Uma equipe da PRF encontrava-se de serviço na BR 116, Km-19, Unidade Operacional de Eusebio, por volta das 17h35 de ontem(02), quando parou um veículo Jeep/Compass Limited D. Desembarcou do carro um casal com uma criança de 5 meses, apresentando aparente quadro de obstrução das vias aéreas sem razão aparente. O casal informou que a criança não respirava já há algum tempo e decidiram vir até a Unidade da PRF em busca de ajuda. A equipe PRF iniciou a manobra de heimlich, momento em que a criança expeliu secreções, retornou a respirar e a chorar.
Após o procedimento, com os sinais vitais normalizados, a equipe PRF deslocou-se até o hospital de Itaitinga onde a criança recebeu atendimento médico. A equipe permaneceu no hospital com os pais até obter notícias sobre o estado de saúde da criança.
Horas depois, os policiais receberam a visita da família que agradeceu grandemente o ato de haver salvado seu filho.
Manobra de Heimlich
É o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho.Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.