A composição policial foi acionada via COPOM por volta das 17h30min para intervir em uma "confusão generalizada". Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais constataram que a briga já havia cessado, mas identificaram os envolvidos e a origem do conflito.
De acordo com o depoimento dos moradores, um dos vizinhos estaria jogando restos de cigarro na calha do telhado. Com a ocorrência de chuvas, os resíduos acumulados acabaram sendo lavados para a calçada de Pedro Henrique, o outro vizinho. Revoltado com a situação, Pedro utilizou uma pá para recolher as bitucas e as jogou de volta para a propriedade do vizinho.
A situação escalou quando a enteada de um dos envolvidos entrou na discussão para tentar intervir. Durante o embate físico e as tentativas de defesa, um dos homens acabou sofrendo uma lesão leve na boca.
Diante da agressão e da falta de entendimento entre as partes, a Polícia Militar conduziu todos os envolvidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas, unidade responsável pelo plantão na região, para a realização dos procedimentos cabíveis e registro da ocorrência.