-->

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Justiça nega pedido de revogação de medidas cautelares a mexicanos acusados de agressão


Tribunal de Justiça do Estado doCeará (TJCE) negou o pedido de revogação  das medidas cautelares impostas aos quatro mexicanos acusados de agredir dois advogados em Fortaleza. A decisão foi proferida nesta terça-feira (26) pelo juiz titular da 2ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, Antônio José de Norões Ramos.

pedido de reconsideração parcial foi apresentado durante a audiência de instrução do processo, que ocorreu no último dia 22. Os advogados dos mexicanos alegaram “ausência de previsão legal da medida cautelar de proibição de ingerir bebida alcoólica”; “desproporcionalidade entre o número de medidas impostas, a gravidade do delito e as favoráveis condições pessoais dos requerentes”; e “ausência de explicitação da finalidade legal das medidas cautelares”.

Ao analisar o pedido, o magistrado afirmou ser possível aplicar restrições cautelares diversas das que estão previstas no Código de Processo Penal. Em relação à alegação de desproporcionalidade, o juiz avalia que as medidas são “adequadas para evitar reiteração delitiva, novas investidas contra as vítimas e a real possibilidade de os réus escaparem deste país”.

As medidas cautelares foram estabelecidas no dia 20 de agosto, em substituição à prisão preventiva, após a 1ª Câmara Criminal do TJCE ter concedido habeas corpus aos acusados. Dentre as medidas cautelares tomadas, foi determinado que eles deverão comparecer à Vara a cada 15 dias para informar e justificar suas atividades e não poderão se ausentar de Fortaleza sem autorização judicial.

Relembre o caso

No último dia 30 de junho deste ano, os mexicanos Sérgio Israel Eguren Cornejo, Mateo Codinas Velten, Rafael Miguel Medina Pederzini e Angel Rimak Eguren Cornejo estavam em um táxi, parado na Avenida Monsenhor Tabosa, quando um deles teria molestado e dito palavras ofensivas a uma mulher, que passava pelo local acompanhada do marido e do cunhado.

Os dois brasileiros tentaram proteger a mulher e acabaram sendo agredidos, tendo o marido ficado gravemente ferido. Os réus respondem pelos crimes de lesão corporal, sendo um deles de natureza grave, e por constrangimento ilegal.

Fonte: Diário do Nordeste




Juazeiro do Norte-CE: Roubo em PSF paralisa atendimento médico


O recente roubo ocorrido no posto de saúde III, localizado no bairro Salesianos, onde funcionam as unidades 25 e 59 da Atenção Básica de Juazeiro do Norte, trouxe à tona o questionamento sobre a fragilidade da segurança nos centros médicos da rede pública do Município. Diante do furto de diversos objetos, o atendimento ficou impossibilitado, deixando usuários e funcionários preocupados. Eles reivindicam mais proteção.

Geladeira, cadeiras, centrais de ar, botijão de gás, pias e remédios estão entre os equipamentos subtraídos do posto. De acordo com o agente de endemias, José Silva, o local é insalubre e inseguro para os trabalhadores. “O terreno baldio aqui do lado só junta bandido, sujeita e insetos. Inclusive, foi por ele, que os ladrões entraram, arrobaram e rapinaram os objetos”, relata.

Segundo os funcionários de saúde, essa não foi a primeira vez que a unidade virou alvo dos ladrões, o que tem provocado um sentimento de medo nos trabalhadores do posto. Para eles, a ausência de vigias, sistema de câmeras ou alarmes favorece o frequente crime. Os moradores do entorno também se dizem intimidados com a insegurança. O fato de ninguém ter presenciado movimento suspeito na área, leva a crer ato tenha sido cometido pela madrugada. “Queremos um serviço seguro e de qualidade”, reivindica a costureira Romila Cruz.

A coordenadora da Atenção Básica, Ana Paula, informou que, embora parte dos materiais foi resgatado pela Polícia Civil, o caso ainda segue sob investigação. “Realizamos um boletim de ocorrência e esperamos que o caso seja elucidado o mais rápido possível. Quanto a segurança, fizemos uma reunião emergencial e expomos as necessidades da unidade ao secretário Plácido. Talvez, a questão de um reforço de segurança possa ser concretizado”, especula.

Segundo os funcionários, a reforma estava paralisada devido um impasse financeiro entre a Prefeitura e a empreiteira, atrapalhando os atendimentos médicos com qualidade. Sobre isso, Ana Paula prevê para o início de setembro a conclusão da reforma. Até lá, os atendimentos e exames já marcados deverão ser remarcados pelas agentes de saúde. “O posto será aberto em outubro, tanto com os equipamentos que foram recuperados quanto os novos”, finaliza.

Fonte: Jornal do Cariri




Ibope mostra Marina com 10 pontos de vantagem sobre Aécio


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira mostra a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, em segundo lugar com dez pontos de vantagem sobre o tucano Aécio Neves, que está em terceiro. A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 34% das intenções de voto. Marina tem 29% e Aécio,19% .

Os demais candidatos somam 3% . Brancos e nulos são 7%. Outros 8% declararam estar indecisos.

Na simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma por 45% a 36%. Na disputa com o tucano, a petista sairia vitoriosa com 41% a 35%.

Publicidade

A pesquisa, contratada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela TV Globo, foi realizada entre os dias 23 e 26 deste mês e ouviu 2.506 eleitores. A margem de erro é de dois pontospercentuais

No último levantamento que havia sido realizado pelo Ibope, entre os dias 3 e 6 de agosto, antes da morte de Eduardo Campos, Dilma liderava com 38%, Aécio tinha 23% e o então candidato do PSB aparecia com 9%. Pastor Everaldo (PSC) tinha 3%.

No dia 18, o Datafolha divulgou a primeira pesquisa com Marina no lugar de Campos. O levantamento mostrava Dilma com 36% das intenções de voto, Marina, com 21% e Aécio, com 20%. Na simulação de segundo turno, Marina aparecia numericamente à frente da petista, com vantagem de 47% a 43%.

Fonte: O Globo 




OMS recomenda proibição da venda de cigarros eletrônicos a menores


Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta terça-feira a proibição da venda de cigarros eletrônicos aos menores de idade, por considerar que o consumo do produto representa "graves ameaças" para os adolescentes e também para os fetos.

"As provas existentes demonstram que o aerossol produzido pelos inaladores eletrônicos de nicotina", dos quais os mais conhecidos são os cigarros eletrônicos, "não são vapor d´água como costumam afirmar as estratégias de marketing destes produtos", destacou a OMS em um relatório.

Para os especialistas, "o uso destes dispositivos representa um grave risco para o adolescente e o feto" e "aumenta a exposição dos não fumantes e terceiros à nicotina e certas substâncias tóxicas".

Os especialistas também defendem a proibição do uso dos inaladores eletrônicos de nicotina nos espaços públicos fechados, "sobretudo onde está proibido fumar, até que fique demonstrado que o vapor exalado não é perigoso para outras pessoas".

Estas recomendações foram publicadas por ocasião da sexta reunião da Conferência das Partes no Convênio quadro da OMS para o Controle do Tabaco, que será realizada entre 13 e 18 de outubro, em Moscou.

- Perigo para desenvolvimento do cérebro -

Segundo a OMS, há provas suficientes para advertir "crianças, adolescentes, mulheres grávidas e mulheres em idade reprodutiva para o uso de inaladores eletrônicos de nicotina porque a exposição do feto e do adolescente à nicotina tem consequências a longo prazo sobre o desenvolvimento do cérebro".

Apesar de tudo, a OMS reconhece que o uso de inaladores eletrônicos de nicotina "provavelmente é menos tóxico para o fumante que os cigarros convencionais", embora detalhe que "no entanto, atualmente se ignora o alcance da redução dos riscos".

Os inaladores eletrônicos de nicotina são dispositivos que não queimam, nem usam folhas de tabaco, mas produzem um aerossol inalado pelo consumidor.

O mercado dos inaladores eletrônicos de nicotina está em pleno auge. A OMS calcula que em 2014 havia 466 marcas e que em 2013 foram gastos três bilhões de dólares em todo o mundoneste tipo de produtos.

Segundo a organização, entre 2008 e 2012, o número de pessoas que usam estes inaladores aumentou pelo menos 100%.

Previsões indicam que as vendas devem aumentar 17 vezes até 2030.

Em 2012, 7% dos habitantes da União Europeia (UE) com mais de 15 anos já tinham provado o cigarro eletrônico, mas apenas 1% da população total usa o produto com frequência.

Nos Estados Unidos, 47% dos fumantes e ex-fumantes tinham provado o cigarro eletrônico em 2013, mas apenas 4% deles o usavam regularmente.

Os fabricantes negam que os cigarros eletrônicos sejam nocivos e afirmam que podem ajudar os fumantes a parar de fumar.

Fonte: Msn Notícias, com AFP 




Eunício anuncia mais quatro prefeitos e Ciro busca novas alianças para Camilo


Os esforços do candidato do PMDB ao governo do Estado, Eunício Oliveira, para articular novas alianças no interior do Ceará segue dando resultados e hoje (26) mais dois prefeitos devem anunciar apoio ao seu palanque. Até o fim do dia, os prefeitos de Umirim, José Pinto da Silva (PSD), e de Chorozinho, James Martins Pereira Barros (PMDB) devem oficializar aliança. 

Ontem (25), os prefeitos das cidades de Solonópole, Webston Pinheiro (SDD), e o de Chorozinho, Argentina Roriz (PSL) também deixaram a base do petista para apoiar Eunício. No entanto o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes (PROS), afirma que essas alianças já haviam sido firmadas anteriormente e que, agora, estão sendo apenas oficializadas. Segundo Ciro, elas não mudam o quadro político no Ceará.

Ciro responde no Cariri

Principal articulador da campanha de Camilo Santana, Ciro Gomes vai ao Cariri para se reunir com prefeitos, vereadores e lideranças regionais visando a mais apoio à candidatura do petista. Ciro deve conversar com os possíveis aliados na próxima quinta-feira (28), no Crato.

Conformado com a ausência da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Lula (PT) no cenário político local, o governador Cid Gomes (PROS) volta-se para o interior em busca de apoio para alavancar a campanha do seu candidato.


Fonte: Ceará News


TENTATIVA DE HOMICIDO EM MORADA NOVA:


SEGUNDA feira (25 de agosto), por volta das 17hs, ocorreu uma tentativa de homicídio, na rua Maria de Lourdes terceiro chagas, n° 825, bairro 02 de agosto. Um homem identificado por Francisco Erialdo Crisostomo, filho de seu eraldo do hospital, conhecido da policia morada-novense e com varias passagens pela policia, foi alvejado com vários tiros de pistola cal:380, enquanto estava tomando café na calçada da referida residencia onde o mesmo mora, foi socorrido para o hospital Fundação São Lucas, centro, Morada Nova, onde foi atendido e encontra-se fora de perigo, mais cedo o mesmo havia se evadido de um local ao perceber a presença da policia, segundo informações nesta momento o mesmo fugiu por estar portando drogas.
A policia faz diligências para prender os autores do crime. 

fonte : Plantão Morada Nova.





Estabelecimento comercial foi assaltado em Limoeiro


Ontem, dia 25/08, por volta de 14h30min, na Rua Cel. Serafim Chaves, centro de Limoeiro do Norte-CE, mais precisamente na ‘‘LOJA EXÓTICA’’, dois indivíduos que trafegavam em uma moto Honda Bros ano 2009 de cor vermelha placa NQZ-5827(moto roubada), sendo um deles forte e o outro magro, um deles armado de revólver adentrou na loja e anunciou o ‘‘ASSALTO’’, tendo como vítima a Sra. MARIA JUSCIENE DIÓGENES BESSA, natural de Alto Santo-CE, empresária, divorciada, residente na rua Cel. Serafim Chaves, 949, centro de Limoeiro do Norte-CE, de quem subtraíram várias mercadorias (roupas), 03 mochilas, 01 HD externo, R$ 100,00 (cem reais em espécie) e um aparelho celular Nokia Asha em seguida se evadiram tomando rumo ignorado.

Roubo de moto em Limoeiro

Ontem, dia 25/08, por volta de 09h40min, na Rodovia que liga Limoeiro doNorte à Chapada do Apodi, próximo a ‘‘Ponte da Cabeça Preta’’, dois indivíduos morenos fortes, um deles usando capacete,  trafegando em uma moto Honda Bros de cor Preta, placa não anotada, um deles armado de revólver, ‘‘tomaram de assalto’’, a moto Honda Bros ano 2009, de cor vermelha Placa NQZ-5827, inscrição de Limoeiro do Norte-CE, tendo como vítima, o Sr. RAIMUNDO HUMBERLIVALDO OLIVEIRA DE AZEVEDO, 36 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, técnico em recursos hídricos, casado, residente no bairro Bom Nome, Limoeiro do Norte-CE, em seguida os indivíduos se evadiram tomando rumo ignorado.

Roubo de moto em Limoeiro

Ontem, dia 25/08, por volta de 21h15min, no Sítio Várzea do Cobra, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, 02 (dois) homens em uma HONDA BIZ, um deles armado com uma pistola, tomaram de assalto uma moto HONDA FAN 150 ESI, ano 2013, de cor Preta e placa OSR-5742, que pertence à vítima, Paulo Fernando dos Santos Silva, natural de Limoeiro do Norte-CE, 24 anos, solteiro, autônomo, residente no Sítio Várzea, zona rural desta cidade, e tomaram rumo ignorado.

Fonte: Blog do Tom Gurgel




Juazeiro do Norte-CE: “Galeguinho” foi morto a tiros esta noite no Juvêncio Santana


Um homicídio foi registrado perto demeia noite desta segunda-feira no bairro Juvêncio Santana em Juazeiro do Norte se constituindo no quarto domês de agosto e 106º do ano no município. José Ferreira de Barros, de 35 anos, conhecido por “Wilson” ou “Galeguinho”, chegava em sua CASA na Rua Mascarenhas de Morais, 92 quando foi atocaiado e alvejado a tiros.

A polícia foi acionada e esteve no local, sendo os próprios militares que o socorreram ao Hospital Regional doCariri, mas já chegou sem vida. No dia 13 de janeiro do ano passado ele foi acusado por Ednaldo Roberto dos Santos, de 40 anos, de ter tentado contra sua vida efetuando um disparo quando se encontrava com um amigo na Rua Ministro Colombo de Sousa, 23 naquele mesmo bairro.

Já no dia 22 de maio, ainda de 2013, “Galeguinho” foi preso em Barbalha com uma pistola calibre 380 tendo 16 cartuchos intactos. Segundo a Polícia Federal, na Delegacia de Juazeiro, foi descoberto contra o mesmo três processos perante a justiça de São Paulo, sendo um deles por porte ilegal de arma, outro pela chamada saidinha bancária e mais um como suspeito de envolvimento em um caso de latrocínio.

Fonte: Site Miséria


Bandidos armados invadem aula e praticam assalto em faculdade de Fortaleza

Três bandidos realizaram um assalto a várias pessoas dentro da faculdade Maurício de Nassau, no campus da Rua Ildefonso Albano, localizado Bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. A ação ocorreu por volta das 21h da última segunda-feira (25). 
 
Os homens conseguiram entrar armados dentro de uma sala onde acontecia uma aula do curso de Contabilidade. No momento em que ocorreu o assalto, a turma contava com cerca de 30 alunos presentes, segundo informações do 2ª Distrito Polícial (DP), onde foi registrado um boletim de ocorrência sobre o caso. Após levarem pertences como relógios, bolsas, carteiras e DINHEIRO dos que estavam na aula, os assaltantes conseguiram fugir sem serem abordados. 
 
"O incidente aconteceu numa sala vizinha à nossa, e chegou um aluno na nossa sala, dizendo: ´professora, desculpe-me por interromper a aula, mas acabou de acontecer um assalto na turma do lado´", afirma Sérgio Torres, aluno do curso de Fisioterapia.  A partir de então, o pânico se instalou pela faculdade, de acordo com ele. 
 
Testemunhas mandaram depoimentos pelas redes sociais do Diário do Nordeste, informando que um dos assaltantes teria conseguido assistir a uma aula normalmente e, depois, outros dois homens entraram na sala de aula e anunciaram o assalto.  A Polícia ainda investiga o caso e está em busca dos bandidos.

Fonte: Diário do Nordeste




Pesquisa diz que 72,5% dos jovens admitem mentir na INTERNET

Uma pesquisa conduzida com mais de 4 mil estudantes de escolas particulares com idades entre 13 e 16 anos, 600 pais e 300 professores de 14 estados brasileiros apontou que os jovens são mais conscientes sobre o uso da internet do que se imagina. O estudo ´Este Jovem Brasileiro´, uma iniciativa do Portal Educacional em parceria com o psiquiatra Jairo Bouer, é realizada uma vez por ano.

Esta edição do projeto abordou temas como exposição, relacionamentos e agressão na INTERNET. Os dados coletados mostram a discrepância entre a percepção dos pais e as experências dos jovens na internet. Por exemplo, entre os adolescentes, 22% afirmaram que já ficaram, 11%  que já namoraram e 5% que já fizeram sexo com pessoas que conheceram pela internet. Embora sejam contra, pouco mais de 1% dos pais sabem que seus filhos já ficaram ou namoraram com alguém que conheceram na rede.

A outra surpresa é a maturidade com que os adolescentes encaram certas questões. A maioria deles, 65%, têm noção que o que postam em redes sociais hoje pode ter consequências futuras, enquanto apenas 30% dos pais acreditam que aquilo que o filho posta ou postou pode eventualmente ter algum tipo de consequência.

Sobre a supervisão parental, 21% dos estudantes afirma que contam para os pais tudo sobre os seus acessos, cerca de 42% mantêm alguma privacidade, e 12% não contam nada. Além disso, um em cada quatro jovens diz que os pais não têm interesse nesse assunto. Os pais, no entanto, têm uma versão diferente. Apenas 28% dizem que não controlam os conteúdos acessados pelos filhos, e os outros 72% acreditam controlar esse conteúdo de forma total ou pelo menos parcial.

A falta de supervisão, entretanto, parece não influenciar de forma negativa na maneira como os estudantes se comportam na internet. A maioria deles, cerca de 60%, disse que não confiaria em alguém que conheceu pela rede para ter um relacionamento. Apesar da prudência entre a maior parte dos jovens, 5% já foram direto para a casa de alguém que acabaram de conhecer online.

O distanciamento dos pais parece pesar em questões como violência e agressão nas redes sociais. Um em cada quatro jovens já postou comentários agressivos ou preconceituosos na Internet, 72,5% já mentiram e 37% já agiram de modo agressivo ou ofensivo com alguém. A maioria concorda que a Internet facilita agressões, preconceitos e mentiras.

Apesar disso, as experiências online são consideradas positivas pela maior parte dos jovens que participaram da pesquisa. Só 10% relataram ter passado por situações complicadas ou que poderiam ter terminado mal. Ainda assim, 23% admitiram que já foram vítimas de insulto ou violência pela Internet, 16% já enfrentaram algum tipo de preconceito e 36% já ficaram tristes em função de problemas vividos na rede, sendo que 4% evitaram sair de CASA ou ir à escola em função de ameaças ou ofensas sofridas.

O impacto emocional das interações em rede também parece ser subestimado pelos adultos. Quase 1 em cada três jovens já se decepcionou com atitudes de alguém que conheceu pela Internet, e quase 4 em cada dez já vivenciaram medo por alguma situação que aconteceu na rede. Somente 16% dizem que os filhos já tiveram problemas na escola ou com os amigos em função dos conteúdos postados. 

A pesquisa também apontou que os comportamentos considerados de risco aparecem com maior frequência nos grupos de jovens mais vulneráveis e entre aqueles que têm padrões de uso exagerado da internet, como noites em claro, deixar de sair com colegas ou de fazer tarefas, problemas com pais pelo excesso de uso, esconder conteúdos dos pais, irritação quando não acessa a Internet, incômodo em estar em locais sem conexão, avaliação do próprio uso da Internet como exagerado. Os jovens que não aceitam os pais em suas redes sociais também parecem mais expostos a esse comportamentos arriscados.

Fonte: Portal A Tarde




Benefício para estudantes criado por Aécio só atinge 1% das cidades de MG


O benefício para estudantes que o candidato tucano Aécio Neves promete estender à região Nordeste se for eleito presidente atingiu apenas 1% das cidades mineiras.

Criado em 2007, durante a gestão dele no governo de Minas Gerais, o Poupança Jovem atende 9 das 853 cidades do Estado. O governo localabre uma poupança para o aluno, que pode retirar R$ 3.000 no final doensino médio, se cumprir requisitos de frequência e atividades extras.

No último fim de semana, Aécio disse que o pagamento ocorre no "dia da formatura". Em Minas, porém, o repasse demora até um ano após a conclusão do ensino médio.

O objetivo do programa, segundo o governo mineiro, é evitar a evasão escolar, fomentar a inclusão no mercado de trabalho e a geração de renda, incentivando o aluno a prosseguir com os estudos ou iniciar um negócio próprio.

A promessa integra uma série de propostas na área social que o tucano tem feito nos últimos dias, para tentar rebater a ideia de que cortaria benefícios associados ao PT –como o Bolsa Família.

Em Minas, os cerca de 11 mil formandos do ensino médio de 2012 receberam os valores apenas em novembro de 2013, conforme anúncio feito naquele mês pelo então governador Antonio Anastasia (PSDB) –hoje candidato ao Senado e coordenador do programa de Aécio. Ou seja, o aluno que tenha planejado usar o recurso logo após a formatura não pôde fazer isso. Estudantes de cidades como Ribeirão das Neves e Teófilo Otoni reclamaram dos atrasos.

As nove cidades do programa tinham 71,5 mil alunos no ensino médio em 2013 –10% do total de estudantes desse nível na rede estadual.

A iniciativa começou em 2007 apenas em Ribeirão das Neves, na Grande Belo Horizonte. Sete anos depois, mais oito municípios foram incluídos: Esmeraldas, Montes Claros, Ibirité, Sabará, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Pouso Alegre.

Segundo o governo mineiro, o programa é "abrangente onde tem de ser", porque tem foco em cidades com evasão acima da média, com violência alta e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo. Disse ainda que quase 120 mil alunos já foram beneficiados, entre formados e estudantes. O governo de Minas diz que, até o final deste ano, serão 139,5 mil. O governo informou que o prazo para liberação do pagamento é necessário para "confirmar o êxito do beneficiário nos três anos do ensino médio", isto é, verificar o cumprimento de condições obrigatórias.

A campanha de Aécio informou que o Poupança Jovem em Minas vem sendo implantado "de forma progressiva em grandes cidades".

"A lógica não é estar presente em todos os municípios, e sim combater o abandono escolaronde ele ocorre de forma mais acentuada."

Sobre Aécio ter dito que o recurso é liberado no "dia da formatura", a campanha dele informou que o aluno fica apto a receber os recursos neste dia, mas que a liberação "ocorre após a escola enviar procedimentos administrativos e pedagógicos comprobatórios".

Fonte: Folha.com




Após 45 horas, presos libertam reféns e encerram rebelião em Cascavel


A rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) foi encerrada por volta das 3h30 desta terça-feira (26). Os detentos estavam rebelados desde as 6h30 de domingo (24). Deacordo com a Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Seju), cinco detentos foram mortos e pelo menos 25 ficaram feridos. Os dois agentes penitenciários, que eram mantidos reféns desde o início do motim, foram libertados. Eles estavam feridos e precisaram de atendimento médico, mas já foram liberados e não correm risco de morte.

Até as 7h, a Seju informou que 851 detentos tinham sido transferidos da unidade. Desse total de transferências, 143 foram efetuadas no domingo e 708 foram entre a noite de segunda (25) e madrugada desta terça. A unidade prisional que tem capacidade para abrigar 1.116 condenados estava com 1.040 presos quando a rebelião começou. As transferências chegaram a ser suspensas na noite de segunda por motivos de segurança, mas foram retomadas e concluídas durante a madrugada desta terça. A medida foi tomada devido a um acordo firmado entre os presos e o juiz da Vara de Execuções Penais, Paulo Damas, que intermediou as negociações. A Seju informou ainda que a PM, juntamente com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), fará uma vistoria em todas as alas a partir das 7h.

Até as 6h, o Depen confirmou que dois dos detentos mortos pelos rebelados foram decapitados. Outros dois morreram após serem atirados de cima do telhado da unidade. Não há detalhes sobre a quinta morte.

Além das mortes, os presos também causaram danos em 80% da penitenciária, segundo o Depen. Das 24 alas da unidade, pelo menos 20 ficaram destruídas.

Negociação

As negociações para o fim da rebelião foram interrompidas às 20h de domingo e retomadas apenas às 7h55 da segunda-feira. A comissão foi formada pela secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uillie Gomes, pelo diretor do Depen, Cezinando Paredes, pelo comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Cícero Tenório, e pelo Juiz Paulo Damas.

Segundo o Depen, entre as exigências dos rebelados estavam o relaxamento nas visitas, mais diálogo com a direção da unidade e refeições melhores.

Durante o domingo, 145 detentos já tinham sido transferidos para a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), que fica próxima a PEC. O grupo era formado por presos que estavam sendo ameaçados pelo rebelados. No mesmo dia, outros 68 foram encaminhados para a Penitenciária de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado , e mais seis foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Maringá, na região norte do Paraná, e para Curitiba.

Rebelião

De acordo com o advogado dos agentes penitenciários, Jairo Ferreira, a rebelião teve início no momento em que o café da manhã era entregue aos detentos. O trinco de uma das grades estava serrado, o que permitiu aos presos puxarem o agente para dentro e iniciarem a rebelião. Ainda segundo o advogado, apenas dez agentes estavam de plantão no presídio que é ocupado por mais de mil presos.

Os detentos invadiram o telhado da penitenciária, queimaram colchões e hastearam a bandeira de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios no país. Conforme Ferreira, cerca de 80% da unidade está destruída.

Familiares dos presos fecharam a BR-277 por três vezes desde o domingo, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As duas pistas da rodovia ficaram bloqueadas no km 579, próximo ao trevo de acesso à penitenciária. Filas de veículos se formaram nos dois sentidos.

Fonte: G1




Bando preso usava ´novo cangaço´ como abordagem em bancos do NE


A quadrilha presa na manhã desta terça-feira (26) pela Polícia Civil da Paraíba, suspeita de roubos a bancos em seis estados do nordeste, é considerada de altíssima periculosidade, com especialidade em roubos a agências bancárias, na modalidade conhecida como "novo cangaço". A quadrilha atuava em vários estados, sempre com o uso de armamento de fogo de alta capacidade de destruição (fuzil, submetralhadoras, pistolas, etc).

A operação ´Canga´, foi resultado de mais de um ano de investigação, segundo revelou o delegado Cristiano Jacques, que coordenou a ação policial. Seis homens foram presos acusados de roubar, em maio do ano passado, duas agências bancárias no município de Princesa Isabel, quando a cidade ficou cercada e a população em pânico, dentre outros bancos em vários estados do país. A quadrilha já teria agido pelo menos 12 vezes em seis estados do país, segundo a polícia.

De acordo com as investigações, o patrimônio dos criminosos incluía casas, carros de luxos e chácaras e o Ministério Público vai solicitar a perda dos bens em favor do Estado. O grupo é remanescente de uma quadrilha originária do final da década de 80 para início de 90, de acordo com a polícia.

Os mandados de prisão foram cumpridos em Princesa Isabel e nos estados de Alagoas e Rio Grande do Norte. Segundo a polícia, a prisão dos envolvidos impediu que novos assaltos fossem realizados pela quadrilha, inclusive em Princesa Isabel, “tendo em vista que a quadrilha costuma repetir suas ações bem sucedidas tempos depois”. De acordo com o delegado, no período que a polícia investigou o caso, a quadrilha não realizou nenhum roubo a banco.

No assalto às agências bancárias de Princesa Isabel, segundo explicou o delegado, os crimes foram praticados por uma quadrilha armada com cerca de 12 integrantes, “subtraindo para si uma alta quantia em dinheiro, com emprego de violência e grave ameaça as pessoas que se encontravam no local”. As investigações contaram com o apoio das polícias da Bahia, Pernambuco e Alagoas, além de agentes da Polícia Federal do Rio Grande do Norte. O Ministério Público também participou do processo de investigação.

O nome da operação – ´Canga´ – foi dado em referência ao cangaço, luta revolucionária na qual os homens do grupo vagavam pelas cidades em busca de Justiça, e que teve como principal líder o famoso Lampião. O termo cangaço vem da palavra ´canga´, que é uma peçade madeira usada para prender junta de bois a carro ou arado.

Fonte: G1 PB