-->

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Reflexão

ECONOMIA – DESCOMEDIMENTOS GOVERNAMENTAIS
 
 
Assistimos a um conjunto de inconsequentes medidas administrativo-econômicas da parte do Governo Federal que tanto aviltam os consumidores quanto nos deixam perplexos e indignados. Uma provocação, um ultraje aos brasileiros que procedem honestamente.
Cogita-se na esfera federal, anteprojeto de autoria do deputado Vicente Cândido (PT – SP), com o aberto apoio do Senador Renan Calheiro (PMDB – AL) e do ministério dos esportes, Aldo Rebelo (PCdoB - SP), da “renegociação” onde tratam até de ANISTIA de dívidas de times de futebol, situadas hoje em torno de R$ 5 BILHÕES. Os mesmos times que pagam fortunas aos seus jogadores – maioria que, pelo precário rendimento que demonstram em campo, sequer justificam um quarto do salário que percebem. Times que acumularam dívidas (impostos etc.) astronômicas e os cartolas que responsáveis pela má administração desses clubes pugnam por “melhores condições” para renegociá-las. Carências, maiores prazos, melhores juros e outras condições especiais como até ANISTIA e tudo aquilo que o cidadão COMUM não consegue, mesmo que não inadimplente e honre criteriosamente os seus compromissos junto às instituições financeiras. Falamos de cátedra! Somos todos vítimas de juros, tarifas e impostos escorchantes, de contratos com cláusulas abusivas e até da armadilha instituída pelo ex-presidente ao criar o famigerado “Empréstimo Consignado” - onde à custa de taxas exorbitantes (maiores do mundo), sacrificados aposentados, funcionários públicos e outras vítimas se iludem e endividam-se cada vez mais até se tornarem insolventes definitivos enquanto as instituições financeiras se locupletam a um RISCO ZERO - já que os pagamentos são retidos na fonte pagadora sem risco de inadimplência.
Não bastasse, o Governo Federal, preocupado e acuado com a real e inquietante situação econômica do país, ainda ousa criar novos e estapafúrdios artifícios no pressuposto de “aquecer a economia” e, pasmem, “conter a inflação”. Constatamos renúncias de impostos (MILHÕES) que beneficiaram as montadoras estrangeiras. Determinação ao Banco Central que reduza a apenas 50% os empréstimos compulsórios das instituições financeiras (dinheiro que o BACEN retém das contas dos bancos) e com isso injete na economia cerca de R$ 45 bilhões que serão direcionados à população já extorquida e preocupantemente endividada. Com o aumento estimulado do consumo terá como resultante o endividamento ainda maior da população e acréscimo e não redução da inflação. É uma bomba relógio que inábil e inconsequentemente acionada e prestes a explodir em curto prazo. Cuidemo-nos!



Ofertas de Emprego

NOTA AO PÚBLICO
OPORTUNIDADE DE EMPREGO

SINE/IDT de Russas informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:

Educador social
Operador de Caixa
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO
TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
Consultor de vendas
Empregado doméstico nos serviços gerais
Recepcionista de consultório dentário
GARÇOM
Pizzaiolo
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO (experiência em cerâmica)
Atendente de balcão
Instrutor de informática
Gerente comercial




    Para verificar estas e outras oportunidades os interessados devem se dirigir até a Unidade de Atendimento que fica na Av. Cel. Araújo Lima nº 1458 A – Centro Russas-CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.



Deputado Manoel Salviano retira candidatura do filho e pode apoiar Eunício

O deputado federal Manoel Salviano (PSD) confirmou, nesta segunda-feira, 28, que o filhoSamuel Salviano (PSD) não será candidato a deputado federal em 2014. Salviano já havia afirmado que não tentaria a reeleição. O parlamentar esteve em diálogo com o candidato ao Governo do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), e o candidato ao Senado, Tasso Jereissati (PSDB), desde a sexta-feira, 25, no Cariri, e deve reconhecer, ainda nesta semana, o apoio ao grupo de oposição ao governador Cid Gomes (Pros), de quem o PSD é aliado no Ceará. 

De acordo com Manoel Salviano, atualmente no quarto mandato de deputado federal, ele não tentará reeleição em 2014 para se dedicar a atividades em Juazeiro do Norte. Samuel Salviano era quem disputaria o pleito, mas também desistiu da candidatura, segundo o pai, porque preferiu continuar no ramo de negócios a entrar na política. O deputado descartou que a decisão seja motivada por falta de apoiode Cid.

A mudança de estratégia, no entanto, foi costurada durante visita de Eunício e Tasso ao Cariri no último fim de semana. Manoel e o filho almoçaram com os candidatos e com os candidatos a deputado estadual Danniel Oliveira e Walter Cavalcante, ambos do PMDB, na sexta-feira, 25.
Segundo o blog do jornalista Flávio Pinto, durante caminhada em Barbalha, na noite da sexta-feira, Tasso confirmou que Salviano apoiaria o grupo, já Eunício teria pedido que a informação fosse divulgada apenas na terça-feira, 29, para que o deputado pudesse conversar com Cid Gomes, a quem prometeu apoio.

Reunião com PSD
Apesar de ter definido que apoiará o candidato a deputado federalRaimundo Gomes de Mattos (PSDB) e o candidato a estadual Francisco Tales de Macêdo Júnior (PSD), o Dr. Tales, Salviano afirma ainda não ter definido se apoiará Eunício ou o candidato governista Camilo Santana (PT).
Conforme o parlamentar, ele agendará, nos próximos dias, uma conversa com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para ser orientado sobre a posição no Ceará. Posteriormente, buscará conversa com Cid. Salviano já foi filiado ao PMDB e ao PSDB, só em 2011 passou para o PSD.

Fonte: O Povo

Mãe confessa ter matado filho e escondido corpo em sofá


A dona de casa Marília Cristiano Gomes, de 19 anos, confessou na tarde desta segunda-feira ter matado o próprio filho, Keven Gomes Sobral, de 2 anos, e escondido o corpo dentro de um sofá, na casa dos tios da criança. A família vive no mesmo terreno, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). O corpo foi encontrado neste domingo em estágio avançado de decomposição.



Ao ser ouvida pela Polícia Civil, a mulher alegou que jogou a criança na parede porque ela não obedeceu a uma ordem para não mexer no telefone celular dela. Marília foi presa em flagrante.
Na quinta-feira, a mulher procurou a Polícia Militar para registrar queixa alegando que o filho havia desaparecido enquanto ela lavava roupas no quintal. Os tios do menino, Ailton Silva Sobral, de 23 anos, e Lucimeire de Souza Antunes, de 21, estavam viajando no mesmo dia e encontraram o corpo ao retornarem para casa. Após sentirem mau cheiro dentro de casa e encontraram a criança enrolada em um lençol no forro do sofá. 
A residência já havia sido vasculhada na sexta-feira por policiais militares e homens do Corpo de Bombeiros, que também chegaram a fazer buscas pela região por causa da denúncia de desaparecimento. Depois de o corpo ser encontrado, não foi possível confirmar se Keven havia sofrido algum tipo de violência por causa do avançado estado de decomposição do corpo.
Policiais do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), em Belo Horizonte, apontaram contradições no depoimento da mãe e a convocaram novamente para prestar esclarecimentos nesta segunda-feira. Foi quando ela confessou o crime. Marília negou que tivesse intenção de matar o filho, mas foi presa.


Fonte: VEJA

Após percorrer 100 km, casal adolescente fugitivo é achado em SP


Após percorrerem quase 100 quilômetros de distância em cinco dias, os namorados e estudantes Mateus Alves e Kelly dos Santos, ambos de 14 anos, que fugiram das casas de seus responsáveis, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na última quarta-feira (23), reencontraram os pais no domingo (27) na capital paulista. As famílias dos dois já haviam registrado boletim de ocorrência do desaparecimento na Polícia Civil e publicado fotos deles para serem compartilhadas na internet.

Depois de irem a pé de Guarulhos a Ribeirão Pires, na região metropolitana do estado, os adolescentes, que planejavam morar no litoral paulista, desistiram da ideia e foram de trem e Metrô até a Praça da Árvore, na Zona Sul de São Paulo. Lá, um casal, identificado como Paulo e Kely, morador da região reconheceu os dois por fotos divulgadas na web dando conta do desaparecimento deles.
No sábado (26), o casal convenceu Mateus e Kelly a ir para a residência dele, onde tomaram banho e se alimentaram. Em seguida, os adolescentes, que haviam destruído os seus celulares para não serem localizados, foram convencidos pelo casal a darem os telefones dos pais. 



'Trote'
"Quando me ligaram no domingo achei que fosse trote, mas Graças a Deus era um casal muito bom, dizendo que havia encontrado minha filha e o namorado dela em São Paulo", disse nesta segunda-feira (28) ao G1 o encarregado de produção José Manuel dos Santos, de 44 anos, pai de Kelly, que foi à casa de Paulo e Kely acompanhado de policiais militares. A estudante mora com o pai, a mãe e mais dois irmãos em Guarulhos.
“Eles [Mateus e Kelly] foram encontrados no Metrô Praça da Árvore. O casal deu água e comida”, afirmou  Cristiane Alves, mãe de Mateus, ao programa Encontro com Fátima Bernardes. O estudante não mora com a mãe, que é divorciada de seu pai. Ele residia atualmente com a avó materna.
De acordo com o pai de Mateus, o gerente de vendas Ivan Márcio dos Santos, de 35 anos, seu filho e a namorada dele percorreram quase 100 km, andando a pé e usando transporte público, nos cinco dias que estiveram longe de suas casas.

A pé, trem e Metrô
"Na quarta-feira, eles saíram de Guarulhos e foram a pé até Ribeirão Pires, onde queriam fazer a descida da Serra do Mar por trilhas, mas, quando começaram a descer, sentiram medo e voltaram, pegaram trem e metrô e desceram na Praça da Árvore", disse Ivan.
Segundo o pai de Mateus, o casal Paulo e Kely, que tinha visto seu filho e a namorada dele dormindo sobre skates numa viela, decidiram falar com eles no sábado. Os estudantes desaparecidos foram reconhecidos por fotos compartilhadas na web. "Perguntaram por que estavam ali, e eles contaram a verdade."

Apesar do reencontro emocionado com os filhos no domingo, os pais de Mateus e Kelly querem conversar com os dois para que eles não fujam mais de suas casas. A decisão de ir embora foi da adolescente após discussão com seu pai por causa das notas baixas na escola.

"Eu havia dito a ela que depois que ela começou a namorar, as notas dela caíram", disse José. "Só que ela entendeu que eu a estava obrigando a terminar o namoro, o que não é verdade, e decidiu fugir."
Kelly deixou uma carta de despedida para a família, na qual justificava sua decisão de fugir à busca por liberdade que não encontrava em casa. Mateus chegou a comentar com a avó que iria acompanhar a namorada para protegê-la e não deixá-la sozinha porque a ama.
O casal adolescente seguiu rumo ao litoral com mochilas, skates e barracas. "No caso de Mateus e Kelly, acho que não foi culpa dos pais. Estamos dando a melhor educação aos nossos filhos", disse Ivan. "Creio que tenha sido mais ímpeto da juventude em não aceitar algumas coisas e querer contestar tudo."
Questionados pela equipe de reportagem, os pais dos estudantes disseram que não vão impedir o namoro deles. "Mas vamos orientá-los a conversar mais conosco para que isso não ocorra mais", disse José. "Não é fugindo de casa e se arriscando a morrer por aí que você conquista as coisas. É preciso enfrentar os problemas com diálogo."

Fonte: G1



Eunício Oliveira reúne lideranças políticas de 25 municípios



Eunício Oliveira participou, nesta segunda-feira (28), de uma reunião com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas, no Comitê Central do peemedebista. O evento contou também com as presenças do candidato a vice, Roberto Pessoa e Tasso Jereissati, que concorre ao Senado Federal.

O encontro, inicialmente previsto para ocorrer entre os candidatos da coligação “Ceará de Todos” e líderes do Vale do Jaguaribe, se estendeu também para o Centro-Sul, reunindo, de acordo com a assessoria da campanha, 25 municípios. Mais de 150 lideranças firmaram apoio aos candidatos da coligação. 


Durante a reunião, 15 lideranças se pronunciaram e todos afirmaram faltar diálogo com o atual governo. “Queremos um governante que escute a população com uma gestão planejada e executada em um mandato”, defendeu Agenor Neto, ex-prefeito de Iguatu e uma das maiores lideranças do Centro-Sul do Estado.

Eunício ficou surpreso com a grande adesão de pessoas. O evento teve de ser transferido para a parte externa do comitê, pois o auditório, local previsto para acontecer a reunião, ficou pequeno para a quantidade de lideranças.  “Estamos aqui porque nos importamos com o Ceará. Essa é a campanha que espera construir um governo democrático para ouvir e conversar com as pessoas”, ressaltou.


De acordo com Tasso, não há qualquer dúvida de que a gestão de Eunício será democrática, pois os candidatos da aliança “Ceará de Todos” defendem e pregam a proximidade com todos os cidadãos, na busca por governo que trabalhe em prol das pessoas e não de prédios bonitos. Na opinião de Tasso, o Ceará parou de se desenvolver nos últimos anos. “Eunício é o único líder no Ceará que tem condições de mudar a realidade desse Estado”, complementou.

Glauber Castro, prefeito de Morada Nova, informou que o Vale Jaguaribano está com Eunício, pois o peemedebista defende o diálogo, um instrumento imprescindível para a construção de um governo participativo. “Acreditamos no que defende Eunício: quem escuta mais erra menos. Morada Nova e mais 14 cidades do Vale do Jaguaribe votam Eunício Oliveira”, finalizou.

* Com informações da assessoria da coligação “Ceará de Todos”

CEARÁ NEWS



Justiça Eleitoral já barrou 27 registros de candidaturas



O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já julgou 517 processos dos 874 pedidos de registros de candidatura, que foram distribuídos aos juízes da Corte do tribunal. A maioria dos processos têm sido julgada de forma monocrática, pelos juízes relatores, uma novidade nessas eleições.

Na sessão desta segunda-feira, 28/7, a Corte do TRE indeferiu mais 18 pedidos de registros de candidatura e deferiu mais dois. No total, já foram deferidos 468 registros de candidatos e 15 DRAPs, além de homologadas 7 renúncias.


Até agora, foram indeferidos 27 registros, por motivos diversos: ausência de quitação eleitoral, não prestação de contas em campanhas eleitorais e desaprovação de contas de gestão pelo TCM. A maioria (22) ao cargo de deputado estadual. São eles: João Paulo Nascimento Oliveira (PSC), Vera Mariano da Silva (PSC), Ana Cleide Pereira Gomes (PDT), Augusta Brito de Paula (PC do B), Antônio Roque de Araújo (Pros), Luís Sérgio Souza dos Santos (PSDC), Agenor Manoel Ribeiro (PSDC), José Macedo de Lima (PTN), Sinval Vicente de Souza Júnior (PPS), Eliezer Alves Brauna (PTN), Gilberto Araújo de Freitas (PTN), Antônia Fernandes Bastos (PTC), Antônio Farias de Sousa (Aonde É - PTC), Aline da Silva Souza (PTC), Francisco Geraldo Marinho (PSC), Rubens Barbosa Pontes (PSC), Francisco José Cunha de Queiroz (PTC), Marcelo Pedrosa Vasconcelos (PDT), José Wilson de Melo, Ednardo Rodrigues Duarte (PR), José Lopes (PPB) e José Rocha Neto (PTB)

Além de Leonel Alencar Júnior (PTdoB), mais quatro registros ao cargo de deputado federal foram indeferidos na sessão desta segunda-feira: Francisco Solismar Lopes de Araújo (PEN), Maria Edleide da Silva Santos (PRTB), Luiz Jairo Sampaio Pinto (PSDB) e Ana Mirtes Leite Machado (PMDB).

Os juízes da Corte do TRE têm prazo até o dia 5 de agosto para julgar os demais processos de registros de candidaturas. Até lá, diariamente, haverá sessão de julgamento, inclusive no sábado (2/7) e no domingo (3/7). As sessões estão marcadas para começar às 14 horas.

•    Com informações do TRE/CE

CEARÁ NEWS



Quinteto Cearense da UFC e UFCA representará América Latina em evento na França

Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Quinteto Cearense será o único grupo da América Latina a participar do 25º Festival Internacional de Orquestras Jovens (Eurochestries), que será realizado na França, de 1º a 15 de agosto. Antes da viagem, o grupo fará apresentação na quarta-feira (30), no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210 – Benfica), em Fortaleza, às 20h. O recital tem entrada franca e contará com um repertório de música de câmara.

O Quinteto é integrado pelos estudantes Wesley Santana (violino) Matheus Costa (violino),Rayane Lopes (viola), Leone Frazão (violoncelo), Wellington Freitas (contrabaixo) e é coordenado pela Profª Adeline Stervinou (Curso de Música do Campus de Sobral).


 participação da delegação de músicos da UFC e da UFCA no 25º Festival de Orquestras Jovens é resultado do trabalho de intercâmbio internacional na área da música. Um marco importante para essa internacionalização ocorreu no ano passado, quando Sobral recebeu o 24º Eurochestries, ampliando as ações de internacionalização iniciadas pelo Coral da UFC em 2005. Na França, o grupo apresentará um repertório com obras de autores europeus e brasileiros e participará da formação de uma grande orquestra internacional, que contará com músicos da Europa e América do Norte.

(UFC) site MISÉRIA




Dado como morto, idoso aparece no próprio enterro no Piauí


A família de Manoel Romão, 67, vai levar um bom tempo para se recuperar do susto tomado neste fim de semana. Na madrugada do sábado (26), por volta das 5h30, o irmão e sobrinhos dele foram informados que Romão teria sido atropelado enquanto andava de bicicleta, e que deveriam ir ao local reconhecer o corpo.

O acidente ocorreu na BR-343, em Piripiri (165 km de Teresina). A notícia da morte mobilizou familiares, e os dois filhos da "vítima" que viajaram do Rio de Janeiro especialmente para o enterro. Mas tudo não passou de um engano, e Manoel Romão está vivo e passa bem.

Entretanto, entre a falsa notícia da morte e a informação de que ele estava vivo foram mais de 24 horas.


Chegou a notícia, e meu irmão foi com meu tio para identificar o corpo. E tudo indicava que fosse ele, eram parecidos. As autoridades disseram que tinham de mandar o corpo para Teresina", disse a sobrinha de Romão, Rosa Maria de Oliveira.

O corpo foi levado então para o IML (Instituto Médico Legal) de Teresina, no início da tarde do sábado. Lá, o irmão de Romão assinou a liberação do corpo, após ter sido realizado o exame de digital, que teria confirmado a identidade.

A necropsia terminou apenas à noite, e o corpo só chegou ao velório às 23h. "Quando chegou, todo mundo achou diferente. Todos que vinham olhar diziam que não era ele. Mas meu tio disse que era, que em Teresina tinham reconhecido a digital", afirmou Oliveira.

Mesmo na dúvida, a família seguiu para o enterro, marcado para as 8h deste domingo (27), no cemitério de Piripiri. Ao chegar lá, veio a notícia que todos suspeitavam





"Já por volta das 8h, chegou um vizinho gritando: ´estão enterrado o homem errado´. O enterro então foi parado já com o caixão enterrado a meio palmo. Aí saíram e encontraram meu tio [no distrito São Luís, na zona rural do município], vivo, e o trouxeram para o cemitério", contou.

Na verdade, descobriu-se que o corpo que estava no caixão prestes a ser enterrado era o de Eliomar Moreira Félix. Romão estava com amigos.

"Ninguém sabia se chorava, se achava a graça. Meu tio, ao saber, ficou atordoado, sem entender. Depois de um tempo, todo mundo ficou muito feliz", disse.

Segundo a Delegacia Regional de Piriripi, o delegado Gustavo Jung foi até Teresina, nesta segunda-feira, para apurar o que levou ao erro no caso. A princípio, o caso está sendo tratado apenas como erro de identificação familiar, e sem abertura de inquérito.

O UOL tentou falar com para o IML de Teresina e com a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Piauí, que responde pelo IML, mas as ligações não foram atendidas.

Fonte: UOL


Juiz suspende por 5 anos direitos políticos de ex-gestor do Fundo Municipal de Educação de Croatá

O ex-gestor do Fundo Municipal de Educação de Croatá, Cyro Leopoldo Souza de Aragão teve os direitos políticos suspensos pelo período de cinco anos por contratar sem licitação, em 2005. Também deverá ressarcir o dano no valor de R$ 35.396,69, que corresponde a 10% do total contratado, fixado por arbitramento, com base nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.
Pagará ainda multa de R$ 20 mil e não poderá contratar com o Poder Público, receber  benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por cinco anos. A decisão, proferida nessa sexta-feira (25/07), é do juiz Francisco Marcello Alves Nobre, integrante do Grupo de Auxílio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), para agilizar o julgamento de ações de improbidade e de crimes contra a administração pública (Meta 4 do CNJ).
De acordo com os autos, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou desfavoráveis as contas do ex-gestor referente ao exercício de 2005. Entre as irregularidades constavam despesas realizadas com empresas de locação de veículos e de construção civil, sem o devido processo licitatório, totalizando R$ 353.966,99.
Por esse motivo, o Ministério Público estadual (MP/CE), em maio de 2010, ingressou com ação civil pública requerendo a condenação do ex-gestor por ato de improbidade administrativa. Em contestação, Cyro Leopoldo Souza de Aragão disse que as despesas foram precedidas de licitação, quando necessário. Sustentou a inexistência de ato de improbidade administrativa.
Ao julgar o caso, o juiz considerou que “não foram realizados os processos licitatórios necessários às contratações especificadas na petição inicial, ressaltando que o prejuízo ao erário se mostra evidente, posto que, com a omissão apontada, impediu a contratação da melhor proposta pela Administração Pública”.
O magistrado destacou também que “o conjunto probatório dos autos não deixa dúvida da necessidade de responsabilizar o promovido pela prática de atos de improbidade administrativa que causaram prejuízo ao erário, haja vista a malversação do dinheiro público municipal pela não realização de licitações públicas consideradas legalmente obrigatórias”.

ACIDENTE ENVOLVENDO UM PADRE EM ICAPUÍ-CE DEIXA 01 MULHER MORTA

Acidente ocorrido na noite desse sábado na localidade da Serra do Mar. O veículo Ranger conduzido pelo padre Antônio Lopes de Lima colidiu com um poste e por consequência houve a morte da senhora
Maria Elineude de Carvalho de aproximadamente 40 anos. O Padre Lima se encontra bem.





FONTE PLANTÃO CEARÁ.

Filho agride pai com pedrada na cabeça em Iracema-CE



Nesta segunda Feira, 28/07/2014 por vota de 1;40h da manhã, policiais de Iracema-CE atenderam um chamado via 190, dando conta de que   na Travessa Celso Gomes da Silva,  centro da cidade, a pessoa de Francisco Moreira Magalhães (Vulgo: Vasconcelos) 31 anos, Filho de José Edmar Moreira, 
teria agredido seu próprio pai, usando  uma  pedra como arma.

   Segundo informações dos pais de Francisco, toda vez que o mesmo ingere bebida alcoólica, perde o controle e fica agressivo, sendo que outras vezes  tentou agredir pai e mãe, desta vez o pai foi agredido e socorrido ao Hospital local onde passa bem.

   O agressor foi conduzido a cadeia municipal de Iracema-CE, Em uma ação conjunta da policia militar, sob o comando do Sargento Ermano e ação do Sgt. Williams e Equipe. o mesmo se encontra detido para ações legais da justiça.

FONTE: Folha Serrana.





Corpo foi encontrado carbonizado em Morada Nova

Hoje, dia 28/07, no Bairro São José, foi encontrado carbonizado o corpo do menor de iniciais F.A.B.S.D; 17 anos, o mesmo residia com sua avó na localidade de Açude Velho, zona rural de Morada Nova.

O Jovem foi visto pela última vez na quinta-feira, dia 24/07, quando estava em frente sua residência, um homem de moto o chamou e saíram juntos.

O pai da vítima concedeu uma entrevista para o Repórter Renato Guimarães, da Rádio Caiçara e disse que o filho tinha problemas com drogas.

blog do tom.



Eleitores que pediram transferência podem pegar título a partir de hoje


A partir de hoje (28), os eleitores que pediram inscrição ou transferência podem ir buscar o título de eleitor no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. O prazo final para que a Justiça Eleitoral estivesse com essa documentação pronta para entrega também terminou ontem (27).

Desde domingo, também estão disponíveis para consulta nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) os nomes das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais. Esse órgão colegiado provisório é constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de direito, que o presidirá e poderá nomear escrutinadores e auxiliares extras para os trabalhos.

Os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas são publicados em tempo hábil para que qualquer partido político possa pedir a impugnação das indicações. Com a composição anunciada até 60 dias antes das eleições pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as Juntas Eleitorais têm a obrigação de apurar, em até dez dias, as eleições feitas nas zonas eleitorais sob sua jurisdição, expedir os boletins de apuração e diplomar os eleitos para cargos municipais.

Fonte: Agência Brasil 






Ceará: Má condição de centros educacionais para adolescentes vira alvo de relatório



Condições sub-humanas. Insetos mortos ao lado de utensílios de higiene. Aparência decadente. Lugar fétido. Refeições feitas ao lado do aparelho sanitário. Pessoas amontoadas em espaço superlotado. 50 dias sem ver a luz do sol. Revolta em cada olhar. A descrição, que mais remete a um filme de terror, é a realidade vivida por jovens internos de três Centros Educacionais destinados ao cumprimento de medidas socioeducativas em Fortaleza, segundo relatório feito em parceria pelo Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Os locais, que deveriam servir para reeducar e devolver os jovens em conflito com a Lei em condições de iniciarem uma nova caminhada na sociedade, clamam por ações urgentes. O resultado do que se vê nos Centros, segundo a Justiça, é refletido nos altos índices de reincidência dos seus egressos - quase 100%, segundo dados próprios - além das inúmeras fugas e rebeliões. No último sábado, por exemplo, cerca de 10 jovens protagonizaram um princípio de rebelião no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), no bairro José Walter. Na ocasião, um dos internos e dois instrutores que estavam de plantão ficaram feridos. Os jovens reclamavam da superlotação do espaço e pediam transferência.


Visitas

O juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude, Manoel Clístenes de Façanha, a promotora de Justiça Maria de Fátima Pereira Valente e os defensores públicos Andréa Pereira Rebouças e Ricardo César Pires Batista inspecionaram os Centros Educacionais Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), Dom Bosco e Patativa do Assaré (Cepa). "A escolha dos três foi motivada pelas sucessivas rebeliões e fugas. Somente no Cepa, foram quatro este ano. No Dom Bosco, foram cinco", justificaram.

De acordo com o relatório das autoridades, acessado com exclusividade pela reportagem do Diário do Nordeste, a situação das unidades é avaliada como precária. Ao final, são indicadas providências a serem tomadas pelo Estado do Ceará, pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e pela própria direção dos Centros Educacionais, em relação à salvaguarda e garantia dos direitos dos socioeducandos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

"Encontramos meninos dormindo no chão. Em um dos centros, estavam há 50 dias sem sair dos dormitórios, nem para tomar banho de sol. Vimos insetos mortos ao lado dos itens de higiene e utensílios usados na alimentação. Os lugares fedem. Todos os internos apresentam problemas de pele. Num dormitório que deveria abrigar dois jovens, vimos até nove. É um ambiente insalubre, indigno", relatou a defensora pública Andréa Rebouças. "A situação é muito pior do que imaginávamos", frisou o juiz Manoel Clístenes.

Para as autoridades, a falta de orientadores educacionais nos Centros e a ausência de prédios semelhantes no Interior do Ceará potencializam o problema.

"Sem os orientadores e instrutores, não tem como tirar os adolescentes dos dormitórios e encaminhá-los para as atividades. Ficando no ócio, eles se rebelam e destroem as casas. Já a superlotação, compromete tudo. Não há Centros Educacionais no Interior. Mais da metade dos que estão internos nas unidades de Fortaleza, não são daqui", aponta Clístenes.

A defensora pública Andréa Rebouças detalha que conseguiu perceber durante as visitas a importância dos profissionais na reinclusão social dos jovens. "Sem o socioeducador, nada funciona dentro da ´casa´. Os meninos se alimentam sempre dentro dos dormitórios, com o alimento entregue pelas grades. Eles não usam os refeitórios. Os dormitórios não têm lixeira, então surge a questão da sujeira, resquícios de alimentos ficam ao chão. Tudo em decorrência da falta de educadores sociais para acompanhá-los", defende.

Já o também defensor público Ricardo César define os Centros Educacionais como verdadeiras prisões para os adolescentes. "Eles não diferem de nenhum presídio que conhecemos. Tem camas de pedra onde alguns dormem. Já outros, dormem perto de onde tem um bojo que serve para os internos fazerem as necessidades fisiológicas. No mesmo local, eles guardam material de higiene, pratos, copos, e usam o espaço até para fazerem as refeições", relatou.

Superlotação

O outro grande problema identificado pelas autoridades é a superlotação dos Centros Educacionais. Segundo os dados obtidos, há quase o triplo da quantidade máxima de internos nas unidades. "O Centro Dom Bosco tem a capacidade de 60 meninos. No dia que visitamos tinha 164. Este número já passou de 186", disse o defensor público Ricardo César.

Com a problemática, os ânimos se alteram dentro das paredes sujas dos prédios. Com isso, as rebeliões e fugas se tornam inevitáveis. Para concretizarem seus planos, os jovens internos não poupam esforços e muitas vezes destroem o lugar que os encarcera.

Clístenes conta ainda histórias de jovens que, diante de uma nova oportunidade, preferiram trocar a liberdade por uma chance de continuar a sonhar com um futuro melhor, mesmo que passando mais alguns dias atrás de grades. "Recebi três pedidos que me sensibilizaram. Eles pediram para ficar internados só para poderem concluir o estágio nas fábricas, dentro dos Centros, para quando saírem terem o emprego garantido. Você não pode dizer jamais que um indivíduo desses não queira melhorar de vida, dizer que eles não têm jeito. Uma pessoa que pede para ficar presa para terminar um estágio, só para quando sair, poder trabalhar naquela empresa. Isso para mim é uma coisa espetacular", ponderou.

Entregue

O grupo já entregou o relatório ao titular da STDS, Josbertini Virgínio Clementino. "Já conseguimos que entregassem um novo kit com colchão, escova de dentes, roupa e outros itens aos internos do Dom Bosco", disse a defensora Andréa Rebouças.

R$ 3,7 milhões serão usados em reformas de Centros, diz STDS

Há uma luz no fim do túnel para a situação. Pelo menos, é o que garante a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Em nota, a Célula de Proteção Social Especial da STDS afirmou que os três Centros Educacionais visitados pelas autoridades passarão por reforma com recursos de R$ 3,7 milhões, já garantidos.

Além disso, outros quatro Centros estão em construção em todo o Estado. Dois deles, um no Canindezinho e outro em Sobral, já estão prontos, faltando apenas equipamentos e profissionais. Os demais, um também em Sobral e outro em Juazeiro do Norte, já estão licitados. Ainda em Juazeiro, a atual unidade será reformada. Segundo a pasta, as 680 vagas atuais saltarão para 950. Atualmente, há 1.040 jovens internos nos Centros. 40% deles são fortalezenses.

Ainda de acordo com a STDS, 300 instrutores estão sendo capacitados para serem incorporados às 14 unidades existentes em todo o Estado, das quais nove estão em Fortaleza.

Já sobre as questões de segurança, a Secretaria garantiu que "firmou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para a segurança externa das unidades, bem como para qualificar o processo de recrutamento e seleção dos instrutores educacionais".

O relatório das autoridades apontou, ainda, problemas de insalubridade nos três Centros Educacionais que abriga os jovens em conflito com a Lei em Fortaleza visitados pelo grupo.

A reportagem entrou em contato com a Vigilância Sanitária do Município. A entidade alegou que "foi demandada e já realizou as providências necessárias, emitindo os laudos fiscais para os relatórios técnicos e enviou a documentação para a 5ª Vara, que é quem vai avaliar e tomar as providências necessárias".

Setra quer discussão intersetorial

A Secretaria Municipal de Trabalho (Setra), por meio de seu titular, Cláudio Ricardo, prevê mais discussões sobre a situação dos adolescentes e, em específico, as medidas em meio aberto para a reinserção social dos jovens em conflito com a Lei.

Por telefone, Cláudio informou que a pasta prepara um seminário em que o tema será discutido pelas principais autoridades e órgãos diretamente ligados ao assunto.

"Essas medidas carecem de aperfeiçoamento, e estamos buscando caminhos para melhorar este atendimento. Estamos organizando um seminário para discutir este itinerário das medidas intersetorialmente, para discutir os vários caminhos que podemos tomar para melhorar estas medidas", disse.

Em média, mensalmente, a Setra realiza de 2.300 a 2.500 atendimentos a jovens, de acordo com dados próprios.

Atualmente, estão sendo realizados, segundo Cláudio Ricardo, 2.392 atendimentos, sendo 2.031 em liberdade assistida e 361 em prestação de serviços à comunidade.

O titular da Setra, expondo os números, questionou as afirmações feitas pelas autoridades, sobre a reincidência dos adolescentes, após aplicadas as medidas em meio aberto.

"Estamos nesse momento fechando um relatório com o perfil destes jovens que estão atualmente cumprindo as medidas em meio aberto. Os dados que temos até agora é de que a reincidência destes jovens está entre 36% e 40%", defendeu.

Fonte: Diário do Nordeste



Disputa para deputado federal será a mais concorrida desde 1990


A eleição para deputado federal deste ano a mais disputada desde a redemocratização. Levantamento feito pelo Estado com base nos registros de candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que o número de candidatos, hoje em 6.914, é quase o dobro dos 3.822 que tentaram a vaga em 1990. A relação candidato/vaga, que naquela eleição era de 7,5, será neste ano de 13,4.

Neste meio tempo, a peneira para se alcançar uma das 513 cadeiras na Câmara dos Deputados diminuiu em um primeiro instante, na disputa de 1994.

Mas, desde então, só cresceu e tem ficado cada vez mais disputada a cada pleito. Em 1998, a relação candidato/vaga foi de 6,8. Em 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Presidência pela primeira vez, foi de 9,5. O número seguiu crescendo quatro anos depois (11) e chegou a 11,7 em 2010.


Concorrência. Para lideranças e parlamentares ouvidos pelo Estado, as eleições cada vez mais concorridas são reflexo direto do aumento do número de partidos políticos no Brasil. Hoje, estão registrados 32 partidos. Só nos últimos quatro anos, cinco foram criados. Mas já houve mais: em 1992, eram 34.

"O número (de candidatos) tem aumentado naturalmente", afirma o secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, que lembra que cada legenda pode lançar nomes na quantidade de até uma vez e meia o total de vagas.

Além disso, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (PMDB), aponta que os partidos políticos trabalham sempre para preencher completamente as listas de candidaturas. Mesmo os que não são eleitos ajudam as siglas a se projetar junto ao eleitorado - e a atingir o quociente eleitoral, ou seja, o número de votos necessários para eleger um deputado. "Você cria uma força de trabalho eleitoral e isso fortalece o partido", diz Padilha.

"Isso é resultado da proliferação de partidos. Há um número de vagas determinado que os partidos precisam preencher e há muitos candidatos que estão ali apenas para cumprir uma exigência legal", acrescenta o deputado Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB na Câmara. "Quanto mais candidatos temos, mais fácil fica conseguir se eleger, porque aumenta a chance de termos votos de legenda", conclui.

Novatos. O ex-líder na Câmara dos governos Dilma Rousseff e Lula, Cândido Vaccarezza (PT-SP), avalia que o fato de haver mais candidatos torna mais difícil a disputa para os novatos, muito mais do que para os "políticos profissionais".

"Mais candidatos dificultam a eleição para quem é novato no ramo, pois eles têm menos estrutura de campanha, menos visibilidade e menos prática de disputa de uma eleição", avalia.

Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), neste ano, dos 513 deputados federais, 398 são candidatos a reeleição (77,58%). É um índice menor do que nos anos anteriores. Em 2010 foram 407 (79,39%) e em 2006, 445 (86,74%).

Dentre todas as unidades da federação, Rio de Janeiro e São Paulo são as que têm competição mais acirrada, com mais de 20 candidatos por vaga neste ano. Juntos, os dois Estados somam 116 dos 513 assentos na Casa legislativa.

Segundo Estado com maior representatividade na Casa, Minas Gerais tem 12,6 candidatos para cada vaga. Já em Tocantins e Pernambuco a briga por um mandato é menos disputada: 6,8 candidatos para cada vaga.

Conta. Os dados utilizados pelo Estado para as eleições de 2014 foram obtidos no TSE e se referem a todos os pedidos protocolados, mesmo critério utilizado para os levantamentos referentes às eleições de 2010, 2006, 2002 e 1998.

Neste ano, as cortes eleitorais têm até 21 de agosto para definir quais as candidaturas protocoladas para o processo eleitoral serão validadas. Para as eleições de 1990 e 1994, foram utilizados os únicos dados disponíveis, referentes a candidaturas já consideradas aptas. 

* Com informações do Estadão e CEARÁ NEWS