-->

terça-feira, 4 de abril de 2023

Ministério Público denuncia vereador de Russas por violência política de gênero em ataque a deputadas

O vereador Maurício Martins (sem partido), de Russas, na região do Vale do Jaguaribe, terá que enfrentar o Ministério Público Eleitoral (MPE) após episódio considerado violência política de gênero contra deputadas estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT). A Promotoria da 9º Zona Eleitoral acolheu Notícia-Crime contra o parlamentar e ingressou com uma Ação Penal Eleitoral para apurar o caso.

Em março, Maurício Martins, durante discurso na Câmara Municipal, disse que Juliana Lucena, Larissa Gaspar e Jô Farias, “vendem ilusão”, agem como “lagarta encantada” e “aparecem só no Dia Internacional da Mulher”. “Aí, bota um palco no meio das praças e vão mentir”, completou. A fala aconteceu quando o vereador citava uma reportagem que, segundo ele, dizia que o mesmo tinha divulgado imagens das partes íntimas de uma mulher.

 04/04/2023  Redação  0 comentários

Após a repercussão, a Secretaria das Mulheres do PT emitiu uma nota de repúdio, e a Executiva municipal do PT Russas foi convocada urgentemente para deliberar sobre a suspensão da sua filiação e a instalação de um processo de expulsão contra o vereador, que se materializou posteriormente. Hoje, Maurício Martins é um politico sem partido.

Agora, o MPE segue as investigações com base na Notícia-Crime que narra a prática de crime de violência política de gênero, previsto no Código Eleitoral. A Procuradoria acolheu a peça na íntegra, apontando que o vereador “constrangeu e humilhou, através de palavras, detentoras de mandato eletivo (deputadas estaduais), utilizando-se de menosprezo à condição de mulher, com a finalidade de dificultar o desempenho de seus mandatos eletivos”.