem identificado como Evandro Sousa da Costa, 55 anos, foi assassinado com vários golpes de faca. O crime ocorreu na Rua José Luiz, no bairro Boqueirãozinho. Policiais do 12º BPM (Caucaia) foram ao local e isolaram o corpo até a chegada das equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Blog do Fernando Ribeiro

OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE SEGUNDA PARA TERÇA NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 17 PARA O DIA 18 DE AGOSTO DE 2015

HOMEM É EXECUTADO A TIROS NA PRESENÇA DOS FAMILIARES EM JAGUARETAMA-CE
Nesta segunda-feira, dia 17, por volta das 06h15min, na Trav. São Luiz, centro, foi executado por disparos de arma de fogo (cal. 380, .40 e 9mm), a vítima Francisco Daniel da Silva, 26 anos, natural de Jaguaretama-CE. A vítima encontrava-se em sua residência, quando homens armados renderam seus familiares, invadiram o quarto onde o mesmo dormia e o executaram com 37 tiros e em seguida fugiram do local tomando rumo ignorado. Ninguém soube ou quis dar qualquer informação à polícia sobre os suspeitos do crime. O caso está sob investigação.

MOTO ENCONTRADA ABANDONADA EM RUSSAS
Nesta segunda-feira, dia 17, por volta das 07h, na localidade de Timbaúba dos Simplícios, zona rural, foi encontrada abandonada uma motocicleta Honda CG 125 Titan, cor vermelha, de placa HUV-4252, a qual está registrada em nome de André dos Santos Damasceno, mas não consta no sistema de informações da polícia com queixa de roubo ou furto. A moto será encaminhada ao Detran para os procedimentos administrativos.

PRISÃO POR FURTO EM RUSSAS
Nesta segunda-feira, dia 17, por volta das 16h, na Rua Coqueirinhos, bairro Lagoa do Toco, foi preso Tales Italo Maia De Sousa, 18 anos, natural de Russas-CE, por haver furtado uma bicicleta Monark, da vítima Elenilda Rebouças da Silva, 36 anos, natural de Russas-CE. O furto ocorreu em frente a agência do Banco do Brasil, na Rua Padre Raul Vieira, centro. PMs efetuaram a prisão do infrator e o conduziram a DRPC para os procedimentos cabíveis.

FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM PALHANO
Nesta segunda-feira, dia 17, por volta das 09h, o ceramista José Valdenir da Silva, 67 anos, natural de Palhano-CE, ao chegar em sua empresa, a cerâmica J. Valdir, percebeu que a oficina do estabelecimento havia sido arrombada, de onde furtaram algumas chaves de mecânica; uma furadeira, um radiador e um pneu. O fato foi de imediato comunicado à polícia, porém nenhum suspeito foi identificado até o momento.

ROUBO A COMÉRCIO E DE VEÍCULO EM PALHANO
Nesta segunda-feira, dia 17, por volta das 19h, na localidade de São José, zona rural, à 27 Km da sede do município, dois indivíduos armados chegaram a pé no “Mercadinho” de propriedade de João Luiz Barros Da Rocha, 39 anos, natural de Palhano-CE, e após renderem o comerciante, roubaram a quantia de R$ 500,00 (quinhentos) reais; 04(quatro) litros de uísque e 02(dois) maços de cigarros, em seguida renderam o cliente André Arruda De Lima, 26 anos, natural de Palhano-CE, de quem roubaram um veículo Fiat Pálio de cor cinza, de placas HYG 5673, e fugiram em direção a localidade de Medeiros, zona rural de Beberibe-CE, onde o veículo roubado foi recuperado abandonado. De acordo com informações de populares, ao abandonarem o carro, os infratores fugiram em um veículo Gol de cor preta, que dava apoio aos mesmos e ainda não foram encontrados pela polícia.

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE (LEI SECA) EM ARACATI
Nesta segunda-feira, dia 17, por volta das 22h20min, na localidade do Sítio Cumbe, zona rural, foi abordado um veículo Fiat Pálio, cor preta e placa NQV-8739, que era conduzido por Ambrósio Martins Clemente, 22 anos, o qual apresentava fortes sintomas de haver ingerido bebida alcoólica, sendo conduzido ao Posto da PRF onde foi feito o teste do Bafômetro, que confirmou a suspeita policial, dando positivo para embriagues (resultado de 0,73 MG/L), e o suspeito foi então levado à DPC de Aracati para os procedimentos com base na Lei Seca.

ROUBO DE MOTO EM PEREIRO
Nesta segunda-feira, dia 17, por volta de 16h20min, a professora Francisca Luciana Nogueira Pinheiro, 30 anos, natural de São Miguel-RN, residente em Pereiro-CE, transitava pela CE-138, que liga Pereiro-CE a São Miguel-RN, nas proximidades do Sítio Lagoa Nova, em uma motocicleta Honda NXR 150cc Bros ESD, de cor branca, placa OWG-1301, quando foi abordada por dois indivíduos armados de revólveres em uma outra motocicleta, os quais roubaram a moto da vítima e em seguida fugiram tomaram rumo ignorado.

VEÍCULO ROUBADO RECUPERADO EM ERERÊ
No início da madrugada desta terça-feira, dia 18, por volta de 01h40min, durante patrulhamento de rotina em uma estrada vicinal que liga a cidade de Ererê-CE a Pau dos Ferros-RN, numa tentativa de abordagem a um veículo com ocupantes em atitude suspeita, os mesmos não obedeceram a ordem de parada e empreenderam fuga, houve perseguição que só acabou quando o veículo Fiat Siena EL, cor prata, de placa OCD-6713, chocou-se contra uma árvore e seus ocupantes fugiram para o matagal. Após verificar o interior do veículo, PMs conseguiram um contato do proprietário e este informou que o carro havia sido tomado de assalto em Fortaleza-Ce, na noite do último domingo (dia 16/08/2015). Buscas continuam no local à procura dos suspeitos que estavam sob a posse do veículo, porém os mesmos ainda não foram encontrados.

Postado:Vale em Destaque
Informações do 1º BPM

Athletic empata, encerra jejum de 31 anos e acaba com sonho do Barcelona perfeito


Foram 31 anos de espera. Mais de três décadas, quatro finais perdidas, dezenas de técnicos, centenas de jogadores que entraram e saíram de um dos maiores times da Espanha sem conquistar uma taça.

A espera do Athletic Bilbao acabou nesta segunda-feira: o empate por 1 a 1 deu aos bascos o título da Supercopa da Espanha.

O calvário de uma geração inteira de torcedores bascos chegou ao fim justamente na casa do maior algoz dos últimos tempos - foi o Barcelona que acabou com o sonho da Copa do Rei em 2009, 2012 e em maio deste ano.


Desta vez, o duelo com o Barcelona foi motivo de festa - na ida, o Athletic já havia vencido por 4 a 0 em San Mamés.

O Barcelona precisava de um milagre. Uma façanha bem traçada na matemática: devolver o 4 a 0 para levar o jogo para a prorrogação - ou golear por cinco gols de diferença.

O time catalão entrou em campo correndo contra o tempo. E o Athletic Bilbao, melhor amigo do relógio, só queria que os segundos e minutos corressem o mais rápido possível. Cada bola parada era a chance de ganhar um segundo a mais - e de aumentar a pressa e a urgência do rival pela goleada.

O Barcelona, entre ligado e ansioso, atacava descoordenado. Foram quatro impedimentos nos 15 primeiros minutos. Chances, mesmo, foram poucas; até os 40 minutos, Iniesta havia arriscado duas vezes, ambas fora do alvo.

O Athletic, bem postado na defesa e em busca de um contra-ataque, quase conseguiu o gol que praticamente mataria o confronto, aos 37. Eraso avançou pela direita e chutou para fora, frente a frente com Claudio Bravo, que voltava ao gol do time catalão.

Aos 43, a pressão do Barcelona finalmente transformou-se em uma grande jogada. O cruzamento de Rakitic encontrou o peito de Suárez, que ajeitou de primeira para Messi. O argentinou dominou e concluiu, abrindo o placar: 1 a 0, mas ainda faltavam três.


No desespero para ganhar tempo, o goleiro Gorka Iraizoz abraçou-se à bola no fundo da rede. Era o Athletic abraçando-se à esperança de não levar mais gols no primeiro tempo. O gesto, que deveria ter sido punido com cartão para o arqueiro, não foi - Pedro acabou advertido por tentar tirar a bola do rival.

O Barcelona tinha 45 minutos para marcar três gols e não levar nenhum. Mas, aos 10 minutos, uma controversa decisão do árbitro Carlos Velasco Carballo complicou a tarefa que já se mostrava impossível: depois de reclamar acintosamente de um impedimento, Gerard Piqué levou cartão vermelho direto.

Jogando com dez, o Barcelona ainda teve chances com Rakitic e Suárez, mas ambos erraram o alvo. O time de Luis Enrique começava a acusar o cansaço, e o técnico colocou Munir e Sandro em campo, nas vagas de Pedro e Rakitic.

Não adiantou. Quem marcou, aos 30 minutos, foi o Athletic. Depois de uma falha da defesa, Aduriz ficou cara a cara com Bravo. O goleiro chileno fez uma defesa incrível no primeiro lance, mas o rebote voltou para Aduriz. Com a defesa do Barcelona de expectadora, o veterano atacante empatou, marcando seu quarto gol na Supercopa - fez três na ida, em San Mamés.

Com 15 minutos restantes para marcar cinco gols, o time catalão desabou.

O sonho do sextete do Barcelona chegava ao fim. A espera de 31 anos do Athletic, também.

SINE/IDT de Russas dispõe de 08 vagas de emprego

O SINE/IDT de Russas está ofertando 08 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.



Homem dispara contra clientes em Padaria e atinge duas pessoas


Uma tentativa de assassinato levou pânico a clientes de uma padaria no bairro Bonsucesso, Fortaleza, na manhã desta ontem. O estabelecimento fica localizado na Rua 1º de Maio, naquele bairro.

A Polícia informou que um homem, não identificado entrou no comércio e efetuou os disparos contra os clientes. Foram atingidos: Welerson da Silva Lustosa e Thiago Rodrigues da Silva. O alvo seria Thiago, que levou um tiro nas costas, mas Welerson acabou atingido na perna por uma bala perdida.

As vítimas receberam os primeiros socorros de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram encaminhados para o Frotinha do Antônio Bezerra.

Após efetuar os disparos e arma de fogo, o suspeito deixou o local em um carro preto, sem placas anotadas, tomando rumo ignorado. A Polícia realiza diligências e investiga as causas do crime.

O Povo Online

Chesf condenada por destruir 11 sítios arqueológicos no Ceará


O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) por danos causados ao patrimônio histórico e cultural. A empresa terá de pagar multa de R$ 2,5 milhões pela devastação de 11 sítios arqueológicos durante a construção de uma linha de transmissão elétrica entre os municípios de Milagres e Tauá. A ação que resultou na sentença foi ajuizada pelo procurador da República Celso Leal, do MPF em Juazeiro do Norte.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Chesf não realizou o devido monitoramento arqueológico da obra que causou os danos ao patrimônio. Ainda de acordo com o instituto, os sítios atingidos contêm informações importantes sobre a dispersão do grupo indígena Tupi pelo Brasil.

A investigação do MPF teve início em 2007. Desde então, diversas tentativas de acordo foram realizadas. Entretanto, a falta de consenso entre a Chesf e o Iphan em relação ao valor monetário da multa levou o MPF a ajuizar a ação na Procuradoria da República em Juazeiro do Norte.

A decisão a favor da condenação foi do juiz federal Moisés da Silva Maia, da 16ª Vara da Justiça Federal do Ceará. Os recursos provenientes da ação deverão ser aplicados em ações compensatórias como na reforma, ampliação e restauração do Museu dos Inhamuns; e na implantação de pesquisas arqueológicas no entorno das áreas atingidas pela construção da linha. A Chesf, além da multa, também terá de pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 250 mil.

Com MPF/CE

3.789 armas de fogo são apreendidas no Ceará; 21 de alto potencial destrutivo


O Ceará teve 3.789 armas de fogo apreendidas nos primeiros sete meses deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 17, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com a Secretaria, chama atenção a quantidade de armas de alto potencial destrutivo apreendidas. Foram 21 armas, entre fuzis, metralhadoras, escopetas e submetralhadoras, contra duas, apreendidas no mesmo período de 2014. O aumento corresponde a 950%.

No mesmo período do ano passado, o número total de armas apreendidas chegou 3.605. Com isso, em 2015 houve aumento de 5,1% nas apreensões. A SSPDS destaca que o trabalho é resultado de integração entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.

O mês com maior registro de apreensões em 2015 foi março, seguido de janeiro. Foram 605 e 548 armas apreendidas, respectivamente.

Conforme os dados, o tipo de arma mais comum tirada de circulação é o revólver. Foram 2.312 revólveres apreendidos, 61% do total, além de 863 espingardas, 22%, e 496 pistolas, correspondente a 13%.

Confira gráfico divulgado pela SSPDS:

Médicos pedem que STF mantenha criminalização de drogas ilícitas


A Associação Brasileira de Psiquiatria, Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos e Conselho Federal de Medicina, divulgaram uma nota oficial com a posição da categoria em relação à votação do artigo 28 da Lei 11343, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que trata da descriminalização das drogas.

Os profissionais são contra a descriminalização do uso de entorpecentes, com a justificativa de que a medida terá “como resultado prático o aumento do consumo e a multiplicação de usuários”, o que aumentará também o número de dependentes químicos, defendem.

Os médicos reforçam ainda que o consumo das drogas poderá elevar também os números de acidentes de trânsito, homicídios e suicídios.

Com relação ao tráfico, a categoria frisa que a descriminalização ainda pode ser responsável pela ampliação do “tamanho e poder do tráfico clandestino, que vai fornecer drogas ilícitas e intensificar a violência”.

De acordo com os profissionais da saúde, o trabalho realizado por eles, de enfrentamento desses problemas, faz com que “conheçam bem a complexidade da questão”.

Descriminalização

O STF irá julgar neste mês de agosto ação que questiona a inconstitucionalidade da proibição do porte de drogas para usuários.

A medida alega que o porte de drogas não pode ser considerado crime, por não prejudicar terceiros. O relator do recurso é o ministro Gilmar Mendes.

Especialistas em segurança pública e direitos humanos defendem que a mudança pode colocar o Brasil no mesmo patamar de países da América do Sul, dando um passo importante para viabilizar o acesso de dependentes químicos ao tratamento de saúde, além de pôr fim à estigmatização do usuário como criminoso.

Confira nota completa:

NOTA OFICIAL


Nós, abaixo-assinados, que representamos as entidades nacionais dos médicos brasileiros, viemos manifestar aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, nossa posição favorável à manutenção do texto artigo 28 da Lei 11343, que trata da política sobre drogas no Brasil.

Entendemos que a descriminalização do uso de drogas ilícitas vai ter como resultado prático o aumento deste consumo e a multiplicação de usuários. Aumentando o número de usuários, aumentarão também as pessoas que se tornarão dependentes químicos. E a dependência química é uma doença crônica que afetará seus portadores para o resto de suas vidas e devastará suas famílias.

O aumento do consumo de drogas também elevará ao, já trágico, recorde mundial de acidentes de trânsito, homicídios e suicídios.

A descriminalização, ao aumentar o consumo, também ampliará o poder e o tamanho do tráfico clandestino, que vai fornecer as drogas ilícitas. E a violência recrudescerá!

Não existe experiência histórica, ou evidência científica que mostre melhoria com a descriminalização. Ao contrário, são justamente os países com maior rigor no enfrentamento às drogas que diminuem a proporção de dependentes e mortes violentas.

Em nome dos médicos brasileiros, que estão no "front" desse enfrentamento, e que conhecem bem a gravidade e complexidade desta questão na saúde e na segurança da nossa população, apelamos ao STF para que mantenha, na forma atual o artigo 28 da Lei 11.343.


Atenciosamente

ABP
AMB
FENAM
CFM

Com informações da Agência Brasil

Duas crianças morrem após desabamento de telhado de loja


O telhado de uma loja de peças orientais desabou e atingiu seis pessoas na rua Major Facundo, no centro de Fortaleza, na tarde desta segunda-feira, 17.

De acordo com a assessoria de comunicação do Instituto Doutor José Frota (IJF), duas das três crianças atingidas, uma de 8 e outra de 10 anos, morreram no fim da tarde.

Elas chegaram a ser levadas para a sala de reanimação do hospital. Outra criança de 7 anos também foi atingida e deu entrada na emergência pediátrica da unidade de saúde, mas já foi liberada.

Informações repassadas pelo major Eldácio, do Corpo de Bombeiros, deram conta que algumas pessoas ficaram feridas. A mãe e três crianças japonesas ficaram soterradas. Os quatro integrantes da família, assim como pessoas que trabalhavam em uma obra na loja, foram socorridas e encaminhadas ao IJF.

A loja de atacado e varejo fica localizada ao lado do Cartório Melo Júnior. Segundo a Defesa Civil, uma equipe foi enviada para atender a ocorrência. Uma equipe da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também esteve no local para controlar o trânsito.

Veja vídeo do resgate de uma das crianças:


Criança é resgata após desabamento na rua Major...
Telhado desaba na rua Major Facundo; crianças...

Outros casos

Só neste ano, registrou-se pelo menos 10 casos de desabamento em Fortaleza. 

Em junho, a laje de uma academia localizada no bairro Pirambu desabou e cinco pessoas foram atingidas.

Em julho, um morador de rua, de 34 anos, morreu após a laje de um estabelecimento comercial desabar.

Ainda no fim do mês passado, quatro operários que trabalhavam em uma obra no bairro Cocó ficaram feridos por conta do desabamento de uma laje do subsolo de um edifício.

O POVO Online com informações da repórter Jéssika 

Ciro Gomes chama Eduardo Cunha de 'pilantra de quinta' em reunião do Pros


O ex-governador Ciro Gomes (Pros), durante abordagem sobre as manifestações no Brasil, nesta segunda-feira, 17, acusou Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, de dificultar a recuperação do País e de atrapalhar o governo da presidenta Dilma Rousseff em discurso no encontro de aliados dos Ferreira Gomes para decidir destino do grupo: se fica no Pros ou muda para o PDT, no Hotel Romanos, Messejana. Neste contexto, o irmão de Cid chamou o presidente da Câmara de "pilantra de quinta categoria que manda e desmanda na república".

O grupo decidiu realizar um novo encontro para decidir o futuro político. Na reunião, além de Cid e Ciro, estiveram presentes o titular da Secretaria de Cidades do Ceará, Lúcio Ferreira Gomes; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (Pros); o prefeito da Capital, Roberto Cláudio (Pros); e prefeitos do interior, vereadores e simpatizantes do grupo político.
+ Cid lança pré-candidatura de Ciro à Presidência em 2018

Em entrevistas recentes, Cid tem afirmado que sua possível saída do Pros seria pela falta de diretórios permanentes do partido. Especulações, no entanto, apontam que mudança para o PDT faz parte de estratégia para Ciro voltar a disputa pela Presidência.

Caso saia para o PDT, este será o sétimo partido do primogênito da família. Ele já passou pelo PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB e Pros. Na AL, deputados avaliam que migração do grupo pode gerar “onda de convites” para outras mudanças partidárias.

O POVO Online

Cagece identifica 784 fraudes no sistema no primeiro semestre de 2015


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) identificou, nos primeiros seis meses do ano, 784 ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, no sistema de abastecimento de água do Estado. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 17, o número corresponde a 4 fraudes por dia.

Ainda de acordo com a Cagece, as fiscalizações no intuito de identificar as infrações têm sido intensificadas. Durante o primeiro semestre de 2015, a Companhia percorreu 2.500 km para realizar o trabalho.

O coordenador de Controle de Perdas de Água da Cagece, Edson Saraiva, explica que as infrações provocam desequilíbrio hidráulico no sistema, e podem desestabilizar o abastecimento de moradores próximos ao local onde há a ligação clandestina, assim como comprometer o fornecimento do bairro específico, e, ainda, de toda a cidade.

A prática clandestina de realizar “gatos” é crime. A multa aplicada varia de R$ 197 a R$ 3.000. A variação depende do tipo de estabelecimento; comercial ou residencial.

O POVO Online

Tremor de terra assusta comunidades rurais em Quixeramobim


Moradores das localidades de Cruxatú e Pontal Alegre, na Zona Rural de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, ficaram assustados na manhã desta segunda-feira, 17, com um abalo sísmico.

De acordo com populares, primeiro houve um estrondo muito forte e, depois, as paredes das residências começaram a tremer.

O responsável pela Defesa Civil de Quixeramobim, Marcos Machado, encaminhará as informações sobre o abalo à coordenação da Defesa Civil no Ceará e pedirá ajuda do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável por esse tipo de registro no Nordeste, para identificar o grau do tremor de terra.

Vale ressaltar que esta é a segunda ocorrência de abalo sísmico na região neste ano de 2015. No dia 15 de abril, um tremor de 2.5 na Escala Richter foi sentido nas comunidades de Coque, Belém, Guarujá, Riacho da Roça, Oratório e Poço da Pedra, neste mesmo município.

Monólitos Post

Ciro fecha com o PDT e vai propor saída do PROS durante encontro de aliados


Nesta Segunda(17), em Brasília, ficou acertada a filiação do grupo dos Ferreira Gomes ao PDT. Ciro Gomes comunicou ao comando nacional do partido que iria propor no encontro de hoje em Fortaleza a transferência de seu grupo político para o PDT.

A data de filiação ao PDT será acertada com o presidente do partido, Carlos Lupi, que virá ao Ceará para o ato de filiação.

Roberto Moreira