-->

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Justiça acata pedido do MPF e determina quebra de sigilo telemático de internautas

Seis internautas que fizeram comentários discriminatórios contra nordestinos em matérias sobre acidente de ônibus terão endereços de IP disponibilizados à Justiça e poderão responder pelo crime de racismo

A Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou, nesta quarta-feira, 22 de maio, a quebra de sigilo telemático de seis internautas acusados de fazer comentários discriminatórios em matérias jornalísticas que noticiaram acidente com ônibus no Ceará. 


A quebra do sigilo dos IPs dos computadores dos usuários foi pedida na terça-feira, 20 de maio, pelo procurador da República Edmac Lima Trigueiro, autor de procedimento criminal que apura a conduta dos internautas.


Do início do último domingo, 18, até o fim da tarde de segunda-feira, 19, o MPF identificou e coletou dezenas de comentários com insultos a nordestinos em portais de notícias que veicularam o acidente na BR-020. 

De acordo com o procurador Edmac Trigueiro, a conduta dos internautas poderá ser enquadrada como crime de Racismo. Se condenados, cada um dos seis internautas poderá pegar pena de dois a cinco anos de prisão. 

Para o juiz federal João Batista Martins Prata Braga, que julgou o pedido, "resta imprescindível para a definição dos responsáveis pelas condutas o afastamento do sigilo dos dados". "Cabe afirmar que inexiste outro meio apto a identificar os responsáveis pelo evento, devendo ainda ser considerado o fato de muitos usuários utilizarem-se de inverídicos dados cadastrais", completou o juiz.
O acidente
Com repercussão internacional, a tragédia na BR-020 aconteceu na manhã do dia 18, após o veículo sair de Boa Viagem (CE) com destino a Fortaleza (CE) e tombar no município de Canindé (CE), deixando 18 mortos.
 
Ceará News

Corpo é encontrado carbonizado e enterrado próximo ao CEDUC em Mossoró







Através de uma informação anônima a Central de Operações, a policia militar localizou na tarde de quarta feira 21 de Maio de 2014, em um terreno em frente ao do Ceduc, no bairro Planalto da liberdade em Mossoró, Um corpo parcialmente enterrado.
Existia uma informação, que um adolescente foragido da justiça estaria desaparecido e que um individiduo traficante de droga teria ligado para a familia dele avisando de sua morte.
Duas crianças estavam em um terreno tentando pegar um cavalo quando encontraram o corpo. No local os familiares reconheceram o jovem, identificado como Emerson de Oliveira Souza, 15 anos de idade.
A Policia Militar faz o isolamento do local para os procedimentos da Delegacia de homicidios e a equipe do Instituto Tecnico e Cientifico de Policia que fara a remoção do corpo para sede do orgão.
Texto ocamera


Assaltantes sofrem tentativa de linchamento em Sobral




Dois homens foram espancados por populares após assaltarem três garotas e ferirem uma delas próximo à Igreja Matriz de Sobral, a 230 km de Fortaleza, na última terça-feira (20). A dupla estava na companhia de um outro suspeito, que fugiu após mergulhar no Rio Acaraú.
"Chama o Ronda, pelo amor de Deus, vão me matar", disse um dos homens, depois de ter sido espancado pela população revoltada com a onda de assaltos na região. Antes de ser levado para a delegacia da região para prestar depoimento e ser reconhecido pelas vítimas, o assaltante precisou ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Assaltos a casas
Em outra região da cidade, no bairro Parque Silvana I, um homem, conhecido como "Lipe", foi apreendido após invadir várias casas. Moradores capturaram o suspeito, mas dessa vez aPolícia chegou antes que a população espancasse o homem. Várias pessoas, já armadas de pau e pedra, aguardavam para agredi-lo.
Apesar de ter sido reconhecido por três vítimas que alegaram ter tido suas residências invadidas e roubadas pelo acusado, o suspeito foi liberado. De acordo com o delegado de plantão, "Lipe" não chegou a praticar o crime, e por isso foi posto imediatamente em liberdade.
Com informações do correpondente Wellington Macêdo
Diário do Nordeste


Traficantes são presos com meia tonelada de maconha em Messejana


Operação realizada por equipes do Ronda Tático da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), em parceria com a Polícia Federal (PF), resultou na apreensão de 500 quilos de maconha e na prisão de quatro pessoas investigadas por envolvimento com o tráfico de drogas em Fortaleza. 

Perseguição e captura
A captura aconteceu no último sábado (17), no bairro Messejana, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. Policiais federais vinham da BR-116 em perseguição a Raimundo William Serpa (26), Carlos Alberto Alves da Silva (33), David Islândio da Costa (33) e João Serpa Silva (44), quando os mesmos entraram no bairro, pertencente à AIS 4. 

Policiais federais, então, solicitaram apoio à PM, que viabilizou a prisão do quarteto na Rua Alves Tomás, em Messejana. Junto com eles, os policiais militares apreenderam dois veículos Honda Civic - de placas HYW-9245, Fortaleza/CE e HXT-6768, Itaitinga/CE -, um de modelo Montana e duas motocicletas, além de 500 quilos de maconha prensada. No total, entre as ações da PF e da PM, foi apreendida 1,3 tonelada de maconha em poder do grupo. Seis policiais militares - divididos em duas viaturas – participaram da operação de apoio.

* Com informações da SSPDS 



Iguatu-CE: Jovem com várias passagens pela polícia é executado na porta de casa



O jovem Lucas Alves de Oliveira, de 18 anos, foi morto no fim da tarde de ontem, 20, em frente à porta de sua residência, situada na Rua Floriano Benevides, bairro Santo Antônio na cidade de Iguatu.

De acordo com informações da polícia, Luquinhas, como era conhecido, estava falando ao telefone na esquina de sua casa quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta vermelha sem placas e começaram a atirar.

O adolescente ainda tentou correr, mas levou dois tiros fatais nas costas ao tropeçar quando ia se abrigar dentro de casa. Os executores usavam capacete no momento do crime e fugiram sem deixar pistas.

Apesar da polícia não descartar nenhuma linha de investigação, a hipótese de acerto de contas é “bastante considerável”. Luquinhas responde por “dois homicídios, várias tentativas de homicídios, tráfico, roubo, porte ilegal de arma e furto”, segundo o Comandante do 10°BPM, Major Paulo Hermann Macêdo.

Com o assassinato do jovem, já são 12 homicídios em Iguatu nos primeiros cincos meses do ano. O último caso foi registrado em 08 de maio quando o cabeleireiro Antônio Souza Bastos, de 35 anos, foi executado com um tiro na nuca em frente ao seu salão de beleza, no centro da cidade. Dois jovens acusados de cometerem o crime se apresentaram espontaneamente à polícia. O homicídio teria sido cometido por uma divida de dois mil reais.


FONTE Miséria




Diretor da Polícia Federal afasta risco de greve na Copa



O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, garantiu em entrevista ao Valor Econômico que a paralisação prevista para 1º de junho não prejudicará a atuação da PF no evento: "Mais de 60% dos que vão trabalhar na Copa já estão recrutados, um efetivo de 6.500 policiais".

Segundo o delegado, os agentes convocados já receberam parte das diárias para transporte e hospedagem. Portanto, não poderão deixar de trabalhar, sob risco de receberem sanções administrativas e processos judiciais na esfera civil.


Garante ainda que a Polícia Federal já tem liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proibindo a greve na instituição durante o período da Copa. “Temos planos para toda e qualquer situação de contingência de incidentes de greves de qualquer organização”, disse.
Ceará News



ACIDENTE COM ÔNIBUS DA GUANABARA DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS



Um ônibus da empresa Guanabara, que vinha de Teresina com destino a Fortaleza, bateu na traseira de um caminhão que transportava cimento.
O acidente aconteceu às 3h40min desta quarta-feira, 21, no quilômetro 74 da BR-222, no município de São Gonçalo na Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), três pessoas tiveram lesões na coluna e face e foram encaminhadas para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde realizam exames. Ainda de acordo com a PRF, o motorista não lembra de nada. Ele teria dormido ao volante.

O ônibus continua no local, aguardando o reboque. A curiosidade fez com que outros dois veículos, no sentido contrário da BR batessem, complicando ainda mais o trânsito.

A Guanabara enviou nota sobre o acidente. A empresa informou que haviam 22 passageiros no ônibus que partiu às 20h de terça-feira de Terezina. Segue treho da nota:
"Ao tomar ciência do acidente, a empresa deslocou de imediato até o local uma equipe para acompanhar as vítimas e um veículo para realizar o transporte do restante dos passageiros. A Guanabara reitera a importância do uso do cinto de segurança, pois de acordo com relatos de clientes que estavam a bordo, os feridos não utilizavam o equipamento enquanto os demais, que saíram ilesos, faziam uso do dispositivo de segurança. A Guanabara ressalta que realiza constantemente campanhas educativas para alertar sobre a importância e a obrigatoriedade do uso do cinto, bem como seus motoristas solicitam aos passageiros no início de todas as viagens que utilizem o equipamento.

A Guanabara está aguardando laudo pericial sobre as causas do acidente e irá também apurar internamente os fatos para esclarecer o que houve. Até o momento, é prematuro especular sobre o que teria provocado o acidente. O motorista que dirigia o veículo iniciou a viagem na cidade de Sobral, há cerca de 150 quilômetros do acidente. Ele estava em sua quarta jornada de trabalho e teve 17 horas de descanso antes de começá-la".
Fonte: O Povo




Aposentado de 78 anos é acusado de tentar abusar garota de 7 anos



O aposentado Andenor Roque Macedo, de 78 anos, foi levado para a delegacia do município de Iracema, localizado a 278,2 km de Fortaleza, nesta terça-feira, 20, acusado de tentar abusar uma criança de apenas 7 anos de idade.
De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a criança relatou que o aposentado ofereceu moedas para ela deitar com ele na cama. 

Após denúncia de populares, a Polícia realizou a prisão por volta das 16h50 na casa do aposentado. O POVO Online tentou contato com a delegacia do município, mas as ligações não foram atendidas. 
Redação O POVO Online




Um dia de farpas, reações e desmentidos



A menos de três semanas para o início do período de convenções partidárias – das quais devem sair os candidatos nas eleições de 2014 -, o cenário da sucessão no Ceará foi marcado ontem por farpas, reações e desmentidos

Presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) afirmou ao O POVO que o ex-presidente Lula “deseja” apoiar o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) ao governo. “Mas ele disse que vai continuar conversando com o governador Cid Gomes para manter a unidade”, completou Raupp sobre as três maiores siglas da base no Ceará: Pros, PT e PMDB.

Raupp, Eunício e outros do PMDB se reuniram com Lula na noite de terça, em São Paulo. Depois da conversa, Raupp afirmou ao Diário do Nordeste que Lula anunciou apoio a Eunício, que tenta ser o candidato governista à sucessão de Cid (Pros), que prefere indicar um nome do seu próprio partido e deixar a escolha para junho.
Esse anúncio foi negado por Lula, por meio do assessor de imprensa do Instituto Lula, José Chrispiniano, que disse ontem ao O POVO: “O ex-presidente não confirma essas declarações” e “não confirma definição do apoio do PT a Eunício, até porque é uma decisão partidária e não há nada definitivo no Ceará”.

O POVO procurou Eunício. Conforme sua assessoria, ele não comentaria palavras ditas por outra pessoa (Raupp).
O´POVO


90% dos municípios do Ceará têm alunos do 2º ano sabendo ler e escrever



Dos 184 municípios cearenses, 90% (166) apresentaram nível desejável de alfabetização dos seus estudantes em 2013. Dezoito cidades ainda possuem resultados considerados apenas suficientes para que os alunos sejam considerados alfabetizados.


Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 81,6% dos estudantes acabaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. A classificação é resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do 2º ano (Spaece-Alfa), divulgado ontem pelo Governo do Estado, no Centro de Eventos


Os municípios que precisam melhorar a proficiência de alfabetização de seus alunos são Fortaleza, Crato, Itapipoca, Icó, Morada Nova, Santa Quitéria, Aracoiaba, Arneiroz, Barro, Boa Viagem, Camocim, Guaramiranga, Jaguaretama, Jaguaribara, Madalena, Quixadá, São João do Jaguaribe e Senador Pompeu.

úmeros deputados participaram do evento.

JORNAL O POVO





VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PEREIRO



Nesta terça-feira, 20, por volta das, 17h, na Rua Padre Miguel Xavier , a pessoa de Lenilma Rocha Da Silva Freitas, 25 anos, natural de Pereiro-CE, denunciou a polícia, que seu companheiro Luciano Rodrigues Da Silva, 23 anos, natural de Pereiro-CE, havia lhe agredido fisicamente com socos e pontapés. PMs foram ao local da ocorrência, onde o suspeito já havia fugido, e  agora é procurado com base no crime de violência doméstica, fundamentado na Lei Maria da Penha.
Fonte Policia Militar





TENTATIVA DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM IRACEMA



Nesta terça-feira, 20, por volta das, 16h50min, na Rua André Rodrigues Campelo, Bairro Holandino, chegou informações a polícia de que uma menor de 07 anos, identificada pelas iniciais C.S.L, estaria sendo assediada por um idoso de 78 anos, identificado como sendo o aposentado Andenor Roque Macedo, natural de Iracema-CE. De posse das denúncias, equipes foram até o local, onde ao entrar na residência do suposto acusado, encontrou a criança no quarto do mesmo com algumas moedas, e ao ser indagada sobre a procedência do dinheiro, a criança informou que tinha sido o idoso, que teria lhe dado para que a ela se deitasse na cama. Prontamente o policiamento deu voz de prisão ao suspeito que foi conduziu à DRPC de Jaguaribe para a realização dos procedimentos cabíveis

Plantão Policial


ROUBO EM RESIDÊNCIA EM RUSSAS


Nesta terça-feira, 20, por volta das 19h, no Alto São João, dois indivíduos ainda não identificados, um deles armado de revolver, invadiram a residência da comerciante Francisca Lourenço Herculano Do Nascimento, 45 anos, natural de Russas-CE, e obrigaram a vitima a entregar dinheiro que a mesma tinha em casa, uma quantia não informada e logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

ALTO SANTO 



Ceará vence América-RN e entra no G4 da Série B



O Ceará conquistou, nesta terça feira (20), um importante resultado na Série B doCampeonato Brasileiro. Fora de casa, o Alvinegro de Porangabuçu venceu o América-RN por 1 a 0, em partida válida pela 6ª rodada da competição. O zagueiro Sandro marcou o único gol do Vovô no jogo.

Diário do Nordeste


Governo aposta no "bom-senso" de policiais para evitar greve, diz ministro



O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nesta segunda-feira (20) que o governo aposta no “bom-senso” das corporações policiais para que não haja greve das forças de segurança durante aCopa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. Segundo Carvalho, as ameaças grevistas não devem perdurar e o governo federal está dialogando com os comandos das polícias de todo o país para chegar a acordos.

Diáiro do Nordeste


Sebrae reúne gestores e empresários em Limoeiro 21.05.2014



Limoeiro do Norte. O encontro realizado na manhã de ontem, neste município, reuniu representantes e micro e pequenos empresários do Baixo Jaguaribe e Litoral Leste. O Fomenta, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), tem o objetivo de levar informação para esses dois públicos, afim de orientá-los na participação destas empresas nas compras públicas feitas pelas gestões dos municípios.

O evento reuniu 120 participantes das regiões do Baixo Jaguaribe e Litoral Leste, que são atendidas por duas Regionais do Sebrae. Este é o primeiro Fomenta do ano no Estado, que é realizado todos os anos em várias regiões. O próximo encontro acontecerá próximo dia 22, em Juazeiro do Norte e contemplará a região do Cariri e Centro Sul.

DIÁRIO DO NORDESTE



Ex-marido de Dilma fica sob proteção da PF após suposta ameaça



O advogado Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma, ficou sob segurança máxima da Polícia Federal nas últimas semanas por risco de sequestro. A denúncia partiu de um iraniano que cumpre pena por tráfico de drogas no Presídio de Mossoró (RN). Ele pede há cerca de dois anos indulto ao governo brasileiro e, como "gesto de boa vontade", como define um delegado da Polícia Federal, passa informações de dentro do presídio para tentar ganhar algum benefício.

O último desses gestos foi avisar ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional) que uma organização criminosa preparava um plano para sequestrar Araújo. Mesmo sem que o iraniano apresentasse provas, a informação repassada ao Ministério da Justiça bastou para impactar o governo e deixar a presidente Dilma estressadíssima.

Quando a presidente foi avisada sobre o risco de sequestro, pediu prioridade máxima à Polícia Federal para investigar o caso. A Direção-Geral da PF confirmou a operação. Disse que o departamento de inteligência foi acionado, e uma equipe de agentes foi enviada à casa do advogado para “garantir sua integridade”.



“Levantamos a segurança na sexta-feira seguinte. Como se tratava de um familiar da presidente, tivemos ainda mais cautela. Imagina a responsabilidade de determinar o fim da segurança máxima e acontecer o sequestro?”, comentou o delegado.

Fonte: O Globo




Polícia prende homem que alugou arma usada no assalto que vitimou PM

Um homem foi detido e dois adolescentes foram identificados suspeitos de envolvimento no latrocínio(roubo seguido de morte) que vitimou o policial militar Paulo Henrique Farias Nobre, nesta terça-feira (25), no bairro Conjunto Ceará.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ação conjunta das polícias Militar e Civil localizou o apartamento de  Paulo Henrique Cunha Parente, 24, onde foram encontrados pertences do policial, como um talão de cheques.
No local, foram encontradas armas e, de acordo com informações do comandante da AIS-2, tenen
te-coronel Nascimento, o local foi alugado pelo suspeito, que é traficante de drogas e também aluga armas.
O traficante teria locado a arma para os menores realizarem o assalto que vitimou o policial militar. Depois que realizaram o crime, os jovens voltaram à quitinete, no bairro Quintino Cunha, para devolver as armas utilizadas no crime e deixar os objetos do policial.
A Polícia ainda segue em diligência para apreender os dois adolescentes suspeitos de matar o policial.
Assaltantes matam PM e ferem esposa durante ação
O cabo Paulo Henrique Farias, 35, dirigia um automóvel na Avenida I quando foi abordado pelos assaltantes. De acordo com o relações públicas da PM, tenente-coronel Albano, o policial teria reagido ao assalto e foi baleado na cabeça. A esposa da vítima também foi baleada, mas não corre risco de vida.
o PM ainda foi socorrido ao hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, mas não resistiu aos ferimentos. Paulo trabalhava na Polícia Militar há 16 anos e era proprietário de uma loja de artigos militares no bairro do Conjunto Ceará.
Esposas de policiais realizam caminhada
A associação das esposas das praças militares (Policiais Militares e Bombeiros) do Ceará realiza na próxima quarta-feira (20), uma caminhada em solidariedade e manifesto em relação as ações criminosas contra policiais militares no Estado.
O cortejo deve sair a partir das 15h30min da Igreja matriz do Conjunto Ceará. As esposas e policiais são convidados a usar a cor preta nas vestimentas.
Por volta das 16h30min será o enterro no cemitério Jardim do Édem, na Rua Costa Barros, Aldeota.



Fonte: Diário do Nordeste

Em Quixadá, MP cumpre mandado de busca e apreensão em motel de propriedade do Secretário de Administração


Um motel de propriedade do Secretário de Administração de Quixadá, Weiber Queiroz Cavalcante, foi vistoriado pelo Ministério Público, com a ajuda da Polícia Civil, no final da tarde desta terça-feira, 20.
Em contato com o Monólitos Post, o próprio Secretário confirmou que a vistoria foi realmente realizada. Tratava-se do cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Segundo Cavalcante, os promotores averiguaram se era verdadeira uma grave denúncia feita à promotoria. Ele garantiu que nada ilegal foi encontrado no local. “Os fatos que redundaram nesta denúncia infundada serão agora investigados em inquérito policial”, afirmou o secretário.
As informações ainda são extra-oficiais, mas dão conta de que o local estava sob suspeita de abrigar uma central clandestina de escutas telefônicas. Do local teriam sido grampeados os telefones de promotores, vereadores, radialistas, blogueiros, empresários e até de um Juiz de Direito. A denúncia enviada a alguns empresários, dando conta de que políticos haviam solicitado acesso às comunicações de diversas pessoas em Quixadá, partiu de um número com DDD 84, do Rio Grande do Norte.
Monólitos Post obteve alguns dos recortes destas mensagens enviadas via WhatsApp para empresários de Quixadá. Nas comunicações, há a informação de que o denunciante estaria entregando o esquema em virtude do não pagamento de uma parcela do valor acertado para a realização dos serviços. Outras fontes dão conta de que o valor total acertado para grampear os telefones foi de R$ 35.000,00, dos quais apenas R$ 10.000,00 teriam sido pagos.
Tentamos contato com o Promotor de Justiça, Dr. André Clark, e uma conversa com ele foi agendada para a tarde desta quarta-feira, quando mais esclarecimentos deve ser lançado sobre o caso.



Fonte: Monólitos Post