Após receber denúncias de populares dando conta de que na localidade de açude do Coelho, na zona rural de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, haviam vários indivíduos escondidos, o Comando de Operações de Divisas (COD), Policiais Militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) se deslocaram até o local indicado.
Ao chegar em uma propriedade, os policiais realizaram buscas e verificaram pessoas correndo pelo matagal. Foi iniciado uma perseguição policial, quando os suspeitos passaram a efetuar disparos de arma de fogo contra os agentes de segurança, que revidaram a injusta agressão.
Em determinado momento, o grupo se espalhou. Uma parte correu na mata fechada e outra foi para um casebre da comunidade. Os policiais fizerem o cerco na casa e solicitaram apoio das viaturas que haviam permanecido a certa distância do local da ocorrência. A residência foi cercada e foi iniciada verbalização por alguns instantes, porém não se teve retorno dos suspeitos.
Os policiais resolveram adentrar no local, sendo recebidos à bala, mas revidaram a agressão. Durante o tiroteio, três homens ficaram feridos e foram socorrido ao hospital de Jaguaruana, porém não resistiram aos ferimentos e morreram. Eles foram identificados pelos apelidos: Andrezinho do Sargento. Vitor da Caucaia e Vitor do Alto.
Na ação foram apreendidas três armas de fogo, quatro aparelhos celulares e duas motocicletas, tendo queixa de roubo em uma delas. Todo o material apreendido foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas, que apura o caso.