O Conselho Municipal da Saúde de Russas (CMS/Russas) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), realizou nesta terça-feira (12), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que teve como tema central “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
O evento aconteceu no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, seguindo todos os protocolos de prevenção a Covid-19. O momento contou com a participação do prefeito, Sávio Gurgel; primeira dama e secretária de planejamento, Adryana Santiago; presidente do CMS e secretária de saúde, Kelly Leitão; coordenadora da área descentralizada da saúde de Russas, Márcia Lúcia; médica psiquiátrica do CAPS, Dra. Adelina Guimarães; trabalhadores de saúde; usuários do Sistema Único de Saúde(SUS); Gestão e prestadores de serviços do SUS do Município.
A Conferência foi um espaço de discussão e deliberação de diretrizes e linhas de ação, para fortalecer uma política pública que repercute na efetivação da Rede de Atenção Psicossocial na perspectiva intersetorial.
O evento contou com a palestra magna sobre o tema central ministrada pela psiquiátrica Dra. Adelina; debates por eixo, trabalhos em grupo, aprovação e votação das propostas e eleição de delegados, que representarão o Município na Conferência Estadual.